Livros | 17 obras infantis que retratam o relacionamento de mães e filhos

14151870_1222963687746385_229755715_o(1)

Entrando no clima da Bienal fizemos aqui uma lista com livros que mostram o relacionamento de mães e filhos. Tem mãe moderninha, feiticeira, estressada, carinhosa e até que virou estrelinha no céu.

1- Mamãe, você me ama? Brinque-Book

Eu adoro esse livro, conta um pouco sobre os questionamentos de uma menina esquimó à sua mãe. As respostas da mãe esquimó são lindas. Mães tem um amor incondicional aos seus filhos! O legal desse livro é a parte cultural, é possível aprender algumas palavras do idioma esquimó e um pouco sobre a cultura inuit. As ilustrações são lindas de viver!

Mam_e_voc_me_ama

2- A vaca que botou um ovo e Primeira semana na Escola de vacas-  Salamandra
Conta a história de uma vaca que adota uma galinha, no fim mãe é quem dá amor. O livro é lindo, engraçado e sucesso entre as crianças. Dá para discutir um pouco sobre currículo escolar e inclusão.
3- Quando mamãe virou um monstro – Brinque Book

Esse livro fala sobre a maternidade real, a vida atarefada as vezes nos fazem viram monstros para nossos filhos. Um livro para ler, dar risada e refletir.

76-135049-0-5-quando-mamae-virou-um-monstro

4- Qual é a cor do Amor? – Brinque Book 

Livrinho poético sobre os questionamentos do elefantinho cinzento.

Qual é a cor do amor

5- Porque você é Você! – Brinque Book

Livro conta a história de um coala tentando virar alguém especial, leitura que fala sobre autoestima e como nossos filhos são sempre lindos aos nossos olhos.

Porque_Voce_e_Voce

 

6- Mãenhê – Brinque Book

Do mesmo autor do livro “Até as princesas soltam pum” “Mãenhê” mostra o cotidiano de muitas mães que ouvem o dia inteiro: Mãenhê, Mãenhê…Leitura muito divertida.

maenhecapa

7- Mamãe zangada – Cosac Naify

Uma história sobre pinguins  que poderia muito bem ser sobre o que acontece em nossas casas, um dia mamãe pinguim dá um grito tão alto que o corpo de seu filhinho se despedaça em mil partes. Os olhos dele vão parar no universo, as asas numa selva… Quando ele resolve procurar as partes que perdeu, lembra que não tem mais olhos, logo percebe que uma sombra surge, era sua mãe que estava costurado todas suas partes despedaçadas e pedindo desculpas. O livro conta de forma sensível o que acontece com as crianças depois de levarem uma bronca. Sou fã da Jutta Bauer, quem não ama a ovelhinha Selma?

mamae-zangada-jutta-bauer-ed-cosac-naify8- Uma torta para a mamãe –  Brinque Book

Esse livro conta a história de um coelhinho que que fazer uma festa surpresa para sua mãe, outro livrinho lindo da Brinque Book.

torta_para_mamae

 

9- Porcolino e a mamãe- Brinque Book

O livro conta a história de um porquinho que perdeu sua mãe. Todos os livros dessa coleção são lindos!

porcolino

10- Cadê minha mamãe –  Brinque Book

Mais um livro sobre um filhotinho a procura de sua mãe. Livro com ilustrações lindas!

MAMA_BR (Page 1)

 

11- Minha mãe é um problema – Cia das Letrinhas

Da mesma autora de “Mamãe botou um ovo”. O livro conta os prazeres e dificuldades de se ter uma mãe com “poderes mágicos”.

minha-mae-e-um-problema

 

12- A Mãe que chovia – Cia das Letrinhas

O menino desta história é filho da chuva. E, com uma mãe tão necessária a todos, tem de aprender, a duras penas, a partilhar com o mundo todo o seu cuidado e dedicação.
Através do seu percurso, ele dá aos leitores uma lição de generosidade e perseverança – e acaba por descobrir uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.

 

91tIlZLNAFL.SL720

 

13- Coração de mãe – Tordesilhinhas

“Coração de mãe não é só um músculo  que bate sem parar… é um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias coisas. Livro para se identificar e chorar.”

10250820140813164836286

Como é um livro difícil de encontrar vou deixar um vídeo para vocês:

14- Esperando a mamãe – SM

Quando será que a mamãe chega? O vento frio bate, os bondes chegam e vão embora, e o menino continua lá. Nariz vermelho de frio, parado, esperando por ela. Livro hiper, mega, ultra triste.

esperandomamãe1

15- Mamãe é uma estrela – Paulinas
Mamãe é estrela, narrativa poética, conta a história de uma menina que ficou órfã de mãe quando ainda era bebê. Mesmo com o breve convívio, ela guardou as poucas e eternas lembranças do tempo em que foi amamentada, ninada e amada. Passados alguns anos, mais crescida, na companhia do pai e do irmão mais velho, ela sente a presença da mãe e conversa com ela, cujo imaginário a traz na forma de uma estrela.

Inclinada a tratar de assuntos das relações familiares, Luciana Rigueira escolhe escrever sobre temas delicados que rondam o universo infantil, como a morte, por exemplo. No entanto, a delicadeza e simplicidade com que trata a questão parece, que na tinta de sua caneta, tudo parece ficar menos complicado.

018_mamae_e_estrela

16- Se as coisas fossem mães – Nova Fronteira
Como seria se a Lua fosse mãe? E se a cadeira fosse mãe, quem seriam seus filhinhos? Esta é a temática deste belo livro em que Sylvia Orthof.
se-as-coisas-fossem-mes-1-728
17- Fica comigo – Difusão Cultural do livro
Livro conta o medo da separação de um menino de sua mãe amorosa. Livro lindo e sensível.
Fica-Comigo---2-Ed-7027454
E vocês, lembram de mais algum livro com essa temática?

Joyce Recco

Sou uma professora feliz da Rede Pública, mãe da Alice (3) e do Arthur (3 meses). Adoro fazer listas, organizar e criar coisas. Sou apaixonada por literatura infantil, culinária, DIY e fotografia. Curto ficção Científica, gosto que aprendi com a minha Pac Mãe. Adoro Star Wars, Star Trek e fico muito chateada com a competição que o pessoal faz entre as duas franquias, coração de mãe é grande e tem espaço para todo mundo!

Últimos posts por Joyce Recco (exibir todos)

Talvez você goste de: