Festa | Dicas de decoração para um aniversário de O Estranho Mundo de Jack

Por Rodrigo Alexandre

Hei crianças venham ver
Algo estranho vai acontecer!
E quem nos acompanhar
Com certeza vai se assustar!

rodrigo1

Isto é Halloween! Abóboras (e crianças) gritam na calada da noite em meio a docinhos, piscina de bolinhas e pula-pula!
Desde o primeiro ano do Miguel nos empenhamos em fazer as suas festas de aniversário em casa. Apesar de dar um trabalhão acreditamos que receber os amigos e familiares em um ambiente seu proporciona experiências muito mais interessantes.

Após a festa de 3 anos (vai no Grupo Pac Mãe lá no Facebook que tem foto do Miguelssauro) estávamos nos preparando para saber qual seria o próximo tema. Pais que somos, queríamos aproveitar ainda a pouca idade e fazer “O Pequeno Príncipe”, livro de coração tanto meu quanto da Rajha, entretanto, quis o destino e as tardes com Netflix que Miguel fosse apresentado a “O Estranho Mundo de Jack” (The Nightmare Before Christimas, 1993). Então, com seu sensacional entusiasmo, virou pra mamãe e disse:

-Mamãe, que cê acha de uma festa de Haloweeeeeeen?

rodrigo2

Pronto. Adeus Saint Exupery, olá Tim Burton! Começaram os planejamentos para o Halloween do Miguel.

Rajha adora festas e é a Mestre do Pinterest. Começou a fuçar ideias uns oito meses antes, acompanhada pelo olhar atento de Miguel. Testamos algumas receitas (bolo de abóbora, paleta de abóbora) e Rajha começou a trabalhar na decoração. Como moramos no Rio de Janeiro mas o restante da família está em São Paulo tínhamos que estar com tudo pronto para embalar os enfeites, as vassouras-surpresa e seguir viagem. Encomendei de surpresa as sacolas feitas à mão da Recordações Retrospectivas, que são por elas mesmas um elemento decorador.

rodrigo3

doces ou travessuras?

Em São Paulo fomos até a 25 de março terminar de comprar lembrancinhas que remetessem ao Halloween: Aranhas em suas teias, baldes em formato de abóbora, um espantalho da Grande Abóbora, anéis de Hallowen e outras travessuras.

Miguel queria estar fantasiado de Jack e escolheu para cada um de nós um personagem. Rajha seria a Sally, eu faria um Vampiro, o irmão mais velho o Monstro Verde, a vovó a Bruxa e assim por diante. Infelizmente como não conseguimos agenda em nenhum costureiro da família optei pra fazer o fraque do Jack então optei por pintar uma camiseta branca com as riscas de giz e a gravata morcego do Rei das Abóboras.

teve até vovó bruxa!

teve até vovó bruxa!

Para entreter a criançada alugamos um pula-pula e uma piscina de bolinhas. Uma vovó fez carne louca e a outra geladinhos de goiaba, milho-verde, chocolate e abacaxi para amenizar a onda de calor e servimos suco natural de laranja e suco natural de maçã, feitos na hora, com uma juicer. Acabava o suco, alguém ia lá e ajudava a preparar. Encomendamos alguns salgados (esse ano nossa viagem foi mais curta, não deu tempo de fazer todas as comidinhas).

O bolo foi feito à quatro mãos. Papai e Mamãe se revezaram nas feituras das massas do bolo de milho e coco. Rajha se encarregou do recheio de brigadeiro-de-verdade enquanto eu preparei uma ganache de chocolate meio amargo e improvisei uma teia de aranha na cobertura.

rodrigo5

Ao final todos se divertiram bastante e, o mais importante de tudo, foi ouvir do Miguel que havia adorado a festa!

rodrigo6
Serviço:

rodrigo7Decoração: Você pode seguir a Rajha no Pinterest por aqui. Tem vários pins inspiradores e muitos tutoriais!

 

 

 

 
rodrigo8As sacolinhas são do pessoal do Recordações Retrospectivas. A página do Facebook deles é essa aqui. Tudo bem dizer que vieram pelo post no Pac Mãe, eles vão adorar! Só atentem-se em fazer o pedido com bastante antecedência porque o trabalho deles é manual e personalizado. Não tem sacola igual a outra!

 

 

 

Piscina de Bolinhas e Pula-Pula
Se estiverem em São Paulo falem com o Douglas! Ele foi super-atencioso com a criançada e muito tranquilo! Os brinquedos estavam em perfeitas condições e não foram caros.
Vitoria Brinquedos: (11)2742-3828/(11)998-619-432

Receitas!

rodrigo9O bolo do Miguel foi feito com 4 receitas dessa massa deliciosa. Primeiro assamos uma forma tamanho 18 com duas massas. E depois mais outra, para sossegar as vovós que sempre acham que vai faltar comida!
Bolo de Milho e coco
1 lata de milho verde
1 lata de leite condensado
100 gr de coco ralado
3 ovos
1 colher de sopa de fermento

Bata no liquidificador o milho-verde, o leite-condensado, os ovos e metade do coco ralado. Quando ficar uma massa homogênea desligue o liquidificador, misture com uma colher o restante do coco e o fermento. Coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada de farinha de trigo. Levar ao forno pré-aquecido à 180graus por meia hora ou até ficar dourado.
Atenção: Essa receita pode ser considerada livre de glúten, por não conter farinha de trigo na massa, mas não é indicada para celíacos. Se for o caso pode fazer a massa numa forma untada com outra farinha. 

Recheio de brigadeiro molinho
2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Colocar todos os ingredientes em uma panela larga e levar ao fogo baixo até atingir a consistência desejada. Não deixe endurecer muito, senão fica difícil para colocar o recheio!

Ganache de Chocolate
Uma receita de ganache foi suficiente para as cobrir as quatro massas de bolo e ainda sobrou! A vantagem da ganache à outra cobertura é o fato dela resistir bem ao calor e ficar com uma textura marmorizada. Prefiram chocolates mais amargos (usamos um 40% cacau) para contrastar com o recheio de brigadeiro!
400 gr de chocolate 40% cacau
1 lata de creme de leite
Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite e mexa até ficar com uma cor homogênea.
Faça a ganache somente quando for cobrir o bolo, pois se ela endurecer você terá de leva-la ao banho-maria de novo!

Confira algumas fotos na galeria abaixo e corre pra comunidade do Pac Mãe no Facebook pra ver muitas outras e trocar uma ideia com Pac Pais e Pac Mães que adoram uma festinha caseira!

rodrigofRodrigo é pai do Miguel e do Raul e esposo da Rejane. Ele já esteve aqui no Pac Mãe falando sobre Rio 2 e se continuar com essas festas maravilhosas, ainda vai aparecer várias vezes. (:

Talvez você goste de:

  • Clarissa Bastos

    Também estou na luta de fazer o niver de meu filho com esse tema. Ele assiste o tempo todo. Ótimas dicas ! Amei. Em.novembro volto aqui pra falar sobre o resultado. Muito obrigada!