Leitura | Dica de livro: Sonho de Uma Noite de Verão

335911_817

Sonho de Uma Noite de Verão é o nosso livro da vez para antes de dormir! Sou suspeitíssima para dar essa indicação, pois sou apaixonada pela história.  Li pela primeira vez quando estava na escola, não me lembro exatamente a idade, mas tinha entre 12 e 14 anos. É com certeza a minha obra favorita de Shakespeare.

Como na semana passada terminamos de ler o livro sobre Mitologia Grega que indiquei pra vocês anteriormente (é um livro longo e delicioso, lemos um mito por noite e por isso demoramos um pouco para terminar, mas valeu demais!), achei que esse era um bom momento para contar para o Samuel uma história clássica, que se passa em Atenas e que também cita vários deuses e heróis gregos.

sonho_de_uma_noite_de_verao

A adaptação da obra feita pela Ana Maria Machado (Editora Scipione) é perfeita para crianças que já conseguem prestar atenção a narrativas que tenham mais texto e não muitas figuras. A edição que eu tenho é antiga, com essa capa do começo do post. A capa logo acima é da edição atual.

Lembrando que o meu filhote está com 8 anos e já lê livros sem figuras sozinho – já leu sozinho Harry Potter e a Pedra Filosofal e os três primeiros volumes de O Diário de um Banana, que ele AMA! Juntos lemos O Hobbit e Mitologia Grega – Uma Introdução para Crianças (se bem que, apesar de longo, Mitologia é bem ilustrado)

Sonho de uma Noite de verão é relativamente curto (96 páginas, com letra grande), mas a história tem vários personagens e diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo, e por isso pode ser um pouco confusa para crianças menores.

Samuel adorou a novidade (para nós) da história ser uma “peça teatral”, com a descrição de todos os personagens que aparecem no livro. Também curtiu o fato de acontecer uma peça teatral (encenada pelos artesãos) dentro da peça principal. Isso porque ainda não chegamos no ápice das confusões provocadas por Puck e a poção do amor-perfeito, mas tenho certeza que ele vai se divertir bastante!

Recomendo muito essa versão e estou em busca de uma adaptação da peça em filme ou teatro que seja adequada para crianças, para que possamos assistir juntos, ou que eu possa levá-lo. Quem souber indicar, agradeço muitíssimo!

Kathy

Kathy

Jornalista, sonserina, lannister, malkaviana, dobradora do reino da Terra, distrito 3. Transmito o legado nerd ao meu rebento, Samuel, que, pobrezinho, já reclama que ninguém da escola sabe quem é Sauron e nem fazem ideia do que significa conjurar um patrono.
Kathy

Talvez você goste de:

  • Como ainda não tenho meus bebês aproveito os sobrinhos para torná-los fã de leituras hehe.
    Minha cunhada é da Congregação, então minha sobrinha (atualmente com dez anos) não pode ler Harry Potter, apesar de estar lendo um livro de 350 páginas sobre o Holocausto (escolha dela mesma, nada a ver com a escola), e eu fico imaginando quais livros que seriam melhor para ela, gostaria de indicar várias coisas, mas a maioria ela não pode por causa da igreja. Indiquei O Pequeno Príncipe que sempre foi meu preferido na infância e O Menino do Dedo Verde, que eu também amava. Vou perguntar para a mãe dela sobre mitologia e ver se pode, se puder vou começar com o Mitologia Grega – uma Introdução para Crianças e depois passar para Sonho De Uma Noite de Verão.

    Valeu pela dica ; )

  • Kathy

    Oi Lara! Legal, acho que o de Mitologia é um excelente começo, explica muito bem e é muito divertido entender os mitos! Beijão e super obrigada!