Decoração | 7 Dicas para um Super Quarto de Bebê

Daí que toda quarta-feira aqui no blog será quarto-feira, com o perdão do trocadilho infame. Vamos reunir dicas de decoraçãopara o quartinho (ou cantinho) dos geeklings no melhor estilo Pac Mãe de ser: sem exageros, sem consumismo, sem obviedade e obviamente, dentro do orçamento.

Semana passada a Kannie pediu ajuda lá no grupão do blog do Facebook (o que você está esperando pra entrar? só tem gente legal!), pois está reformando a casa e quer preparar o cantinho do bebê. Depois de muita discussão, ela e o marido viram a festa Marvel Baby aqui no blog e decidiram que o quartinho será de super-heróis com um diferencial: a ênfase será nas super-heroínas. E não, eles não sabem o gênero do bebê (que ainda está no plano das ideias!) Tô falando, só gente linda lê esse blog.

ChamadaPinterest

Reunimos aqui algumas ideias para um super-cantinho que não grite POW! BAM! CRASH! na cara de ninguém:

ou talvez grite um pouquinho...

ou talvez grite um pouquinho…

1: Esquema de Cores

Quando se pensa em super-heroína, a primeira que nos vêm a cabeça é a Mulher-Maravilha. Por sorte, as cores do uniforme dela são similares às cores de vários uniformes, só que com mais detalhes em amarelo:

quartoheroi4

Eu não sou muito fã de berço – e menos ainda de jogos de berço – mas a sutileza dessa ideia me cativou. Apesar de achar as estampas lindas, aqueles jogos de berço feitos com tecidos estampados não tocam meu coração.

quartoheroi5

Apesar da overdose de itens da Mulher Maravilha, gostei da ideia de forrar a almofada da cadeira com um tecido azul de estrelas. E dá pra notar o esquema de cores na parede azul, tapete vermelho e cortina amarela.

Na verdade, uma parede azul, cinza ou amarela podem ampliar o tema e servir de fundo para o próximo ponto.

2. Paredes Decoradas

Nada lembra mais super-heróis do que a silhueta de uma cidade, e colocá-la em uma parede seria uma boa maneira de dar personalidade ao quarto:

clique na foto para um tutorial dessa silhueta em papel de giz (em inglês)

clique na foto para um tutorial dessa silhueta em papel de giz (em inglês)

Claro que o pó de giz não é recomendado para bebês, mas dá pra reproduzir esse tutorial sem usar a tinta de quadro-negro.

dá pra fazer com tinta magnética e fazer super-heróis de ímã!

dá pra fazer com tinta magnética e fazer super-heróis de ímã!

A silhueta não precisa ser necessariamente de uma metrópole. O mural abaixo foi pintado por um quadrinista e tem várias super-heroínas reunidas em um playground (e um Deadpool querendo participar). Você consegue identificar todas?

Clique na foto para mais detalhes desse quartinho todo trabalhado nas super-heroínas

clique na foto para mais detalhes desse quartinho todo trabalhado nas super-heroínas

Mas ok, eu também não me arriscaria em colocar algo tão permanente na parede. E se enjoar? E se não souber fazer? E se quiser colocar…

3. Quadros

Eu sou suspeita pra falar porque amo pôsteres e ilustrações. Passo horas na loja de molduras e sempre saio de lá muito mais pobre do que entrei. Não faltam opções de artes kawaii-chibi de super-heróis e heroínas, então eu optaria por algo que foge do estereótipo:

e mesmo que ela seja pequena, ela é feroz

e mesmo que ela seja pequena, ela é feroz

Chama aquele amigo que sabe desenhar e manda fazer uma ilustração do futuro bebê com um letreiro maneiro. Não tem amigo que sabe desenhar? Me pede com carinho que eu faço… (Sério!)

hoje eu vou ser minha própria heroína

hoje eu vou ser minha própria heroína

Também estou apaixonada por esse aqui, que dá pra ser com qualquer combinação de cor e qualquer estêncil, e ainda tem tutorial (em inglês):

quartoheroi12

 

Esses quadrinhos iluminados têm os logos dos heróis, mas novamente: me ganhou na sutileza.

clique na foto para um tutorial (em inglês também, desculpem)

clique na foto para um tutorial (em inglês também, desculpem)

Também gosto da ideia de emoldurar uma HQ ou fazer uma arte similar à capa, como essa aqui em 3D:

please click the image for a how-to (já sabem)

please click the image for a how-to (já sabem)

Aliás, os crafts com HQ são fáceis, baratos e apesar de dolorosos, podem servir a múltiplos propósitos.

4. Estampas de Quadrinhos 

Da decoupagem em móveis à abajoures, aquela HQ que o cachorro mordeu, ou que você comprou só a primeira do arco, ou que você não se importa porque não tem coração  comprou em um sebo pode servir a um propósito maior do que forrar a última gaveta do seu armário:

eu falei que não ia ter mais quadros? menti. clica na imagem parazzz...

eu falei que não ia ter mais quadros? menti. clica na imagem parazzz…

No tutorial acima, as letras são feitas de madeira, mas são facilmente reproduzíveis no seu, no meu, no nosso E.V.A. No YouTube tem vários tutoriais (em PT-BR êêêê!) E falando em letras, dá pra fazer a inicial do bebê com a mesma técnica de decoupagem:

quartoheroi22

Ainda com a estampa de HQ, dá pra achar vários tecidos e fazer almofadas ou abajoures:

ok, esse não é feito com HQs antigas, mas... (clica no link)

ok, esse não é feito com HQs antigas, mas… (clique na imagem)

Sugiro que se você for tentar aplicar HQ em algum móvel, pegue apenas detalhes: a parte de dentro ou as bordas de um nicho, a frente das gavetas ou o tampo – só o tampo – de uma mesa ou cômoda, mantendo o resto de cor sólida:

quartoheroi19

 

Não dá para exagerar na decoupagem com quadrinhos porque elas acabam poluindo demais o visual. Um móvel todo desses tiraria a atenção de, digamos…

5. Detalhes

Vocês ainda lembram que estamos fazendo um post de super-heroínas e começamos com a Mulher-Maravilha, não é? Que tal espalhar as estrelas do uniforme dela em pequenos detalhes pelo quarto?

quartoheroi7 quartoheroi6

Com essas dicas tão sutis, quase easter-eggs, dá para lembrar de outras heroínas, como a Bat-Girl:

quartoheroi18 quartoheroi17

Ou a Tempestade:

custa a bagatela de $88 dólares no Etsy, ou dá pra tentar fazer em casa...

custa a bagatela de $88 dólares no Etsy, ou dá pra tentar fazer em casa…

Ok, forcei a barra aqui. Mas é que eu realmente não curto móbiles com personagens, ainda que lindas, ainda que de feltro. Ou não.

6. Fofuras

Afinal, estamos falando de um quarto de bebê. E até a chata-não-quer-obviedades babou nesse móbile aqui:

clica na foto para ir (em português)

clica na foto para ir (em português)

Do Elo7, site de artesanato brasileiro, e a moça que faz esses tem de Harry Potter, Beatles…

quartoheroi3

E essas super-amigas? Dá pra fazer à mão ou encomendar com a Lika. Falando em fazer à mão, não é um post Pac Mãe se não tiver

7. DIY

Sim, boa parte do post já foi de DIY e percebemos que estamos roubando um tópico porque não soubemos encaixar essas ideias em outro, porém:

link na imagem, tutorial em inglês (mas esse tem imagens detalhadas)

link na imagem, tutorial em inglês (mas esse tem imagens detalhadas)

Essa manta/tapete de brincadeiras é feito com camisetas velhas.

link na imagem (inglês)

link na imagem (inglês)

Esses potinhos podem ser reciclados e usar aqueles bonequinhos malditos que você fica achando em todos os cantos da casa. Você pode usá-los como kit de higiene no começo (algodão, cotonete) e depois usar para guardar miudezas.

este é do etsy, mas você pode fazer em casa

este é do etsy, mas você pode fazer em casa

O ebay vende vários figures de super-heróis e heroínas avulso ou em grandes quantidades. Dá pra fazer quadrinhos, espelhos de lâmpada ou colecionar e esperar pacientemente até que o bebê esteja grande o suficiente para perdê-los. Ou usá-los para brincar nisso:

link na imagem para tutorial (em inglês)

link na imagem para tutorial (em inglês)

É uma casa de super-heróis! Serve para bonecas, bonecos, action figures e é portátil! Sim, tem um tutorial, mas eu acho que qualquer casinha de madeira pode servir de lar para super-heróis abandonados, né? E quando eles não estiverem em casa, podem morar aqui:

sim, tem tutorial em inglês clicando na imagem

sim, tem tutorial em inglês clicando na imagem

Essas gavetas de TNT são bem fáceis de encontrar e customizar. Não sei se um móvel que as caiba tão perfeitamente também é fácil, mas elas ficam bem bacanas.

Is this real life? Fechei todas as abas? O post está pronto? E ainda assim, eu sinto que deixei passar várias dicas legais. Vem comigo aqui no Pinterest e vamos construir um painel coletivo:

Siga o painel Quartos de Super-Heróis e Heroínas de Pac no Pinterest.

 

 

 

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de:

  • Kannie

    AMEI! AMEI! AMEI DEMAIS! Muuuuuuuito obrigada, Nanda! <3 Que maravilhosa você e suas dicas! Esse blog é muito amor, gente! AI QUANTAS EXCLAMAÇÕES! <3 hahahahaha beijo grande, maravilhosa <3