Gênero | Produtos desnecessariamente estereotipados

*Este post tem conteúdo altamente sarcástico e irônico*

Tem dias que a gente acha que já viu de tudo nessa vida, mas aí então aparece um tumblr com alguma coisa que nos surpreende, e infelizmente, nem sempre é só coisa boa. Esse tumblr aqui, Unnecessarily Gendered Products (Produtos Desnecessáriamente Genderizados) nos faz rir não porque é engraçado, mas porque é ridículo ver como a nossa sociedade ainda insiste em nos moldar dentro dos esterótipos de gênero.

Por que eu sou mãe, mas isso não me define. Sou mulher, mas isso também não me define. E não vai nenhuma empresa, nem nenhum produto, que vai me dizer quem sou, o que devo fazer e como me comportar.

E pra vocês sentirem o nível, a galeria abaixo tem alguns dos produtos mais absurdos: estamos olhando para os lencinhos “com tamanho de homem”, sim:

tumblr_mz3hhdT4XN1tp3vibo1_500

Caneta Bic. Para mulheres.
Claro que é rosa ou lilás, né.
Como diria a Ellen DeGeneres nesse vídeo, até que enfim uma caneta para mulheres! Agora eu vou poder escrever a lista de compras com algo feito espcialmente pra mim, nossa, que especial! #SQN

tumblr_mz3h68vqMc1tp3vibo1_500

Barra de Cholate Yorkie.
“Não é para meninas”
Isso aí, gente. Um chocolate só para homens. Não sei nem o que comentar de tão absurdo que é.

tumblr_n2x3d65I9s1tp3vibo1_500

Água para mulheres.
Claro que tinha que ser rosa, senão né, como eu saberia que não é a água de homem? Já pensou eu comprar uma água de homem por engano?! ECA!

tumblr_n9utaf2QfK1tp3vibo1_500

Martelo para mulheres.
Rosa, de novo. Por que é um absurdo eu ter que usar essas coisas horríveis e feias de homem, afinal, mulher tem que ser feminina até martelando pregos, né?

tumblr_mz3i6qghn71tp3vibo1_500

Lenço de Papel “Tamanho para homens”
A indústria corroborando com a obsessão masculina por tamanho. Pra variar.

E por último, meu favorito:

tumblr_n03bncEuBY1tp3vibo1_500

Tabletes de laxante divididos por gênero!!!!!
Será que o cocô vai sair rosa também?

A gente sempre levanta a questão dos produtos infantis separados por gênero, mas ou a indústria está infantilizando os adultos, ou simplesmente não conseguem enxergar o quão ridícula é a genderização.

Se você se interessa mais sobre o assunto das diferenças de gênero impostas pela sociedade/indústria, tem esse texto aqui que mostra o quão prejudicial isso é para as nossas crianças.

Thiciana Mandú

Thiciana tem 29 e é estilista, fotógrafa e ilustradora. Como boa Corvinal, adora livros e devora desde romances a obras históricas. É mãe da Ramona (2 anos) e pretende ensinar a pequena nos caminhos da Força desde já. Entre Star Wars e Star Trek ama ambos, mas prefere Stargate. Ilustra desde 2012 um monte de nerdices e fofurices. Queria ser mais ativista de causas femininas e maternas, mas sua natureza hobbit faz com que troque tudo por um bom chá da tarde. No RPG ou é druida/clériga ou malkaviana. Seu sonho? Morar num lugar frio. Tipo Nárnia.

Talvez você goste de: