Star Wars | 20 atividades para celebrar o #MayThe4th com as crianças

 

Hoje, 4 de maio, é celebrado o Star Wars Day, ou Dia Star Wars. Se você ainda não está muito familiarizado com a data, anote aí no seu caderninho nerd o motivo: May the fourth, que em português significa 4 de maio, tem a sonoridade parecida com “may the force”, da citação “may the force be with you” (que a força esteja com você).

Por conta desse trocadilho, hoje é dia de exaltar tudo o que está relacionado com o universo Star Wars e é claro que queremos incluir nossos padawans – como são chamados os aprendizes de jedis – nessa festa! Por isso, sugerimos aqui 20 brincadeiras para que vocês possam comemorar juntos esse 4 de maio. Confira:

1) Construir o seu próprio sabre de luz com bóia de piscina, tipo “macarrão”

8616c54ac8d1f0d87c822afd17def720

A principal arma do universo Star Wars é um ícone tanto para Jedis como para os Siths (que representam o lado mais sombrio da força). Os pequenos vão amar construir seus próprios sabres de luz com aquelas bóias de piscina tipo “macarrão”. É só escolher a cor desejada, cortar e decorar com fita isolante e silver tape. Depois, claro é hora de testar a arma! Vai ser uma batalha épica! 🙂 Daqui.

2) Fazer o seu próprio sabre de luz, com rolo de papel toalha

wrapping+paper+roll+light+saber

Nem sempre temos a mão as tais bóias tipo macarrão, mas nem por isso nossos guerreiros ficarão desarmados. Nesse site você e seus pequenos vão aprender a construir uma versão dos sabres de luz feita com aqueles “rolinhos de papel toalha”, sabe? Fica lindo, e depois é só pintar!

3) Transformar os personagens em incríveis origamis

8948d79ee8f214a531546f23edb16382

4207ded59b296bf83d5c510d287520b9

Se você é um jedi dos origamis, aprenda aqui a fazer o Yoda nível avançado. Se ainda é um aprendiz, confira aqui uma dobradura simples e fofa do Mestre Jedi. Nesse site você também encontra dezenas de sugestões e explicações de como fazer essa arte em papel.

4) Montar um Yoda de Papel

Yoda Collage

Já que estamos na temática papel e trabalhos manuais, essa é a atividade perfeita para os menorzinhos. Super fácil de fazer e o resultado final ainda pode virar um quadrinho para enfeitar o quarto! Todas as explicações e modo de fazer estão aqui.

5) Criar sua própria X-Wing com rolinhos de papel higiênico

tumblr_lhuk0sNDmT1qayw0q

As X-Wings são naves clássicas do Universo Star Wars e você pode montar com as crianças uma versão caseira delas, usando rolos de papel higiênico, fira adesiva, papelão e muita criatividade. As crianças vão pirar! Veja aqui como fazer uma versão que reaproveita até uma garrafa de plástico.

6) Imprimir e montar máscaras dos personagens

star-wars-printable-masks-1

Brincadeira clássica, fácil de fazer e sucesso garantido para muitas brincadeiras. Veja os moldes clássicos nesse link e outras opções aqui. Nesse site você encontra também alguns sets pagos da Etsy. Depois de imprimir, basta recortar, colocar um elástico e começar a brincadeira.

7) Fazer um Dróide de EVA

11149485_10152920181797734_751035020341893791_n

R2D2 consegue a façanha de ser um dos personagens mais carismáticos e queridos, mesmo sem pronunciar uma palavra sequer! As crianças vão amar montar seu próprio dróide de EVA. Não encontramos um tutorial explicando o passo a passo, mas na foto acima, retirada desse site que reúne dicas para festas, é possível ver bem o formato das pecinhas que você e os pequenos vão precisar recortar em EVA para formar o robô.

8) Usar Orelhinhas de Yoda

star-wars-yoda-ears-headband-template-printable-photo-craft-1213_img_1401

Para o modelo acima aprender, o tutorial desse site (em inglês) seguir você deve. Se um modelo mais simples preferir, essa ideia copiar você pode. 🙂 Por que eu estou escrevendo assim? Oras, é porque na próxima dica…

9) Como o Mestre Yoda, falar você vai!

d58781c9eda4fc11861d10e4e9af013f

Com os padawans maiorzinhos, essa brincadeira é um sucesso! Assim como eu escrevi no tópico anterior e no título acima, a ideia é falar como o Yoda, ou seja, invertendo a ordem das orações, colocando o sujeito entre o verbo e o objeto. Divertida esta ideia todos irão achar! 🙂

10) Criar um Globo de Neve temático!

globoneve

Que Frozen, que nada! Estamos em Hoth, planeta congelado onde vivem os wampas, criaturas do gelo gigantes. E é nesse cenário que você pode criar um Globo de Neve exclusivo e divertido. Aqui você aprende o passo a passo. E o mais legal é que dá pra aproveitar as miniaturas que você já tem em casa! Brrrrrrrrrrr…

11) Fazer um Chewbacca de meias!

chewie

“Chewie” é outro personagem queridíssimo da série, o co-piloto da nave de Han Solo, e não poderia ficar de fora da brincadeira! Acho que a parte mais “chatinha” desse artesanato é encontrar esse pêlo artificial ou pele falsa, mas certamente dá pra improvisar com outros materiais ou mesmo com lã desfiada! O importante é fazer, e nessa página você encontra todo o passo a passo (em inglês).

