Pequenos Nerds | 10 nomes nerds para bebês (que existem de verdade!)

Apesar de não ser oriundo da cultura pop, a escolha do nome do meu filho ainda teve um pezinho na nerdice: Benjamin significa filho da felicidade ou filho da mão direita, e é também um filósofo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, que foi a maior influência para o nome do meu Benjamin. E o que dizer da Alice da Bia e do Sam da Kathy, então? Dois nerdinhos saídos de livros.

Um dos principais problemas em ser nerd e procriar é escolher qual personagem dará o nome ao seu filho. Alguns personagens são incríveis, mas isso não significa que seria bacana colocar um nome fictício em uma criancinha (que lembremos, será alfabetizada). Por exemplo, as mais de 100 meninas registradas como Khaleesi nos EUA hão de odiar seus pais até atingirem a idade adequada para ler os livros ou assistir a série.

Game of Thrones não é o único produto da cultura pop que influencia os registros nos cartórios, apesar de ser o principal. Abaixo, um lista de nomes… pouco comuns… que foram escolhidos por pais dos EUA para os seus pequenos geeklings:

Meninas

NomesArya

 1. Arya (ou Aria): Ela foi a personagem favorita de muita gente até sumir completamentenessa temporada. Além de ser tudo o que alguém poderia pedir em uma filha (com teimosia e tudo), Arya ainda é um nome fácil de escrever e pronunciar. Não é à toa que foi o nome que mais subiu nos registros dos EUA, passando da 711ª posição para a 413ª. Aria também subiu para a 98ª posição, certamente levado por quem não queria ser tão óbvio.

2. Khaleesi: Arya e Daenerys brigam pelos corações dos fãs e pelas posições na lista de nomes. Em 2012, 146 meninas foram registradas com o nome de Khaleesi nos EUA. Não havia registro desse nome antes de 2010, mesmo que o primeiro volume dos livros tenha sido publicado em 1996). Claro que se pode argumentar que Khaleesi é um título não é um nome, mas quem está ligando?  Talvez essas pobres meninas, depois de passar a vida inteira soletrando…

3. Vanellope: A profundamente irritante Vanellope de Detona, Ralph foi homenageada por 63 pessoas nos EUA no ano passado. Eu adorei o filme, de verdade. Mas assisti desejando que o vírus de Vanellope passasse dos gráficos para o áudio. E nem adianta colocar a culpa na dublagem da MariMoon, porque a a voz da Sarah Silverman é tão irritante quanto a dela. Do que eu falava mesmo? Ah. 63 crianças que terão que dizer “Não, não é Penelope. É Vanellope.”

4. Katniss: Desde o lançamento do primeiro filme (sempre filmes, nunca livros), Katniss é um dos nomes mais procurados do Nameberry, site especializado em nomes. Eu não consigo deixar de pensar na crueldade dos pais que escolhem esse nome para as filhas, porque mesmo sendo uma personagem incrível, a Katniss original reclama insistentemente de seu nome. Hmm, me pergunto por quê?

5. Prim: A irmã de Katniss ganhou 7 novas xarás em 2013. O diminutivo de Primrose foi o nome mais escolhido por fãs de Jogos Vorazes, apesar da previsão do Nameberry que dizia que Rue seria o queridinho dos leitores da trilogia. A previsão teve o mesmo fim de Rue, mas sem as homenagens.

Meninos

Bem, o Kindle também pode te deixar acordado a noite toda...

Bem, o Kindle também pode te deixar acordado a noite toda…

Talvez por terem nomes mais parecidos com os reais, existem menos meninos sendo batizados com nomes nerds do que meninas. Jaime, por exemplo, sempre esteve na lista dos top 1000, enquanto Tyrion nem chegou a entrar. Seguindo a linha de Khaleesi, famíias nerds preferem dar títulos em vez de nomes para seus filhos, como por exemplo:

1. King: Fãs de GoT que querem roubar no jogo dos tronos e colocar seus filhos à frente, o nome King subiu da 400ª posição para a 193ª desde a estreia da série. Esperemos que o nome seja de melhor agouro do que a coroa de Westeros, porque todo mundo que se intitula Rei ali acaba morrendo.

2. Warrior: 6 crianças já entraram nesse mundo com armas em punho, ao menos no que depender dos pais, e Paladin promete ser um nome popular no próximo ano. Mas se apenas a classe não for o suficiente, outras 5 crianças foram registradas como Kaptain, assim, com K. Alô EUA, vamos desmilitarizar? Olha o trauma que essa guerra contra o terror está causando nas crianças.

3. Apollo: Seja por causa da nave, seja uma homenagem ao deus grego, seja por causa do Capitão Apollo de Battlestar Galactica, esse nome entrou tímido na lista dos 1000 do Social Security nos EUA e continua subindo posições. Outro nome mitológico que pareceu se popularizar foi Cato. Vilão terrível de Jogos Vorazes, o nome também lembra vagamente Kratos.

4. Kyndle: ao menos 6 meninos nos EUA crescerão agradecendo à Amazon por seus leitores digitais serem mais baratos do que iPads. E talvez um pouco aborrecidos, porque apesar de ávidos leitores, seus pais ainda conseguiram errar a grafia de Kindle.

5. Oberon: Rei das fadas, satélite natural de Urano, linguagem de programação. Se não bastasse tanta nerdice, a sonoridade de Oberon lembra Oberyn, e não restam dúvidas de que ele dominou essa temporada de GoT. Talvez por isso o nome apareça na lista do Nameberry como sugestão de nomes para o próximo ano.


 

Aqui no Brasil, a Constituição impede que nomes como Capitão ou Daenerys sejam registrados em Cartório. Mas eu conheço várias pessoas que conseguiram burlar as regras e homenagear seus personagens favoritos na hora de dar nomes para as crias. Você fez isso? Conhece alguém que fez? Conta pra gente!

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de:

  • Pingback: Festa de aniversário de 1 ano: Game of Thrones style | PacMãe()

  • Pingback: Dicas para um quarto de bebê perfeito – se ele for o Harry Potter | PacMãe()

  • Iasmim Andrade

    Não quero saber se ela vai me odiar…o nome da minha filha vai ser Khaleesi…se bem que parece que alguem está falando “Cale-se” ao ser pronunciado…mas ainda significa rainha.

    E é minha personagem favorita XD

  • Jhenifer

    Eu quis colocar o nome de minha pequena de Nico Robin, uma personagem do bando do Chapéu de Palha, de One Piece…
    Mas a família meio que me achou doida demais, aí o nome ficou Nicole rsrs
    Mesmo sabendo dos meus gostos, minha família interfere muito no que se diz respeito a minha filha, porque segundo eles eu ainda não amadureci para ser mãe…
    Enquanto eles se preocupam com isso, eu me divirto com minha pequena, assistindo todos os meus animes com ela, e brincando de fazer cosplay…
    Inclusive, o primeiro aniversário dela foi com o tema do nosso anime preferido: One Piece!

    Adorei o blog!!!

  • Pingback: Decoração de quarto de BEBÊ inspirado no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” | PacMãe()

  • Davi Barros

    Aqui em casa nós temos a Louize Galadriel! E, por incrível que pareça, o cartório pegou mais no pé do nome Louize do que no Galadriel 🙂 Porém tudo deu certo no final.

  • Jullieth Lima

    Aqui tenho uma Ramona e uma Ravenna. Minhas princesas.. Amo os nomes….