Brinquedos | Barbie lança boneca super-heroína – com poder de princesa

Bem, eles estão tentando. Mas por algum motivo, sempre parecem errar a mão. Primeiro foi com o livro da Barbie Programadora que não programava nada, e agora com o lançamento da nova boneca Barbie Princess Power, ou Barbie Poder de Princesa, a Mattel tenta falar a língua dos pais que querem brinquedos empoderadores para as crianças.

O único problema é que essa é a ideia que eles têm de brinquedos empoderadores:

Barbie-in-Princess-Power-Kara-Doll-barbie-movies-37759093-600-549

 

Como a Barbie é fã da venda casada sempre lança um filme ou livro acompanhando o produto para dar background àquela boneca, a Barbie Poder de Princesa é acompanhada do filme Poder de Princesa, que chega aos cinemas em 2015:

Nem se preocupem em clicar. O enredo eletrizante é o seguinte: Barbie, que no filme se chama Kara, é beijada por uma borboleta mágica e ganha super poderes: voar, super força, super agilidade e isso significa que ela tem Poder de Princesa. Seu nome de stripper super heroína é Super Sparkle, ou Super Faísca/Brilho.

No filme, Barbie tem que enfrentar uma vilã (sua prima, Corinne) que rouba os poderes da borboleta para o mal, mas em vez de derrotá-la, ela precisa descobrir como fazer para que elas sejam amigas de novo. Essa é uma lição poderosa e importante para as crianças, tão acostumadas com o maniqueísmo do bem contra o mal, e bastante inspiradora.

Mais ainda com o Ken ocupando o papel de Lois Lane e mostrando o quanto protagonistas podem ser ridículos quando os papéis de gênero são invertidos:

Photographer Willy Stylist Alexis

Não temos problemas com meninas que gostam de princesas, de rosa ou de brilho. Todas nós aqui somos fãs da Disney e eu, Nanda, tenho um guarda-roupa digno da Barbie (rosa é minha cor favorita). Mas eu estou tendo dificuldade em identificar essa nova Barbie como um brinquedo empoderador. Por que “Poder de Princesa”? Por que Super Sparkle? Por que não aproveitar a Barbie para quebrar um pouco os padrões aceitos pelo seu público consumidor de que meninas têm que gostar de rosa e brilho mesmo?

Mas de uma coisa eu gostei bastante, o site de lançamento da Kara Poder de Princesa tem um Comic Maker, ou uma fábrica de quadrinhos, e isso é bem legal para introduzir meninas nesse universo, e quem sabe gerar mais Rowans reinvidicando super-heroínas diversificadas nos quadrinhos mainstream.

 

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de:

  • Letícia Paixão

    Eu achei essa Barbie uma droga :/ não sou fã de Barbie mas gosto de heróis e coisas do tipo, só que colocar uma capa rosa nela não significa nada… Com ou sem capa, na minha opinião, ela reforça o esteriótipo de “loira, alta, magrela…” sou magra tbm, mas acho q o foco deveria ser em saúde e em aceitar a si mesma, nao em querer ser alguem tão inatingível quanto a Barbie. Não acho que ela é um bom modelo a ser seguido, e honestamente eu prefiro que minha filha se espelhe em um super herói ou numa pessoa real, ate mesmo numa das “garotas” de My little pony(desenho que mostra maior diversidade, e no qual a personagem principal é uma aspirante a princesa que estuda horrores para ser a melhor no que faz). E acho que limitar a boneca a usar rosa o tempo todo tbm é uma besteira pq não tem essa de “Barbie gosta de rosa” a Barbie gosta do que fizerem ela gostar, se quiserem fazer uma Barbie gótica ela vai usar rosa tbm? Acho que ela deveria ser mais real e crianças reais gostam de diversas cores e de diversas coisas, se ela pudesse ser algo com o qual as crianças se identificam e se espelham a coisa seria bem diferente.
    :*

  • Pingback: 6* bonecas para quem cansou da Barbie | PacMãe()

  • juliana

    eita 98 por cento das garotas gostam da barbie e tbm nos meninas adorams rosa e umas das cores prediletas de uma garota