12) Inventar um teatrinho Star Wars com dedoches feitos em casa

template_page1

“Obi-Wan nunca lhe disse o que aconteceu com seu pai?.”
“Ele me disse o suficiente… que foi você quem matou ele!”
“Não… eu sou o seu pai.”
“Não, não, não é verdade!!!!”

Que tal reviver esse e outros diálogos emblemáticos da série? Dá até para utilizar o áudio do próprio filme na brincadeira: (Ouça aqui o áudio em português da conversa entre Luke e Darth Vader). Para produzir os dedoches, as instruções estão aqui e aqui os moldes. O resultado final fica lindo!

13) “Congelar” Han Solo em carbonita de gelatina

11188492_10152805591787314_994728439204725896_n

A cena é mais um clássico (e qual não é?) e se os seus filhos tem por aí um bonequinho de Han Solo dando sopa, que tal reproduzí-la com… gelatina!? Vai fazer o maior sucesso!

14) Ler “Darth Vader e Filho” ou “Darth Vader e a sua princesinha” para as crianças

download (2)download (3)

images (2)images (1)

Quatro de maio é um ótimo dia para mostrar aos pequenos os livros do quadrinista Jeffrey Brown e para inevitavelmente se identificar – nem que seja um pouquinho – com o lorde Sith. Somos todos Darth Vader! 🙂

15) Pintar um vaso na temática Star Wars

341fd92075b7b9f06a83179e12b35497

Não requer prática, só um pouquinho de habilidade! Mas que tal reproduzir a dupla inseparável mais fofa de Star Wars – R2D2 e C-3PO –  no seu jardim ou canteiro de plantinhas? Aproveite para contar para crianças que C-3PO foi construído pelo próprio Anakin! Também dá pra usar os vasinhos como porta-lápis, vai ficar uma graça! 🙂 Imagem via Pinterest (aproveite e veja também as versões DarthVader, Yoda, Stormtrooper e Boba Fett.)

16) Brincar de reproduzir o cabelo da Princesa Leia

f5cf19248d0dd3938a928620509cb6cb

569aba82554951ab4a44f53cc6a49288

O penteado da princesa Leia é mais um clássico que merece ser reproduzido nas brincadeiras. (veja a minha foto de Princesa Leia logo ali embaixo). Se falta cabelo, dá pra fazer uma tiarinha e colar lã, imitando os famosos “coques” laterais. Se há cabelo sobrando, não faltam tutoriais na internet para se inspirar e brincar de ser princesa por um dia. Imagens via: Pinterest.

17) Colorir os personagens do filme

imagemstar

Em tempos de Jardins Secretos e Florestas Encantadas, nada como liberar as tensões com papel e lápis de cor. Vale para os adultos e para as crianças. Existem centenas de desenhos temáticos na internet para imprimir e pintar, mas achei esses tãããão fofinhos!! <3

18) Fazer comidinhas temáticas

Princess-Leia-Cupcakes

May The 4th

Do café da manhã temático aos cupcakes de princesa Leia para o lanchinho da tarde, passando pelas bebidinhas do Yoda e pelo salgadinho de salsicha do Darth Vader e chegando à pizza do jantar, (seja a do Yoda/Darth Vader ou a que o pessoal da Cozinha 42 ensinou a fazer no vídeo acima, de sabres de luz), dá para brincar muito junto com a criançada e deixar o seu 4 de maio inesquecivelmente saboroso!

19) Vendar os olhos e colocar o sabre de luz no lugar certo!

11188385_10152805625447314_3553178561130701553_n

Lembram daquela brincadeira clássica de colar o rabo do burro? Essa versão jedi vai deixar seus padawans afiadíssimos! Só não vale usar “a força”, combinado?

20) Comemorar o 4 de maio com uma maratona dos filmes da série

download (4)

Mas ele/ela não é muito novo(a) para assistir Star Wars? Bom, a classificação indicativa da série no portal do Ministério da Justiça é bem variada. No geral é livre, com exceção dos Episódios II, Ataque dos Clones, e III, A Vingança dos Sith, que tem classificação de 12 anos (14 anos nas versões em DVD). De qualquer forma, já dá para começar assistindo os episódios IV, V e VI, que são livres, e sentir a reação dos seus pequenos. (particularmente, acho que eles vão amar!)

Aproveitaram nossas dicas? Fizeram algo em casa? Não esqueçam de fotografar e mandar tudinho pra gente! Que a força esteja com vocês nesse 4 de maio, e sempre! 🙂

Kathy

Kathy

Jornalista, sonserina, lannister, malkaviana, dobradora do reino da Terra, distrito 3. Transmito o legado nerd ao meu rebento, Samuel, que, pobrezinho, já reclama que ninguém da escola sabe quem é Sauron e nem fazem ideia do que significa conjurar um patrono.
Kathy

Talvez você goste de: