Maternidade | Anna Lee Fisher, a primeira mãe astronauta da história

20140125-124403.jpg

Na foto: Kristin Fisher, filha dos astronautas Anna Fisher e William Fisher, passando um tempinho no controle da missão durante o vôo de sua mãe em 1984 na Discovery.

annafisher

Anna Lee Fisher é química e médica de emergência. Nascida em 1949, ela recebeu seu doutorado em Medicina aos 27 anos, e aos 29 foi selecionada como astronauta. Ela estava na primeira turma de mulheres astronautas selecionadas para a NASA e sua primeira missão espacial foi como especialista de missão STS-51A, que colocou dois satélites em órbita e trouxe dois satélites de volta para a Terra.

women-astronauts

Esquerda para direita: Shannon W. Lucid, Margaret Rhea Seddon, Kathryn D. Sullivan, Judith A. Resnik, Anna L. Fisher, and Sally K. Ride.

 

Ela explicou: “Kristin tinha 14 meses quando eu fui para o espaço. Eu descobri sobre meu vôo somente duas semanas antes de dar à luz, então passei todo o ano de treinamento como uma nova mãe. Foi muito difícil deixá-la, mas eu não vejo nenhuma diferença dos meus colegas homens. Eles também se sentem assim, eles sentem falta de sua família e de seus filhos da mesma forma.”

Sua primeira filha, Kristin (na foto acima), nasceu em 1983 e a segunda, Kara, em 1989. Um ano antes do nascimento de Kara – e logo após conseguir um segundo mestrado em Química – Anna pediu licença especial para cuidar da família, ficando afastada até 1996. Ela ainda trabalha em missões terrestres e é a mais velha astronauta estadunidense na ativa (entre homens e mulheres).

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: