Dica de livro | Mitologia Grega – Uma introdução para crianças

Mitologia_300_CMYK

Vocês lembram que depois de perceber o interesse crescente do Samuel por mitologia grega eu andei procurando indicações de livros sobre o tema voltados para crianças? Pois no ano passado, na feira de livros da USP encontrei, meio que por acaso, exatamente o que eu queria!

Por que estou contando só agora? Porque só agora começamos efetivamente a ler o livro juntos e estamos amando! Mitologia Grega – Uma introdução para crianças – histórias de deuses, deusas, heróis, monstros e outras criaturas míticas (ufa! que nome gigantesco!), de Heather Alexandre, com ilustrações de Meredith Hamilton, editora Panda Books, é um livro lindo, colorido, e consegue ser simples sem ser nem de longe superficial.

Além de contar as histórias dos Deuses do Olimpo, o livro faz algo que eu nunca tinha visto: explica para as crianças do mundo de hoje a função de um mito.

“Olhe para o mundo lá fora. Você sabe por que o céu é claro durante o dia e escuro à noite? (…) É bem capaz que você consiga explicar que os trovões são causados por nuvens que se chocam umas contra as outras. Como você sabe de tudo isso? Talves tenha aprendido na escola, por meio de um programa de TV ou em um livro escrito por um cientista. 

Agora, faça de conta que estamos milhares de anos atrás, numa época em que as pessoas não tinham quase nenhum conhecimento científico. De repente, você vê um raio de luz brilhante disparado do céu. O que é aquilo? (…) Os gregos antivos criavam mitos para explicar os mistérios da natureza e diminuir o medo que sentiam de todas as coisas que para eles não faziam sentido.”

Não é demais? O livro também traz várias curiosidades que explicam a influência dos mitos gregos no nosso mundo de hoje – fala das Olimpíadas, por exemplo, de palavras e expressões que usamos hoje e que tem origem grega, referências geográficas, históricas, uma árvore genealógica para entender as complicadas relações entre os deuses, e – amei isso! – um índice remissivo para encontrar todas as referências possíveis.

A coleção “Uma introdução para crianças” conta ainda com outros títulos, e nem preciso dizer que estou de olho neles: Balé, Meio Ambiente, Céu Noturno e Orquestra. Mas já decidi qual será a minha próxima aquisição: “Mundo – Uma introdução para Crianças”, da mesma autora de Mitologia Grega.

117595773_1GG

Kathy

Kathy

Jornalista, sonserina, lannister, malkaviana, dobradora do reino da Terra, distrito 3. Transmito o legado nerd ao meu rebento, Samuel, que, pobrezinho, já reclama que ninguém da escola sabe quem é Sauron e nem fazem ideia do que significa conjurar um patrono.
Kathy

Talvez você goste de: