Blog | Refletindo sobre esmaltes infantis

 

A Alice é super vaidosa. Não sei de onde ela tirou esse tanto de vaidade, ninguém na família é assim e eu não incentivo esse negócio de princesas e frescurinhas. É o do tipo que sai e olha vitrine de sapato e roupa, muitas vezes nem pede brinquedo, PEDE ROUPA!

Não posso mais pintar as unhas nem escondida que ela pede insistentemente para pintar também, uso todo meu poder de distração e enrolação nessas horas, para evitar a fadiga eu nem estou pintando mais, fico com preguiça de ficar argumentando e enrolando com outra coisa. Eu sinceramente acho que ela não tem idade para isso, que ficar passando maquiagem, esmaltes incentiva que ela queira ser mocinha e não criança, a coisa que mais me entristece é ver a infância das crianças cada vez mais reduzida (tudo bem que ser adolescente por mais tempo é legal…kkk)

Toda vez que penso no assunto eu fico lembrando do filme “Criança a alma do negócio” e do livro a Invenção da Infância…

Por outro lado fiquei pensando que não posso proibir, penso que se eu deixar brincar de vez em quando ela pode esquecer esse negócio, afinal,  quem nunca brincou com esmaltes e maquiagem da mãe? Dependendo do jeito que se faz é até uma brincadeira divertida! Vi que várias marcas inventaram esmaltes infantis, esses são a base de água e saem com sabonete, esponja e água morna. Esmaltes de adultos são bem venenosos, se pensarmos que criança vira e mexe coloca o dedo na boca esse perigo aumenta ainda mais. Apesar da minha filha não ter o costume de colocar dedo na boca ou chupar dedo, eu não tenho coragem de passar esse tipo de coisa nela, fiquei morrendo de culpa de ter passado uma esmalte meu nas unhas novinhas dela uma vez.

Esmaltes a base de água não são exclusividade para crianças, também são usados por grávidas. Depois de muito ponderar resolvi procurar esse tipo esmalte. Tenho que dizer que não foi nada fácil encontrar! Fui em perfumarias ENORMES, daquelas que têm um andar inteirinho só de esmaltes e não encontrei  nem um vidrinho ou informação de onde encontrar, procurei em lojas de brinquedo também e nada de encontrar. O único esmalte que encontrei foi o Petit Sophie da marca Boticário, de certa forma eu achei bom, uma vez que é uma marca séria e responsável. Eu fiquei muito intrigada com essa dificuldade em encontrar esmalte infantil, pois o que eu mais vejo é criança com unhas pintadas, isso me leva a crer que muita gente não sabe dos perigos de se passar esmaltes comuns em crianças, ainda mais naquelas que chupam dedo! Esmaltes de adultos podem provocar alergia, intoxicação e até aumentar os riscos de câncer!!! Vale ressaltar que esmaltes comuns saem apenas com acetona e removedor que também são altamente tóxicos.

Segundo o site da ANVISA: “Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos. Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental por parte das crianças, e cada tonalidade deve ser testada a fim de se avaliar o seu potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. O rótulo deve possuir orientações e advertências de uso.”

Linha a Infantil – Esmaltes à base de água

Piggy Paint – importado.

Piggy-Paint-bottles1

Foi idealizado por Melanie Hurley mãe de duas menininhas vaidosas. Ela se preocupava muito com a toxidade dos produtos que suas filhas tinham contato. Um dia quando pintavam as unhas  uma de suas filhas deixou um pouco de esmalte infantil cair num pratinho e esse começou a borbulhar. Por isso é tão importante ler rótulos, nem tudo que está escrito Kids é para o público Kids! Encontrei muitos esmaltes Kids que na verdade são iguaizinhos aos de adultos!

foamplate

Ao ver a cena ela ficou muito assustada e começou a pesquisar sobre tais substâncias e como poderia inventar um esmalte seguro para crianças. Assim nasceu Piggy Paint, uma linha de esmaltes não tóxicos, não inflamáveis, sem cheiro, à base de água, hipoalergênicos e não testados em animais. O melhor é que há muitas cores lindas!

Petit Sophie do Boticário- Crianças acima de 5 anos

Petit-Sophie-Esmalte

Sua fórmula é  à base d’água e hipoalergênica, testada e aprovada por pediatras e dermatologistas. Possui tecnologia Peel Off que facilita a remoção do esmalte sem precisar do uso de solventes, já que ele cria uma película sobre a unha,  basta levantar  uma pontinha e puxar devagar. Sabe quando passamos cola na mão e depois puxamos? Mesma coisa! A Alice mesmo pinta e retira o esmalte. Embora saia fácil até que ele dura bastante na unha.
Impala Kids – A partir de 5 anos

ImpalaKids1-510x171

Dizem que os esmaltes da linha Impala Kids foram os primeiros desenvolvidos especialmente para crianças no Brasil. A premissa da linha é que esta  proporciona uma segura e divertida BRINCADEIRA. Sua formulação utiliza componentes específicos para o uso infantil, os esmaltes podem ser aplicados pelas próprias crianças e removidos das unhas com água e sabonete. A Impala é uma marca muito séria também, o único problema é encontrar esses produtos em lojas físicas!

Ella Kids – Crianças acima de 5 anos

Também possui fórmula à base d’água e hipoalergênica, possui perfume de frutas. Fácil de encontrar em lojas virtuais. Eu fiquei intrigada com esse negócio de cheiro de frutas, se precisamos evitar que as crianças coloquem o dedo na boca porque é que alguém achou boa ideia colocar cheiro de coisas comestíveis?

ella1-1993
Princesinha Sofia Disney- Crianças acima de 3 anos

esmlate_princesa_sofiaSegundo sites sua fórmula é a base de água e pode ser usado por crianças acima de 3 anos, porém olhei o rótulo de outros esmaltes da linha Disney na loja de brinquedos e eles nem a base de água eram! Só encontrei esmaltes comuns disfarçados de linha Kids, não achei o rótulo desse produto para saber se ele é ou não seguro para crianças. Leitura de rótulos é sempre importante! Fácil de encontrar em lojas virtuais de cosméticos e brinquedos.

Esmalte Infantil Vinyx – Rosa e Roxo- não achei a idade mínima recomendada.

1403663_552624471478854_1042991084_o

Também possui fórmula à base de água, dizem que é de fácil aplicação e secagem rápida. Disponível em duas cores: rosa e roxo, dá até preguiça de escrever sobre essa ditadura de rosa e roxo para meninas. Há tantas cores lindas nesse mundão…

Linha Teen

Os esmaltes da linha Teen, são esmaltes comuns e são removidos com acetona ou removedores de esmaltes. Algumas marcas sérias tiveram a preocupação em criar produtos hipoalergênicos. Se você se preocupa com sua saúde, recomendo se informar sobre as diferenças entre esmaltes 3Free, 5free e hipoalergênicos. Eu sou adulta e nunca tive alergia a esmaltes, mesmo assim eu não uso esmaltes que possuam tolueno, apesar de amar as cores da marca Impala, pelo bem da minha saúde, ultimamente só compro Colorama.

O que mais me chocou e o meu marido também foi que algumas marcas lançaram produtos com personagens muito amados pelo público infantil e que na verdade devem ser usados apenas por adultos. Será que todas as mães têm o costume de ler rótulos? Se eu vejo um personagem infantil num produto eu penso imediatamente que ele é adequado a crianças! Infelizmente nem tudo é o que parece ser.

Coleção Monster high – Biotropic –  Indicado para jovens a partir de 13 anos

Eu não achei mais informações no site da Biotropic, mas na embalagem que vi na farmácia dizia que o produto possuía tolueno e que devia ser utilizado apenas em ADULTOS, depois li que poderia ser usado em crianças a partir de 13 anos. Eu sinceramente não entendo essa lógica de lançar esmaltes  com personagens infantis que não podem ser usados pelo público infantil. Não encontrei esse kit de esmalte no site da fábrica. Será que pararam de fabricar? Se pararam a fabricação ou não eu não sei, só sei que é possível encontrá-lo em qualquer perfumaria.

Não é legal para criança e nem para adulto!

Não é legal para criança e nem para adulto!

 

Minnie Mouse Vintage – Biotropic –  Indicado para jovens a partir de 13 anos

Diferentemente dos esmaltes da Monster High, a linha Minnie Mouse é hipoalergênica e dermatologicamente testada. Isso me leva a crer que a empresa responsável resolveu rever as fórmulas dos produtos oferecidos ao público teen. É possível encontrar duas coleções: Festa e Luxo.

Hipoalergênico

Hipoalergênico

Tinker Bel – Biotropic –  Indicado para jovens a partir de 13 anos

Diferentemente dos esmaltes da Monster High, a linha Tinker Bel é hipoalergênica e dermatologicamente testada. Possui duas coleções:  Magic Forest e Magic Dreams.

kit-esmaltes_magic-dreams_alta

Hipoalergênico

 

Esmalte da Turma da Mônica Hipoalergênicos – Beauty Color – Indicado para jovens a partir de 13 anos

fotocoleçãoturmadamonica

Esmaltes para o público adulto. Possuem forma hipoalergênica. Minha filha adora a Turma da Mônica, por isso passo longe da prateleira de esmaltes na farmácia! Achei uma falta de consideração não criarem esmaltes à base de água.

Esmalte Turma da Mônica Jovem – Beauty Color – Indicado para jovens a partir de 13 anos

1422487_559414177472744_676118822_n

Vale ressaltar que essa linha NÃO é hipoalergênica! Fico pensando na quantidade de mães que compram esse tipo de produto pensando ser seguro para crianças. É uma falta de responsabilidade colocar personagens tão amados em produtos que nem eu que sou adulta tenho coragem de usar!

Assim fica muito difícil deixar de implicar com as peripécias da equipe do Maurício de Sousa!

Alguém já passou por esse dilema em relação a cosméticos infantis?

Conhecem outras marcas de esmaltes seguros?

Joyce Recco

Sou uma professora feliz da Rede Pública, mãe da Alice (3) e do Arthur (3 meses). Adoro fazer listas, organizar e criar coisas. Sou apaixonada por literatura infantil, culinária, DIY e fotografia. Curto ficção Científica, gosto que aprendi com a minha Pac Mãe. Adoro Star Wars, Star Trek e fico muito chateada com a competição que o pessoal faz entre as duas franquias, coração de mãe é grande e tem espaço para todo mundo!

Últimos posts por Joyce Recco (exibir todos)

Talvez você goste de:

  • Jaque Aparecido Gigliotti

    Boa tarde,

    Onde você encontrou os esmaltes da Piggy Paint aqui no Brasil?

    Obrigada

    Jaqueline