Blog | Os 150 anos de Alice no País das Maravilhas

Alice de Lewis Carroll

Alice de Lewis Carroll

Em julho deste ano o  livro “Alice no país das Maravilhas” de Lewis Carroll completa 150 anos de publicação, a revista Carta Fundamental fez um lindo texto sobre isso, vale a leitura. Alice é um nome com inúmeras referências na cultura pop, por isso fizemos um apanhado de diversas Alices famosas e referências à obra de Lewis Carroll.

11150280_351002255098057_8826311576334709973_n

Alice imaginada pela Thiciana  – Mandú ilustração

Vamos a lista:

1- Alice no país das Maravilhas – Lewis Carroll

Alice1

Alice de Lewis Carroll

A mais famosa Alice de todas e, possivelmente, a inspiração para todas as outras.Deve ser a obra que mais serviu de influências para o cinema, teatro, animação, moda, fotografia e literatura.

“Professor de matemática, gago e tímido, o autor Lewis Carroll deixou uma obra de difícil definição, que conquistou um lugar privilegiado no imaginário de várias gerações, com a fantasia e o nonsense como suas principais marcas. Alice, em particular, apesar de um século e meio de idade, continua uma menina. É um símbolo importante de nossos tempos, objeto de inúmeros estudos, adaptações literárias e, mais recentemente, versões para o cinema.”

2- Alice no país das Maravilhas – Disney

Alice-in-Wonderland-disney-leading-ladies-6408262-312-318

Alice da clássica animação da Disney

A animação da Disney foi uma das grandes responsáveis por divulgar ainda mais a obra de Lewis Carroll, quando se pensa em Alice a primeira imagem que aparece na mente de muitas pessoas é a desse filme clássico.

3-  Alice no país das Maravilhas – Tim Burton

Alice de Tim Burton

Alice de Tim Burton

A Disney anda investindo pesado na filmagem em live-action de grandes clássicos de seu portfólio de animações, vide Cinderella, Malévola e os próximos Mulan e a Bela e a Fera. O recente filme sobre Alice, foi dirigido por um  diretor que nos é muito querido: Tim Burton. Eu, particularmente adorei a adaptação.

4-  Alice no país das Maravilhas- Primeiro filme

https://www.youtube.com/watch?v=o2Ao4sHty3Y

O primeiro filme inspirado na obra foi feito a mais de 100 anos, é um curta-metragem em preto e branco e mudo feito na Inglaterra pelos cineastas Cecil Hepworth e Percy Stow. Tem apenas 9 minutos e está disponível no youtube. O filme é velhinho mas já possui alguns “efeitos especiais”.

5-  As aventuras de Alice no país das Maravilhas – Musical de 1972

As aventuras de Alice no pa[is das Maravilhas, musical vencedor do prêmio de melhor fotografia no BAFTA

As aventuras de Alice no país das Maravilhas, musical vencedor do prêmio de melhor fotografia no BAFTA

 Quando era criança meus filmes prediletos na sessão da tarde eram “A fantástica Fábrica de Chocolates” , “O mágico de Oz” e um filme live-action da Alice. Eu acho que é esse musical acima. Há diversas adaptações cinematográficas do livro, vou deixar esse link com outras indicações.
6- Alice no país das Maravilhas – serie animada japonesa

FushiginoKuninoAlice1

Alice da série japonesa

O nome original é Fushigi no Kuni no Alice, anime da Nippon Animation, porém eu o conheci aqui na Alemanha, religiosamente ao meio dia o canal infantil KiKa (meu preferido pois não há nenhum tipo de informe publicitário) passa uma série antiga japonesa na ordem correta dos episódios, já assisti Pinnochio e a queridinha da minha filha: Heidi (uma das 1o primeiras palavras que falou), tem mais sobre ela aqui. Embora eu não entenda nada de alemão eu gosto de ver os desenhos e até aprendo um pouco da língua. A grande diferença desta para a obra original é que Alice retorna para casa ao fim de cada episódio. A musiquinha é daquelas que grudam na mente, uma alemã que eu conheço sempre canta para a Alice.

“Alice, Alice im Wunderland…Alice, Alice im Wunderland…”

Pra grudar na mente de vocês também…

7-  Alice First Run Features-  Filme surrealista em Stop Motion

alice_dvd_ed

Um filme bem diferente…

Quando assisti eu não estava grávida e nem pensando nisso, mas como sempre gostamos de coisas relacionadas a Alice meu marido, na época namorado, me apareceu com esse filme em casa. Confesso que achei legal e perturbador ao mesmo tempo.  A impressão que eu tive é que o cineasta foi ao sótão e pegou todos os cacarecos antigos da avó dele e fez o filme, e eu achei isso muito legal, mas deve ser porque eu gosto de Stop Motion! O filme de 1988 foi escrito e dirigido pelo tcheco Jan Svankmajer e mescla imagens com atores e animações.

8- Para sempre Alice

julianne-moore-still-alice-oscar-nomination-2015

Filme premiado em 2015

O filme não faz referência ao texto de Lewis Carrol, mas possui uma Alice vivida pela ganhadora do Oscar Julianne Moore, por isso entra na lista também.

9- American McGee’s Alice e Alice Madness Returns – Game

Alice9

Primeiro game

O jogo conta a história de quando Alice, então com 18 anos, retorna ao país das maravilhas. Porém, o País das Maravilhas já não é o mesmo: a atmosfera é sombria e os personagens são assustadores. Apesar de se basear em um conto infantil, o designer-chefe do American McGee’s criou um jogo extremamente violento, Alice usa facões, bombas e magias disfarçados de brinquedos para destruir seus inimigos. Foi um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, atingindo cerca de 1 milhão de cópias em 3 meses.

200px-AliceMadnessReturns

Segundo Game

Em Madness Returns, 11 anos se passaram desde a morte de seus pais e sua irmã. Ela agora reside em um orfanato em Londres sob os cuidados do doutor Angus Bumby, um psiquiatra que usa  hipnose para ajudar os pacientes esquecerem seus traumas. Embora ela acredite estar curada de sua loucura e de sua catatonia, alucinações do País das Maravilhas continuam a aparecer.

10- Alice de Resident Evil – Franquia

Alice de Resident Evil

Alice de Resident Evil

Resident Evil é uma franquia de mídia gigantesca, possui jogos, HQ´s, mangás, livros e quase 6 filmes! Nos filmes a atriz Milla Jovovich vive a personagem Alice. Eu gosto muito de filmes de ação e terror com protagonistas mulheres como também de muitos filmes dessa atriz (Ultravioleta, Joana D´Arc, Quinto Elemento e Hotel de um milhão de dólares). Para escrever esse post eu descobri que vão filmar o sexto filme!!! Confesso que nem sei em qual filme eu parei…

O que eu me lembro com clareza é do primeiro filme, onde Alice acorda sem saber quem é e acaba se juntando a um esquadrão da Umbrella Corporation para eliminar a Rainha Vermelha, um supercomputador localizado num laboratório subterrâneo que transformou todos os cientistas de um experimento secreto em zumbis.

11- Alice – seriado HBO

alice12

Série Brasileira produzida pela HBO

Série brasileira produzida para a HBO, ela conta a história de Alice uma moça  que leva uma vida pacata na cidade de Palmas – TO,  que trabalha como guia de turismo, tem noivo e está prestes a se casar. Tudo muda quando seu pai morre e Alice tem que ir até a cidade de São Paulo buscar sua herança e reencontrar sua madrasta e sua meia-irmã. Após uma série de imprevistos, Alice acaba ficando na cidade, e descobre todos os seus intensos sabores.

12- Looking Glass- Lost

Referência à obra de Lewis Carroll no seriado Lost

Referência à obra de Lewis Carroll no seriado Lost

O seriado Lost era cheio de easter eggs e referências. A estação submarina Looking Glass é uma clara referência a obra de Lewis Carroll.

13- Once Upon a Time in Wonderland

Seriado

Seriado

Spin off do seriado “Once upon a time”  que eu assisti apenas a primeira temporada. Sinopse:

“Na cidade típica vitoriana de Londres, uma jovem e bela garota chamada Alice Kingsleigh conta um conto de uma terra nova e estranha que existe do outro lado de um buraco de coelho. Um gato invisível, uma lagarta que fuma, e cartas que falam são apenas algumas das coisas fantásticas que ela viu durante esta aventura impossível. Acreditando que Alice está insana, os médicos pretendem curá-la com um tratamento, presumivelmente, uma lobotomia que vai fazê-la esquecer tudo. Alice parece pronta para colocar tudo isso para trás, especialmente a memória dolorosa do gênio Cyrus, por quem ela se apaixonou antes de perdê-lo para sempre. Mas, no fundo, ela sabe que este mundo é real. Só em cima da hora, o Valete de Copas e o irreprimível Coelho Branco foram salvá-la de um destino condenado. Agora Alice está determinada a encontrar Cyrus enquanto luta contra a maldade de Jafar e da Rainha Vermelha, e ao mesmo tempo lida com os outros perigos do País das Maravilhas, incluindo a infame Jaguadarte.” Wikipédia

Na ciência:

14- Alice Software

Software gratuito

Software gratuito

Alice é uma ferramenta de ensino gratuita, um ambiente de programação em 3D, que permite aprender conceitos fundamentais de programação para a criação de filmes animados e videogames simples. Para saber mais clique aqui.

15- Alice Experiment –  CERN

ALICELogo2d

ALICE experiment

ALICE é a sigla na língua inglesa para  A Large Ion Collider Experiment, faz parte de uma das 6 pesquisas conduzidas pelo CERN e que envolve mais de 1000 físicos vindos de 111 laboratórios e universidades de 31 países. O detector ALICE destina-se ao estudo de plasma de quarks-glúons.

A um tempo atrás o CERN lançou uma HQ online envolvendo o universo de Lewis Carrol para explicar física para crianças. Para ler clique aqui. Infelizmente não achei em português…

E_AliceBD_Page_01

HQ educativa

HQ educativa

HQ educativa

Para finalizar sobre o experimento ALICE, vou colocar um projeto que surgiu na plataforma LEGO ideas, um estudante de PhD  que trabalha no experimento ATLAS criou uma réplica do Grande Colisor de Hádrons de Lego. Nathan Readioff,  apresentou o seu projeto para Lego Ideias  e agora aguarda os 10.000 votos necessários para que possa qualificá-lo para o Lego Review, que é a divisão que decide se os projetos se tornam novos produtos. Já falamos um pouco sobre a LEGO ideas aqui e aqui. Se estiver disponível eu compro, esse experimento também foi uma das inspirações para o nome da minha filha.

Protótipo em LEGO do Grande Colisor de Hádrons da qual o experiemento ALICE faz parte

Protótipo em LEGO do Grande Colisor de Hádrons do qual o experimento ALICE faz parte

16- Alice Evans (1881- 1975) Cientista
Alice Evans

Alice Evans

Fez uma das descobertas médicas mais importantes do século XX. Evans tornou-se uma das primeiras mulheres cientistas a deter uma posição permanente no Departamento de Agricultura e Pecuária dos Estados Unidos. Ela trabalhou para a divisão de laticínios, pesquisando a bacteriologia de leite e queijo. A partir de seus estudos, ela identificou uma infecção bacteriana em vacas que poderiam causar febre ondulante em humanos e publicou suas descobertas em 1918. Pesquisadores, médicos veterinários, e médicos estavam céticos, porque não achavam que uma mulher, especialmente sem doutorado, poderia ter feito uma descoberta tão importante. Trabalhadores lácteos riram dela  quando ela escreveu que o leite cru deveria ser pasteurizado para impedir as pessoas de desenvolver a doença. No entanto, outros cientistas chegaram à mesma conclusão no final de 1920 e na década de 1930, quando o governo promulgou leis  de pasteurização do leite.

17- Alice Hamilton 1869- 1970
220px-Alice_Hamilton

Primeira docente mulher da Universidade de Havard

Foi a primeira mulher nomeada para o corpo docente da Universidade de Harvard, foi uma das principais especialistas no campo da saúde ocupacional, também foi uma pioneira no campo da toxicologia, estudando doenças profissionais e os efeitos perigosos de metais industriais e compostos químicos sobre o corpo humano.

Bandas com nome Alice:
18- Alice Cooper
https://www.youtube.com/watch?v=LgIMRYdg8jE
Alice Cooper é um cantor e compositor Estadunidense que ficou mundialmente famoso nos anos 70…nem precisa de muita apresentação né! Todo mundo conhece!
19- Alice in Chains
 https://www.youtube.com/watch?v=r80HF68KM8g
Uma vez uma amiga minha disse que a filha dela quase ganhou o nome Alice por causa dessa banda. É uma banda de Seattle e começou a fazer sucesso ao lado de Pearl Jam, Soundgarden e Nirvana. Embora ela seja associada ao movimento grunge eu não a considero dessa maneira. Quem na adolescência  nunca aumentou o som e ficou gritando junto com música “Man in the box”?
Músicas com Alice:

20- Ali sim – Tom Zé Thais Gulin
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=CBOGppliuWA&w=420&h=315]
Música linda e que foi a trilha sonora do meu puerpério…

21- Alice- Cocteau Twins
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Sy2o6dzE9w8&w=560&h=315]
Musica linda de uma banda igualmente linda.Eu amo essa banda. O clipe também é maravilhoso.
22- Alice – Kid Abelha
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Q3KTS4X9ISo&w=420&h=315]

23- Trilha Sonora de Alice in Wonderland do Tim Burton

Tim Burton é uma pessoa de relacionamentos longevos, gosta de repetir atores e atrizes, mas o que pouca gente percebe é que ele sempre pede ao Danny Elfman fazer as trilhas sonoras. Danny Elfman é o responsável pela trilhas sonoras dos filmes mais famosos de Hollywood,  também é bem conhecido por tocar na saudosa banda Oingo Boingo.

24- Alice Maria – Raul Seixas

https://www.youtube.com/watch?v=1TtB1Kfiuxc&list=PLvW6k5tFPUxi9ua5Fh142Gfog4GohgSQ8&index=2

Toca Raul!!!!!!!!!!

25- White Rabbit – Jefferson Airplane

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=WANNqr-vcx0&w=420&h=315]

Eu sou fissurada por essa música, gosto até da versão do filme Sucker Punch.

 26- Paródia Vila Sésamo

As paródias do Vila Sésamo são muito legais, tanto é que já fizemos um post sobre. Lógico que não podia faltar uma sobre a obra de Lewis Carroll.

A Thiciana aqui do blog prometeu um post com as ilustrações mais lindas inspiradas na Alice, por isso vou colocar só algumas:

27- Alice de Salvador Dali

Alice de salvador Dali, 1969

Alice de salvador Dali, 1969

O famoso pintor fez uma série inspirada na obra de Lewis Carroll. As imagens são belíssimas.

28- Alice de James Hance

Alice de James Hanse

Alice de James Hanse

Ele é um artista plástico conhecido por misturar universos diferentes, seu estilo é marcante. É uma explosão de fofura. Já falamos dele aqui e aqui.

29- Alice de Thiciana Sasse

10985226_351002348431381_2935063141603799814_n

Mais uma Alice imaginada pela Thiciana  Mandú Ilustração

Alguém lembra mais?

PS: Não posso esquecer da minha Alice a mais linda e amada de todas. Eu acho esse nome perfeito, ele se enquadrou perfeitamente nas minhas regras de escolha de nome: menos de 6 letras, sem as letras k-w-y, sem sílaba complexa e letras dobradas, queria um nome simples pois a coitada vai passar a vida inteira soletrando os sobrenomes. A regra de nome do meu marido era mais simples: começar com a letra A como o nome dele. Escolhemos Alice por conta das vastas referências a cultura pop que tanto amamos e porque é a junção dos nossos nomes Alexandre + Joyce = Alyce que escrito corretamente vira Alice! Esse nome está no top 10 dos mais escolhidos no Brasil a mais de 3 anos, mas aposto que ninguém o escolheu pelos mesmos motivos que nós!

Também não posso esquecer da Alice da Anna Beatriz, que já é uma estrela mirim e tem uma fã. Ela aparece nos episódios do Guigo que minha filha é fã de carteirinha!

Joyce Recco

Sou uma professora feliz da Rede Pública, mãe da Alice (3) e do Arthur (3 meses). Adoro fazer listas, organizar e criar coisas. Sou apaixonada por literatura infantil, culinária, DIY e fotografia. Curto ficção Científica, gosto que aprendi com a minha Pac Mãe. Adoro Star Wars, Star Trek e fico muito chateada com a competição que o pessoal faz entre as duas franquias, coração de mãe é grande e tem espaço para todo mundo!

Últimos posts por Joyce Recco (exibir todos)

Talvez você goste de: