Educação | MundoMaker – aprendizado criativo e “mão na massa” em SP

Na semana passada fomos convidadas para conhecer o MundoMaker, um espaço de aprendizagem criativa localizado no bairro da Vila Madalena, aqui em São Paulo. Apesar de ter assistido alguns vídeos sobre a escola, confesso que não tinha entendido ainda muito bem qual era a ideia.

img_20161001_172242

Antes de começar a atividade, um minuto de uma espécie de meditação “para que a gente possa ficar mais centrado, já que vamos trabalhar com ferramentas e com a concentração”. Já curti. Conseguir um minuto pensativo e silencioso em uma sala com várias crianças curiosas e animadas foi quase uma façanha, mas aquietou o grupo e fez uma diferença danada!

img_20161001_160122

Sentamos, então, em mesas com 4 ou 5 pessoas, pais, mães e crianças, e começamos a receber algumas peças soltas: uma bateria, fiozinhos, pedaços de madeira recortados, uma carinha de um robô com olhos de lâmpada, coisas assim. Nenhuma instrução foi dada, éramos estimulados apenas a manipular os materiais e entender a função de cada peça.

img_20161001_173804

E assim, aos pouquinhos, sem nenhuma orientação específica, sem ensinar nada, apenas orientando ou respondendo nossas dúvidas, fomos descobrindo – sozinhos! – como construir um robozinho que acendia uma luz, com um botão que ligava e desligava. Vejam bem: eu, uma pessoa que mal consegue utilizar uma tesoura sem ponta, habilidade zero para trabalhos manuais, montei um robozinho sozinha!

img_20161001_164730

 

Fiquei encantada com a metodologia “maker”, que depois vim a saber que se baseia no construcionismo. Ou, se você preferir, uma explicação que achei mais legal e amigável: educação mão na massa. Pude comprovar que o programa tem o objetivo de estimular capacidades que são desenvolvidas com a prática real. Adorei a experiência, super recomendo, ainda mais pelo termômetro infantil: as crianças amaram e já estão querendo mais!

img_20161001_164755

Nas aulas do MundoMaker os participantes trabalham em projetos como instrumentos musicais, teatros automatizados e criam seus próprios brinquedos e histórias utilizando programação, modelagem 3D, robótica, mecânica, eletrônica, cortadora laser, impressora 3D e ferramentas manuais diversas, como serrote, martelo, solda e tinta.

img_20161001_152529

Além de estimular o empreendedorismo, as aulas mostram como é possível encontrar soluções e resolver de problemas. Achei o método um grande diferencial entre as dezenas de “escolas de programação” que vemos por aí por toda a parte, que parecem oferecer sempre mais do mesmo.

img_20161001_174256

Oficinas Especiais – Dia das Crianças

O MundoMaker realizará, entre os dias 10 e 15 de outubro, oficinas especiais para crianças entre 7 e 15 anos, em comemoração ao Dia das Crianças. Durante uma semana, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades digitais, aprendendo técnicas de programação, design, eletrônica, entre outras, além da atenção plena para realização de trabalhos, em 3h30 de atividades por dia.

Serviço

Oficina Maker na Semana da Criança

Endereço: Rua Harmonia, 896 – casa 6 – Vila Madalena – São Paulo (SP).

Datas: turmas de 10 a 15 de outubro.

Horários: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

Faixa Etária: de 7 a 15 anos

Investimento: R$ 680,00/semana/meio período

Contato: ola@mundomaker.cc

 

Kathy

Kathy

Jornalista, sonserina, lannister, malkaviana, dobradora do reino da Terra, distrito 3. Transmito o legado nerd ao meu rebento, Samuel, que, pobrezinho, já reclama que ninguém da escola sabe quem é Sauron e nem fazem ideia do que significa conjurar um patrono.
Kathy

Talvez você goste de: