Gravidez | A chegada de um novo bebê

 

images

A chegada de um novo membro na família é motivo de felicidade, mas para as crianças pequenas essa felicidade nem sempre é imediata, muitas vezes rola um ciúme, conversar bastante com o primogênito é essencial para um bom acolhimento do novo integrante da família. Conversamos bastante com a Alice, mas obviamente ela sente ciúmes do Arthur, ela nunca o destratou ou rejeitou, porém começou com ter crises dramáticas e ficou mais chicletinha com a gente e com o irmão.
Montamos aqui uma lista com diversas referências sobre como pode ser esse momento tão especial:

Quando o ciúme aparece:

1- “Mamãe vai me dar um irmãozinho” – Música do Grupo Palavra Cantada

O grupo palavra Cantada, geralmente,  retrata em suas músicas particularidades do universo infantil. É um dos grupos infantis mais legais do Brasil, música de qualidade que não ofende a inteligência das crianças. Essa música retrata um pouco sobre o que se passa na cabeça de algumas crianças sobre como será sua vida depois da chegada de um irmãozinho.

2- O Pequeno Nicolau – Filme

Esse filme é baseado num clássico livro francês.  O personagem foi criado em 1950 por Jean-Jacques Sempé, um dos mestres do cartum francês,  o filme retrata as aventuras de Nicolau e seus amigos em busca de uma solução para a suposta gravidez da mãe. Em sua imaginação depois que o bebê nascer os pais deixarão de amá-lo e o abandonarão na floresta. É hilário! É um dos melhores filmes infantis que já assisti.

3- Angelina Ballerina – S01E13 Angelina’s Baby Sister

Esse episódio mostra a rotina turbulenta de se ter um bebê pequeno em casa e como muitas vezes os adultos acabam esquecendo das crianças grandes. Infelizmente a Netflix tirou essa temporada do ar.

4- O pequeno Stuart Little – Filme

960

O filme conta a história de Stuart, um rato, que vivia num orfanato, junto com outras crianças. Até que a família Little decide adotar um irmão para seu filho George, e eles se apaixonam pelo carisma do pequeno ratinho. Stuart é então adotado e passa a lidar com divergências com Snowbell, o gato da família, e o próprio irmão, que não o aceita. A história é baseada no livro de Elwyn Brooks White.

Livrinhos legais:

5- Agora sou irmão mais velho, uma história sobre o novo bebê na família – Annette Sheldon – Editora Artmed.

Joyce_Ale_Alice-44 baixa logo 1

“A vida do menino Pedro muda quando sua irmãzinha nasce. Ser o irmão mais velho é difícil e Pedro precisa aprender a dividir a atenção dos adultos. Com o tempo, contudo, o menino começa a gostar de ter uma família maior e de todas as coisas relacionadas ao fato de ser o irmão mais velho. ”
6- Um bebê vem aí –  John Burningham e Helen Oxenbury – Editora Paz e Terra

Joyce_Ale_Alice-40 baixa logo 1

“A chegada do bebê se aproxima, e as perguntas que surgem na cabecinha de uma criança pequena são descritas, neste livro adorável, com sensibilidade e humor. Um bebê vem aí é uma preciosidade de dois dos mais renomados autores de livros para crianças do mundo e traduz o amor, a excitação e a confiança do menininho da história, à medida que ele imagina vários possíveis futuros para seu irmãozinho ou irmãzinha. Um clássico, imediato e para sempre. ”
Eu estou apaixonada pelo livro, ele mostra a evolução da gravidez da mãe e a mudança das estações do ano. Amei as ilustrações!

Quando a conversa fica complexa:

7- Mamãe botou um ovo – Babette Cole – Editora Ática

mamae-botou-ovo

 

“Mamãe e Papai resolvem contar como são feitos os bebês, mas explicam as coisas à sua maneira. Sorte que as crianças têm explicações muito melhores.
Considerado altamente recomendável para a criança na categoria livro informativo, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.”

Se o assunto for com crianças grandes a conversa pode ficar complexa. Como o bebê foi parar na barriga da mamãe? As ilustrações causam discórdia até em sala de professores, nesse livro as crianças desenham os pais fazendo sexo das formas mais hilárias possíveis.

ovo_2

 

Os livros dessa autora sempre trazem algo de polêmico para o público adulto, num dos livros que eu li ela mostra um casal homoafetivo.

“Na literatura infantil, falar sobre sexo, divórcio e doenças foi sempre difícil. Mas não para Babette Cole, que aborda esses e outros assuntos com extraordinário senso de humor e ilustrações incríveis.”

Da mesma autora os ótimos “O príncipe Cinderelo”  e “Mamãe nunca me contou”.

8 – De onde Viemos – Peter Mayle, Arthur Robins e Paul Walker

20449_4

Esse livro é um clássico. Foi com ele que eu e minha irmão descobrimos como os bebês são fabricados.

9- Ceci vai ter um bebê – Thierry Lenain – Cia das Letrinhas

especies-nativas-para-a-piscicultura-no-brasil-bernardo-baldisserotto-8573911352_300x300-PU6eb58a1f_1

“Max e Ceci se conheceram na escola – encontro narrado no livro Ceci tem pipi?. Naquela história, Max descobriu que, estranhamente, Ceci não fazia parte das pessoas Com-Pipi. Ceci era um ser Com-perereca. Em Ceci quer um bebê, a garota resolve fazer um filho com Max. Eles deitam na cama e Ceci pede que Max a abrace bem forte. Depois, vão tomar um lanche.
No dia seguinte, eles comparecem à escola fantasiados, pois é Carnaval: Max, de guerreiro das estrelas, e Ceci, de grávida. No outro dia, Ceci continua com a mesma barrigona, o que deixa Max muito feliz. A professora, porém, fica louca de raiva. No terceiro dia, Ceci aparece sem barriga e com um bebê de verdade. Será possível?
Ceci quer um bebê aborda as diferenças entre meninos e meninas do ponto de vista das próprias crianças, com muito humor e sensibilidade. As ilustrações coloridas de Delphine Durand tornam a história de Thierry Lenain ainda mais atraente.”

Esse livro foi motivo de discórdia na minha cidade. Eu, particularmente, gosto do livro e acredito que ele deve ser trabalhado em sala de aula.

Nascimento:

10- Pingu

Nem todo mundo nasce da barriga da mamãe, alguns nascem de ovos. Episódio que mostra o nascimento da irmãzinha Pingá:

Ter irmão é uma delícia. Todo mundo que eu conheço que é filho único detesta e reclama. Alguns filmes mostram essa linda amizade:

11 – Frozen

Frozen é uma febre! Passamos por uma fase Anna e Elza aqui em casa e confesso que fiquei enjoada, mas o que ninguém pode negar é que é um filme de princesa bem diferente dos outros. Amor entre irmãos é, definitivamente, para sempre.

Elsa-Anna
12- Meu amigo Totoro

Tonari no Totoro ou Meu Amigo Totoro, no Brasil, é uma animação japonesa de 1988, com direção e roteiro de Hayao Miyazaki. O filme conta as aventuras das irmãs Mei e Satsuki na floresta encantada que cerca a casa onde elas vivem com seu pai.

film_31
13- Irmão Urso

Em meio a toda a beleza da natureza americana, a vida de um rapaz chamado Kenai muda inesperadamente quando os Grandes Espíritos o transformam em um urso – a criatura que ele mais odeia. Depois de fazer amizade com um filhote de urso chamado Koda, Kenai tentará recuperar a sua forma humana enquanto o seu irmão (que não sabe da transformação de Kenai) o persegue em uma missão para vingar e honrar sua família.

irmao-urso_02
14 – O Gato – Filme baseado no livro “O Gatola da Cartola” do Dr. Seuss

O filme conta a história de duas crianças normais, Sally e Conrad, que em um suposto dia comum encontram um enorme gato falante, que usa uma cartola vermelha e branca. O Gato, junto com o peixe de estimação também falante e os agitados assistentes do felino, Coisa 1 e Coisa 2, mostram para as crianças como podem ter um dia com muita diversão e brincadeiras. Mas o cachorro Nevins acaba fugindo e eles irão viver grandes aventuras tentando recuperá-lo.

14601696_cFpm1
15 – Charlie e Lolla

Charlie é a encarnação da paciência, meu marido diz que deve ser infinita. Ele cuida, ensina e brinca com a irmãzinha Lolla. Uma graça! Aqui em casa é sucesso!

charlie-lola-my-little-town_51732-96914_1
16 – Pinky Dinky Doo

Pinky Dinky Doo é um desenho animado criado por Jim Jinkins, o mesmo criador do desenho Doug. Nesse desenho Pinky,uma menina de 10 anos de idade,  inventa histórias e ajuda seu irmão mais novo Tyler a realizar algo, resolver problemas e descobrir o mundo.

pinkydinkydoohero
17 – Caillou

Caillou é uma série animada infantil franco-canadense, lançado em 1997. É baseada na série de livros franceses pré-escolares escritos por Christine L’Heureux e ilustrados por Hélène Desputeaux. O desenho mostra o cotidiano de Caillou um menino de 4 anos, e que poderia ser dia a dia de qualquer crianças nesta fase. É educativo e fofinho.

índice2

18 – Show da Luna

Desenho animado mais legal dessa lista, ele é tão incrível que já ganhou post aqui no blog.  Irmãos que  brincam aprendem e descobrem juntos!

maxresdefault
19- Peppa Pig

A gravidez inteira a Alice chamou o Arthur de “George”. Ela não vê a hora do Arthur crescer para pular poças de lama com ela!

índice

20- Dora aventureira S04E11 -Big Sister Dora

Esse desenho também é bem pedido aqui em casa. Infelizmente esse episódio  que conta o nascimento dos gêmesos não está mais disponível na Netflix.

maxresdefault

21- Manny mãos a obra

Manny_carries_Susana

No espisódio “Big Sister” Manny conserta o berço da bebê Isabella, filha do Sr. Sra Alvarez, também ajuda Susana (filha mais velha) a lidar com os sentimentos da chegada da irmãzinha. Infelizmente a Netflix também retirou esse desenho do catálogo.

22- Cebolinha e Maria Cebolinha

23- The Hive – O nascimento da Bebelha

Descobrimos esse desenho na Netflix na fase abelhuda da Alice, no primeiro episódio vemos a chegada da irmã mais nova.

the-hive-1

Joyce Recco

Sou uma professora feliz da Rede Pública, mãe da Alice (3) e do Arthur (3 meses). Adoro fazer listas, organizar e criar coisas. Sou apaixonada por literatura infantil, culinária, DIY e fotografia. Curto ficção Científica, gosto que aprendi com a minha Pac Mãe. Adoro Star Wars, Star Trek e fico muito chateada com a competição que o pessoal faz entre as duas franquias, coração de mãe é grande e tem espaço para todo mundo!

Últimos posts por Joyce Recco (exibir todos)

Talvez você goste de: