Brinquedos | Barbies em proporções realistas e sem maquiagem

Ela é linda, tem roupas incríveis e vende um estilo de vida baseado no consumismo que apela à maioria das classes e gerações. Isso tudo aliado a um marketing agressivo faz com que a Barbie seja a boneca mais vendida do mundo, e com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

Por exemplo, alguns argumentam que a imagem passada pela Barbie é  tão irreal que acaba prejudicando a autoestima das meninas. Eu lembro que quando era criança, minha maior alegria foi ganhar uma Skipper – a irmã mais nova da Barbie – porque como eu, ela tinha cabelos cacheados. E a semelhança parava por aí.

O fato é que mais de um estudo já mostrou que as medidas corporais da Barbie são inalcançáveis e impossíveis de ser reproduzidos em um ser humano por motivos de: são anatomicamente incorretos. Esse infográfico do Huffington Post mostra que as chances de encontrar alguém no mundo real com, digamos, o pescoço nas medidas da Barbie, são de 1 em 4.356.203.065. Alguém com a proporção busto-cintura? Impossível.

O que não impede as meninas de tentarem, né. Mas o que aconteceria se a Barbie remodelasse suas bonecas para padrões mais realistas? Será que os seres humanos são tão feios que não podem ser reproduzidos como padrões de beleza? A artista Nikolay Lamm usou as medidas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA para modelar bonecas proporcionais à uma adolescente saudável de 19 anos. Olha o que ela conseguiu:

Image

Comparando assim, lado a lado, a boneca “real” parece baixinha e gordinha, mas isoladamente ela seria linda, não? Pra mim, looks legit.

Não é a primeira vez que a Nikolay coloca as mãozinhas crítico-artísticas pra trabalhar na Barbie: ela já fez outra experiência com como as bonecas ficariam sem maquiagem, e você pode conferir mais fotos da boneca-real e as fotos do outro projeto na galeria abaixo.

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de:

  • Quando eu era criança, meu “sonho de consumo” era uma Barbie sem maquiagem. Eu tirava a cor dos lábios e cílios com acetona. Claro que ficava bem estranho, mas eu adorava… queria mesmo que elas fossem mais “reais”, como as mulheres que eu via na rua, na minha casa, no meu bairro. Beijos

  • elaine

    Achei muito mais bonita que a original.

  • Naoli

    Da um alivio inmenso ver bonecas mais parecidas com a gente! Gostei muito! Acho que as meninas e meninos ficariam no fundo dos coraçoões deles também aliviados sem nem saber o porqué… subliminalmente recebem a mensagem de: “vc è linda e digna do jeito que vc hé”

  • maravilhoso as meninas as crianças já querem emita tanta coisa ruim, dar bonecas perfeitas para nossas filhas e da um molde fictício, uma obrigação de ser perfeita e o pior despertar em crianças uma vontade de ser mulher e isso é perigoso !!!!

  • Pingback: “Barbie Normal” vai ser um produto real – e você pode comprar | Pac Mãe()

  • Pingback: 6* bonecas para quem cansou da Barbie | PacMãe()

  • Olá,
    Gostei do site, dicas muito boas.
    Estou começando agora e para mim é muito bom