Conheça Mell, a menina de 7 anos que quer montar uma biblioteca no sertão

Quando se fala em Alagoas, a maioria das pessoas logo pensa nas praias paradisíacas, nos coqueirais e nas piscinas naturais. Não à toa, Alagoas é um dos principais destinos turísticos do Brasil, e convenhamos: as praias são as mais bonitas do país. (;

Eu trabalhei por alguns anos em um órgão do Governo do Estado, o que me permitiu viajar para os municípios e lugares mais recônditos daqui. Conheci de perto as zonas rurais do Sertão alagoano, que ainda vem sofrendo os efeitos de uma seca prolongada. Vi o chão rachado e os açudes secos, um cenário que parece tão distante quanto um romance de Graciliano Ramos, mas é a realidade de milhares de pessoas, incluindo a de Ana Mell, uma menininha de 7 anos moradora de Mata Grande.

(Arquivo Pessoal/TNH1)

(Arquivo Pessoal/TNH1)

Mell talvez não saiba que o sertão de onde vem é tema recorrente para um dos maiores escritores brasileiros – que é alagoano, como ela. Mas ela quer descobrir. Aluna de uma escola da zona rural, a pequena leitora sentiu falta de uma biblioteca para ler e pesquisar sobre os assuntos que estuda e decidiu resolver esse problema sozinha. Ou com a ajuda da família:

Mell

A menina pensou em tudo: o sítio onde mora tem um galpão desocupado, cujo uso já foi autorizado pelo avô e será reformado para abrigar as doações que receber. A família de Mell dá total apoio para sua ideia e criou um site onde conta um pouco de sua história, além de uma página no Facebook e uma conta no instagram:

Ontem começamos a receber os livros para #BibliotecaDaMell. Obrigado Catarina Maria!!!

Uma foto publicada por Mell | #BibliotecaDaMell (@bibliotecadamell) em

Estamos apaixonadas pela história dessa pequena que mostrou que iniciativa é melhor do que qualquer magia. Se você quiser ajudar o acervo da Biblioteca da Mell, pode enviar os livros para o Conselho de Jovens Empreendedores (CJE) de Alagoas:

CJE Alagoas
Rua Sá e Albuquerque, 467, Jaraguá / Maceió – Alagoas – CEP: 57025-901

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: