Goldieblox lança boneca construtora e ataca Barbie em anúncio


“Você é beleza e beleza é perfeição”. Essa frase é repetida mecanicamente ao longo do novo comercial da Goldieblox, a empresa que lançou um brinquedo criado para estimular meninas a se interessarem por engenharia e construção e fez os melhores comerciais do ano passado. O brinquedo tem recebido algumas críticas negativas: mães e pais envolvidas na questão do empoderamento infantil argumentam que o brinquedo é chato, difícil de brincar, não oferecer muitos níveis de desafio e ainda por cima é em tons de rosa e lilás.

Mas calma! A Goldieblox não se revoltou e resolveu passar para o lado mercadológico da força. O novo comercial é uma crítica às bonecas de moda, como as Barbies, Bratz e até as nossas queridas Monster High. O comercial mostra uma linha de produção de bonecas e meninas devidamente paramentadas com sandálias de saltinho, roupas cor-de-rosa e cabelos penteadíssimos, enquanto uma tela repete a frase acima. Aí uma menina de macacão, tênis e cabelos selvagens começa a quebrar toda a fábrica com um martelo. O nome da peça é “Goldieblox vs. the Big Sister”, ou a Grande Irmã, e quem leu 1984 sabe que o Big Brother é muito mais assustador do que aquele reality show.

E como marketing parece ser o ponto forte da marca, o vídeo é o anúncio de um novo produto da empresa, a Goldieblox Girl Inventor:  Zipline Action Figure. Chamada de Goldie, a boneca tem vários pontos de articulação, além de mãos e pés projetados para “ação”. Ela vem com uma zipline e ferramentas que podem ser interutilizadas com todos os outros produtos da linha Goldieblox. Segundo o site, a boneca surgiu a partir de uma pesquisa que mostra que meninas que brincam com bonecas de moda (como a Barbie) acabam enxergando menos opções de carreira do que os meninos

GB_AF001_ActionfigureHERO_920x920_144dpi_grande

“Brincar com a Barbie tem um efeito nas ideias das garotas sobre seu lugar no mundo”, diz a pesquisadora líder do estudo. Ela também afirma que a pesquisa não é definitiva, e que o desenvolvimento infantil é muito mais complexo do que a brincadeira com um tipo de brinquedo. Mas não é muito difícil aceitar os resultados dessa pesquisa, não são apenas as bonecas de moda que nos mostram que as mulheres se resumem a beleza, e que ser bonita é ser perfeita. Toda uma indústria de cosméticos e moda, além de uma sociedade patriarcal, nos leva a essa linha de pensamento.

Só que… se a Goldie veio para romper com esses estereótipos, porque raios ela é loira e magra também? Certo, seus pés são para tênis e não para saltos, mas aí até a Skipper, irmã da Barbie, também usa tênis. O vídeo é muito legal e nos coloca pra pensar, mas novamente, o brilhantismo da Goldieblox para no comercial. Se for pra ficar com uma boneca não-comercial, eu prefiro a Lamilly ou as figures da IAmElemental. E você?

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: