Festa | Decoração Ninjago – Parte 1: Giz de cera de LEGO

Se vocês acompanham o Pac Mãe pelas redes sociais da vida, devem ter visto que o aniversário do meu filhote está chegando. Benjamin vai fazer 5 anos, e escolheu o tema LEGO Ninjago, sua obsessão dos últimos meses. Ele se vestiu de ninja no carnaval, aprendemos a fazer shurikens de origami e espero que com essa festa, Ninjago finalmente saia de seu sistema, porque do meu eu tenho certeza que nunca mais sairá. Descobri meu potencial verdadeiro como organizadora de festas infantis.

Como trabalhamos com pouca verba, praticamente tudo da festa está sendo feito em casa. Com a ajuda inestimável de uma amiga, estão sendo feitos convites, enfeites de mesa, lembrancinhas e até os cupcakes e docinhos. Como eu sei que pac mãe que é pac mãe adora uma festinha caseira, vou compartilhar com vocês algumas coisas que estamos fazendo, inclusive as que não estão dando certo. E a primeira delas é: o giz de cera de LEGO.

20140318-183859.jpg

Se você é pheena e rycah, ou apenas planeja a festa com antecedência, pode encontrar moldes de silicone de tijolinhos e de minifigs na Amazon ou no ebay. Eles são baratos o suficiente para passarem pelo limite de 50 dólares de compras internacionais, leves o suficiente para que o frete não seja proibitivo e têm  um milhão de usos. Como eu não sou nem pheena, nem rycah e só comecei a comprar as coisas da festa (que é daqui a 1 mês) há uma semana, resolvi aproveitar os ensinamentos de Estéfi Machado e produzir o meu próprio molde de silicone. Pois é.

A primeira dificuldade foi encontrar a tal borracha de silicone. Veja bem: uma pesquisa rápida no google e você verá vários fornecedores do material em cores variadas. O problema é que assim como não havia tempo para encomendar os moldes prontos da Amazon, eu corria o risco da borracha não chegar, greve dos Correios e tudo. O jeito foi ligar de loja em loja até achar um fornecedor de materiais químicos que produzisse a tal da borracha de silicone, ao dobro do preço encontrado na internet. E só tinha meio kg, então eu teria que me virar com aquilo que conseguisse, quem mandou deixar tudo pra última hora?

20140318-184052.jpg

Borracha de silicone em uma mão, vaselina sólida na outra e… hmm. Não. Pera. Esse é um blog de respeito. A Estéfi não mostra o passo-a-passo, mas não é tão complicado assim: você unta a fôrma e as peças que servirão de molde com a vaselina sólida para que a borracha de silicone não as inutilize para todo o sempre. Usamos esse vídeo como tutorial, mas confesso que coloquei no Fast Foward porque… bem, assistam ao vídeo e vocês entenderão os motivos.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=fNKHssyoXbU]

Se você reparar no tutorial da Estéfi e no vídeo acima, as peças para o molde são colocadas viradas para cima e a borracha de silicone é despejada sobre elas para criar o negativo. Acontece que eu achei que poderia muito bem funcionar da maneira inversa: colocar a borracha de silicone e enfiar as pecinhas viradas para baixo. Spoiler alert: não funciona. Sem muita noção de profundidade, eu acabei colocando as peças muito fundo no silicone, o que deixou a camada de baixo tão fina que chegou a fazer pequenos furos depois de pronta. Resolvi testar antes de decretar o fracasso total da experiência e tentei fazer o giz de cera no meu frágil e tosco molde caseiro de silicone.

20140318-184242.jpg

E não é que deu certo? Quer dizer, certo na medida do possível. Eu coloquei pouco giz em cada fôrma, então o resultado final foram peças beeem fininhas, tão finas que algumas quebraram quando desenformei, e por algum motivo todas decantaram. Ainda vou testar com o dobro da quantidade de giz para fazer blocos mais duráveis, afinal, eles serão parte da lembrancinha da festa. As que não haviam se quebrado no desenformar, o filhote terminou de destruir ao vê-las em cima da mesa e tentar montá-las como a um LEGO de verdade. E essa reação dele? Exatamente a que eu esperava!

Giz de cera de LEGO: Sucesso!

20140318-184426.jpg

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: