Brinquedos | Hasbro decide abolir divisão por gênero!

A gigante fabricante de brinquedos, Hasbro, anunciou, em seu relatório anual de 2016, mudanças significativas na forma de categorizar seus produtos!

Como foi dito no anúncio, as categorias de brinquedos que antes eram “Meninos, Jogos, Meninas e Pré-escolar” passarão a ser “Franchise Brands, Partner Brands, Hasbro Gaming and Emerging Brands” (“Marcas Franqueadas, Marcas Parceiras, Jogos Hasbro e Marcas Emergentes” em tradução livre). De acordo com Brian Goldner, presidente da Hasbro, essa nova classificação trás “uma visão mais relevante e apropriada” dos seus negócios e  nós não poderíamos concordar mais!

 © Hasbro

Como consta no detalhamento financeiro, enquanto o setor de brinquedos “para meninos” teve crescimento de 4% em 2016, o “para meninas” cresceu ~apenas~ 50%!!! O aumento foi atribuído à vendas de produtos sob a marca Disney, como Frozen, e outras franquias de cinema, como Trolls, além de My Little Pony, entre outros.

© 2017 Hasbro

Também foi sinalizado que os produtos de Star Wars tiveram melhora nas vendas após o lançamento do Episódio VII e do Rogue One, ambos com personagens femininas como protagonistas. Acredito que podemos inferir que a representatividade que tivemos nos dois filmes mostrou para a Hasbro o potencial de consumo das mulheres mesmo para produtos ditos masculinos (e o acordo da DC com a Mattel e o sucesso de Super Hero Girls também podem ter ajudado ;)).

Outro ponto positivo foi não encontrar divisão de gênero na loja online da própria Hasbro! Só há divisão por marca, idade e categorias (como “action figures”, “playsets”, etc).

© 2017 Hasbro

Depois de ocasiões (aqui, aqui) onde tanta gente teve que fazer barulho para ter a chance de encontrar brinquedos de heroínas femininas à venda e ter respostas tão negativas (da própria Hasbro), é bom ver essa mudança de postura de uma empresa tão relevante para o mercado de brinquedos!

Daniela Bandeira

Daniela Bandeira

Mãe do Lucas (5), amante da cultura japonesa, literatura, cinema, animações, séries, games, música e tudo que envolve Disney. Formada em Língua e Literatura Japonesa, porém não atuante na área. Tem a fotografia, a culinária e a costura como hobbies e sonha dar a volta ao mundo.
Daniela Bandeira

Talvez você goste de: