Brinquedos | Barbie de Jogos Vorazes chega ao Brasil e mostra um dos problemas da franquia

Nós temos uma relação de amor e ódio com as fashion dolls. Enquanto mostramos que existem várias alternativas à rainha da Mattel e suas ramificações, também ficamos loucas pelas customizações feitas por artistas profissionais, como essas Monster High. E quando a própria Mattel lança uma versão tão perfeita da Katniss que até me faz repensar a aversão que tenho a essas bonecas? Claro, é uma Katniss mais magra, mais branca e mais polida que a dos livros (até mesmo a dos filmes), mas a trança! As flechas! O Tordo!

 

Photographer Randel Urbauer Stylist Sheryl

Photographer Randel Urbauer Stylist Sheryl

A edição foi lançada para celebrar o último filme da saga Jogos Vorazes e chegam às lojas três versões inéditas da Barbie, inspiradas nos personagens principais de A Esperança – Parte 2. São eles: Katniss (Jennifer Lawrence), Peeta (Josh Huthcherson) e Gale (Liam Hemsworth). O que por um lado é uma jogada de marketing esperta da Mattel e por outro, revela um problema claro com o fandom da série. Tendo chegado às livrarias e aos cinemas pouco depois do fim da febre Crepúsculo e apelando para o mesmo público juvenil/jovem adulto, o triângulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale – que deveria ser a parte menos importante da história – acabou tomando o centro do palco, com leitores se dividindo entre #teampeeta e #teamgale.

A atriz Willow Shields, que interpreta Primrose Everdeen, irmã de Katniss, deu a melhor resposta possível a respeito desse assunto:

8edf0834347107acdddd0b13bd2ea479

– Time Peeta ou Time Gale?
– Eu sou Time Katniss. Todo mundo sempre pensa que há um triângulo amoroso, e quando eu olho para isso, quando eu leio os livros com a minha irmã, eu só penso mais em como Katniss está indo para os Jogos por sua família. Por isso, eu sou Time Katniss.

Vejam bem, a culpa não é da Mattel. Katniss, Peeta e Gale são os personagens que mais recebem atenção e tempo de tela, principalmente nos 2 últimos filmes (já foram lançadas Barbies da Effie Trinket e do Finnick Odair, por exemplo), mas acho que Rue, Prim, Cinna ou Haymitch seriam adições mais significativas para Katniss.

E por que não lançar todos os personagens? Bem, As três versões da Barbie Colecionáveis Jogos Vorazes são limitadas, fazem parte da coleção Black Label, com número de série, e já estão disponíveis nas principais lojas do Brasil. (R$ 199,99). Com um preço digno da ostentação da Capital, fica difícil comprar umazinha sequer, então o jeito é olhar pra beleza delas e tentar esquecer que representam a cultura do pão e circo que é a crítica central do livro.

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: