Na Cidade | Anima Mundi 2013

img_animamundi2013

Começa hoje no Rio de Janeiro e vai até o dia 11 de agosto a 21ª edição do Anima Mundi, o segundo maior festival de animação do mundo. Serão 510 curtas-metragens e 13 longas. Em São Paulo o festival ocorre de 14 a 18 de agosto, no Cine Olido e no Espaço Itaú de Cinema e certamente eu estarei lá!

Pela primeira vez o festival terá as sessões infantis divididas em duas categorias: para crianças menores de 8 anos (com dublagem feita especialmente para o Anima Mundi) e para maiores de 8 anos (legendadas).

As sessões recomendadas para as crianças são, além das infantis (com seleções de curtas), os Longas Infantis (Anani, Krishna versus Kans e Zambézia – imagens acima) e algumas seleções especiais, como a Illuminated Films. As demais não são recomendadas para menores de 14 anos. Na dúvida, veja a programação completa aqui.

Outra atividade divertida do Anima Mundi são as oficinas do Estúdio Aberto – este ano excepcionalmente realizadas apenas no Rio de Janeiro (snif… que peninha, logo agora que meu filhote tem idade para participar) a classificação etária mínima varia de 6 a 10 anos.

São sete oficinas gratuitas com diferentes técnicas de animação, desde o Zootrópio e o desenho direto, até diversas variações do stop-motion. O resultado é mostrado na hora em telões instalados no próprio Estúdio. Não é preciso experiência ou inscrição prévia, mas o atendimento é por ordem de chegada e a organização do evento recomenda chegar com antecedência.

As crianças acima de 8 anos (e os adultos também!) podem desenhar com os dedos e outros instrumentos sobre areia espalhada numa mesa iluminada por baixo, e observar como se faz o movimento quando as imagens são fotografadas. Podem utilizar mesas de luz, criar modelos de massinha que são animados em fundo infinito, conhecer a técnica do Pixilation, (idade mínima para a oficina: 6 anos) em que os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma, entre outras técnicas. Programação completa aqui.

petervesterbacka

No Rio de Janeiro, Peter Vesterbacka, (acima) criador da franquia ‘Angry Birds’ e de mais de 50 outros jogos eletrônicos, dará uma palestra no dia 4 de agosto.  Para os maiores de 16 anos há a opção das aulas Masterclass e os chamados Papos Animados .

images

Andrew Probert, especialista em arte conceitual e responsável por designs que já se tornaram clássicos, como a espaçonave Enterprise, de Jornada nas Estrelas – o filme, e os detalhes do DeLorean – a máquina do tempo de De Volta para o Futuro, fará uma apresentação sobre design conceitual. Outro convidado especial é o brasileiro Ennio Torresan, chefe de storyboard da DreamWorks. Entre seus trabalhos estão os  longas-metragens MadagascarKung Fu PandaMegamente, e o mais recente Turbo.

Anima Mundi 2013 – Rio de Janeiro – 2 a 11 de agosto de 2013

Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Centro), Cine Oden BR (Praça Floriano, 7 – Centro) e Oi Futuro, em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar) e no Flamengo (R. Dois de Dezembro, 63 – Nível 1)

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).

Anima Mundi 2013 – São Paulo – 14 a 18 de agosto de 2013.

Cine Olido (Av. São João, 473 – República) e Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César).

Mais informações: www.animamundi.com.br

biasiqueira7

Produtora que gosta de cinema, música, quadrinhos, games, livros, esportes e tudo o mais. O negócio é que quando ela gosta de alguma coisa, gosta de verdade! Passa os dias tentando arrumar tempo pra treinar arco e flecha e se manter atualizada nas 765 séries que assiste. Mãe da Alice (8) uma menina criativa, que ama ouvir histórias.

Talvez você goste de: