Guest Post | Festa de aniversário Harry Potter DIY

A Kátia, é dessas Pac Mães, que ama fazer uma festinha infantil caseira e planejar todos os detalhes, ano passado ela fez no tema Harry Potter para a sua filha de 6 anos e conta tudinho aqui pra gente!

“Quando a Kristal me pediu para escrever sobre a festa Harry Potter que fiz para os 6 anos da Sarah, fiquei super feliz, pois as duas coisas são minhas paixões: festas e Harry Potter. E o site Pac Mãe junta outras duas paixões, a maternidade + nerdice : )

No momento em que a Sarah disse que queria uma festa com esse tema, nem acreditei! (melhor que isso só se pedisse Star Wars, mas a gente chega lá kkkk). A riqueza de referências e detalhes que podiam ser explorados era infinita e eu pirei totalmente!

Festa pra mim tem que ser completa no tema: decoração, comidinhas e brincadeiras! Por isso acabo sempre fazendo quase tudo, pois esse nível de customização é demais pra qualquer contratação : )

Queria que as crianças e adultos realmente mergulhassem no universo do bruxinho mesmo antes da festa, então o convite já foi todo especial, a carta de convocação para estudar em Hogwarts, com selo de coruja e tudo! O envelopes foram envelhecidos com chá e salpicos de café instantaneo.

Até o selo de cera para fechar o envelope com o brasão coloquei. Só não deu pra mandar entregar via coruja rs

Usei um chapéu de bruxa antigo para fazer o chapéu seletor. Com feltro marrom fui modelando e colando no chapéu base, ficou bem legal. Na festa fiz uma cerimônia de seleção das casas onde colocava o chapéu na cabeça de cada criança e ela sorteava um pepelzinho com a casa a qual pertenceria, Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa Lufa. Casa escolhida, entregava capa e cachecol na cor. Os cachecóis fiz de feltro colorido, as tiras colei com uma cola comprada em casa de artesanato, funcionou bem!

1779936_10152213291198724_1611494654_n

Cantinho do chapéu seletor, capas, e cachecóis pra cerimônia.

20140302_130443

Placas para tirar fotos ajudaram a ter recordações divertidas para os convidados. Papel cartão grande com alguns impressos colados já fizeram um ótimo efeito.

DSC02269 20140301_154551

Não faltou a coruja Edwiges com seus pacotes (vazios só pra decoração), brasões das casas e as gostosuras da Dedos de Mel, sapinho de chocolate e feijõezinhos de todos os sabores. As caixinhas eu imprimi, cortei e montei, deu um trabalhão, mas valeu a pena!

1902767_10152257790013724_1973006813_n

unnamed (7)

Também teve cerimônia de escolha das varinhas, foi muito divertido, e cada criança ganhou a sua, que foi usada depois em um duelo de feitiços.

Essa brincadeira eu que bolei, e você só precisa de cartelas com os feitiços escritos (incendio, accio, alomodorra, etc) e um dado, fiz um de papel triangular que ficou muito legal.

Na hora do duelo, o juiz diz o feitiço, movimento de varinha (pode inventar) e aí as crianças que estão duelando dizem o feitço e jogam o dado ao mesmo tempo, aquela que tirar o número maior ganha.

20140302_130321

Essas varinhas maravilhosas com caixinha e tudo (até tag com a composição) foi feita pela Artflowers, eles tem agora toda linha de artesanais Harry Potter, incríveis!!!

Outra brincadeira foi a aula de poções. Faça “receitas” de poções com desenhos do caldeirão, ingredientes, e várias cartelas com ingredientes variados, caldeirões de vários modelos, etc.

Divida as crianças em grupos, dê a receita para cada um e aquele que montar primeiro a poção corretamente pegando as fichas dos ingredientes ganha, as crianças amaram.

Teve também uma busca pelas Relíquias da Morte, contei a história das relíquias resumidamente e depois as crianças saíram para procurar entre os convidados papéis com os desenhos das varinhas, da capa de invisibilidade e da pedra da ressurreição.

A casa que encontrasse as três primeiro seria a vencedora . No final de todas as provas contei os pontos para ver qual casa havia ganhado. Foi Grifinória!

20140302_155918

A mesa foi dividida em quatro setores, composta com as cores das casas e em cada delas composta por coisas que faziam referencia àquela casa.

Aproveitei itens que já tinha em casa, como os docinhos em forma de abóbora que haviam sobrado do Halloween para fazer a plantação do Hagrid. Os pomos de ouro foram chocolatinhos redondos envoltos em papel dourado e com asinhas douradas que cortei e colei. Usei caldeirões para decorar a mesa, pequenos baús com cara de antigos, livros da saga, óculos e bolachas de tronco natural. As cobrinhas da Sonserina são de biscoito que fiz junto com a Sarah. Imprimi uns mapas do maroto também que ficaram legais espalhados pela decoração.

No final acho que consegui meu maior objetivo, a Sarah curtiu demais a festa, as crianças comentaram por muito tempo sobre a tal festa do Harry Potter, ela me ajudou em vários momentos, tanto na decoração como nas comidinhas. Foi mesmo memorável!

Essa pedra filosofal foi feita com pedacinhos de palha italiana embrulhada em papel tipo chumbo vermelho, pode ser qualquer coisa, o legal é a menção ao detalhe da história.

unnamed (6)

Os doces da Dedos de Mel e os sapos de chocolate não podiam faltar. As formas para fazer os sapos tive que comprar pela amazon, mas são perfeitas no tamanho e formato. Se eu já tivesse descoberto o Aliexpress na época, teria sido bem mais fácil.

unnamed (5)

Agora dá pra encontrar na Elo7 também os sapos de chocolate:

E o bolo não poderia deixar de ter o brasão de Hogwarts, mandei fazer o papel a arroz e apliquei, literalmente “piece of cake”!”

unnamed (2)

 


Katia Barga, professora de yoga, doula, mãe da Sarah de 7 anos e da Alice de quase 1. Amante de séries, Star Wars, Harry Potter, Once Upon a Time. Ama fazer tudo para as festas das filhas e não perde a oportunidade de fazer um evento com tema legal.

Katia Barga, professora de yoga, doula, mãe da Sarah de 7 anos e da Alice de quase 1. Amante de séries, Star Wars, Harry Potter, Once Upon a Time. Ama fazer tudo para as festas das filhas e não perde a oportunidade de fazer um evento com tema legal.

Kris

Publicitária, trabalho em ong, 33 com cara de menos. Mãe do Marco de 8 anos. Amo música, livros, show de rock e desenho animado. Desculpas aos novos games, mas ainda prefiro um Super Nintendo.

Talvez você goste de:

  • Daniela Bandeira

    Gente, morri com essa festa!! *o*
    Quanta ideia legal!! Parabéns, ficou linda!!

  • Karina

    Aiii meu Deus, quero já uma festa com esse tema!!!!!