Storytelling | Games para contar histórias junto com as crianças!

23239dc7f030dac00ab71910b202fe9e

Achei essa ideia das Story Stones incrível e com várias possibilidades e desdobramentos para os pequenos! A brincadeira pode começar já com a escolha das pedras e na pintura dos objetos e personagens que farão parte do jogo.

Dá ainda pra registrar a historinha inventada pela criança e depois escrever juntos um livro, ilustrado por desenhos ou por fotografias feitas por ela. Outra possibilidade é fazer um vídeo com a própria criança narrando um enredo improvisado na hora ou combinado previamente.

Já imaginou bolar uma competição de histórias? Pode ficar bem engraçada e várias crianças podem brincar juntas. Em sua vez, cada participante retira uma pedra da sacola e tenta dar continuidade (e sentido) ao conto coletivo.

Once Upon A Time

As pedrinhas me fizeram lembrar de um card game muito especial e divertido, que eu adoro, chamado Once Upon a Time (imagem acima). Esse um brinquedo “para adultos”, mas que pode muito bem ser adaptado para os pequenos.

Em Once Upon a Time os participantes precisam contar juntos uma história improvisada, utilizando as cartas que estão relacionadas a contos de fadas.

images (2)

Outra referência que me vem à cabeça imediatamente é o Barão de Munchausen. Conhecido por suas histórias extraordinárias, o Barão já virou livro, filme e jogo de RPG (acima). Um Role Playing Game, aliás,  bastante diferente do padrão, onde não se usam fichas ou dados, e cada participante deve contar uma história incrível, enquanto os companheiros de mesa fazem perguntas e tentam atrapalhar o narrador. É também voltado para adultos, mas pode perfeitamente ser adaptado para os pequenos e para quem nunca jogou RPG na vida.

Aliás, papais e mamães que jogam RPG sabem o quanto pode ser divertido inventar, improvisar e criar nossos próprios desdobramentos narrativos. Viver a história, poder SER um personagem. É legal demais! Que tal envolver as crianças nesse passatempo?

Kathy

Kathy

Jornalista, sonserina, lannister, malkaviana, dobradora do reino da Terra, distrito 3. Transmito o legado nerd ao meu rebento, Samuel, que, pobrezinho, já reclama que ninguém da escola sabe quem é Sauron e nem fazem ideia do que significa conjurar um patrono.
Kathy

Talvez você goste de: