Lista | 6* bonecas para quem cansou da Barbie

A Mattel vai mal das pernas e a culpa disso é da Barbie. Foi a queda nas vendas da boneca que levaram a empresa a demitir seu presidente recentemente, após uma sucessão de erros (quem lembra da Barbie Programadora? E da Barbie Heroína?) Além disso, a Mattel perdeu o licenciamento da Disney e agora as bonecas das Princesas são feitas pela Hasbro, que ultrapassou e muito a concorrente principalmente após o fenômeno Frozen.

Mas não é só de licenciamento que vive o mercado: os pais têm ficado cada vez mais exigentes em termos do que comprar para seus filhos. Cada vez mais surgem reclamações dos padrões inalcançáveis de magreza e da beleza loura e plastificada da boneca. Mas crianças gostam de bonecas que imitem adultas. O termo pra elas em inglês é Fashion Dolls, a Polly, as horrorosas Bratz e as nossas queridas Monster High entram no mesmo nicho.

Mas será que só temos como opção o que as grandes empresas têm para nos oferecer? Separamos UPDATE: 6 bonecas que você pode comprar no lugar da Barbie:

1. Lammily

bonecasbarbie1

marks_2Nós falamos da Lammily quando ela ainda era um protótipo impresso em 3D, depois falamos dela no Kickstarter, mas agora ela já está sendo vendida no varejo por $25! A boneca que imita proporções reais de uma adolescente estadunidense pode ser adquirida em seu site oficial, que também vende cartelas com adesivos de marcas como tatuagens, estrias, cicatrizes e espinhas ($6).

2. Tree House Dolls

bonecasbarbie2

Essas bonecas são Bratz que sofreram uma makeunder. Feitas manualmente por uma artista plástica da Tasmânia (ela pinta os rostos, sua mãe costura as roupas), o corpo ainda é das Bratz originais, mas com uma carinha bem mais gente como a gente. Por serem fruto de um processo artesanal, a produção é pequena (e cara). As primeiras 20 bonecas foram vendidas em menos de 24h e não há previsão de quando haverá uma nova leva. Os preços também são altos: entre AU$75 e AU$165! Mas quem realmente gostar das bonecas pode levar um cartão postal com as fotos tiradas pela artista por AU$25.

3. Emme 

bonecasbarbie4

bonecasbarbieemme Sim, sabemos que ela se parece exatamente com a Barbie, mas a Emme é baseada na modelo plus size homônima, que apresentou programas de moda por anos a fio no E! Ela pode não ser a melhor alternativa para quem quer fugir do padrão eurocêntrico, mas ao menos tem curvas mais reais. O problema é que ela é considerada um item de colecionador, e seu preço é bem salgado: a da foto chega a custar $149,90! Os modelos mais simples custam $59,90, mas ela não tem inovação o suficiente para valer esse preço.

4. Queens of Africa

bonecasbarbie5

Um belo dia, um homem nigeriano foi procurar uma boneca de presente para sua sobrinha. Ao não encontrar uma que representasse a cor de sua pele, resolveu fabricar a própria boneca, que hoje supera a venda da Barbie na Nigéria. Sim, elas ainda são magras e extremamente maquiadas, mas elas representam a diversidade local (são modeladas de acordo com as 3 principais tripos do país) e têm um preço super acessível: as princesas podem ser compradas por $28 e as rainhas por $44.

5. IAmElemental

bonecasbarbie6

Elas não são novidade para os leitores do Pac Mãe, mas foram apresentadas na NY Toy Fair 2015 como lançamento do ano. As action figures que também começaram sua carreira no Kickstarter estão sendo vendidas no varejo e confesso, são as minhas favoritas. Elas não são apenas heroínas, não a personificação de poderes: Coragem, Energia, Honestidade, Indústria, Entusiasmo, Persistência e Medo. Não é justo compará-las à Barbie, pois são pequenas e se equiparam mais à bonecos como os de super-herói marquetados para meninos, mas achamos que vale a menção aqui. O pacote com as 7 pode ser comprado por $65, mas é recheado de coisas:

IAE_LunchBox_Contents_White_bc__46019.1413860247.224.258

 

UPDATE:

6. Lottie Doll*

lottie

A Lottie já ganhou nossos corações com a imagem no site acima. Inclusão de gênero, diversidade racial (ao menos nos produtos) e uma bonequinha que representa uma menina de 9 anos, a Lottie tem um preço acessível e competitivo com a Barbie ($15) para quem mora nos EUA.

LT006-Branksea-Festival-Lottie-Doll-2_grande

Todas as bonecas são chamadas Lottie, então todas recebem o mesmo tratamento. Ela tem roupinha de surfista, de jogadora de futebol e de super-heróina:

Super-Lottie-doll-Clothes-Outfit-Set-2_grande

sim, ainda tem rosa mas… BOTAS VOADORAS!


Não encontramos nenhuma boneca brasileira nessa linha e ficamos bem chateadas. UPDATE: nos lembraram da Polly, finada boneca fabricada pela Estrela. A Polly ainda era linda e loura, mas tinha proporções mais reais. Você conhece/fabrica alguma boneca adulta que seja diferente das fashion dolls tradicionais? Entra em contato com a gente!

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: