Heidi | Uma menina muito especial com um dedinho do Myiazaky

Antes de morar aqui na terra da batata e da salsicha eu nunca havia ouvido falar da Heidi. Ano passado o canal infantil chamado KIKA (eu amo porque é sem comerciais) passou os 50 e tantos episódios dessa série. Religiosamente ao meio dia, desde que cheguei aqui, esse canal passa um anime japonês antigo na ordem correta dos episódios, já vi Pinochio e Alice no País das Maravilhas.

Heidi - Animação japonesa que faz muito sucesso na Alemanha

Heidi – Animação japonesa que faz muito sucesso na Alemanha

O seriado conta as aventuras de Heidi, uma menininha órfã, muito perspicaz, cheia de opinião e doce, com seu jeito esperto ela acaba mudando para melhor a vida de muita gente, contei simplificadamente para não dar spoiler. É muito amor. Sou fã!

A Heidi é muito famosa na Áustria, Alemanha e Suíça. O seriado é a adaptação de um livro clássico muito amado de uma escritora muito famosa chamada Johanna Spyri.

Johanna Spyri é sem dúvida a autora suíça mais famosa. Ela cresceu em uma região rural, viveu na cidade e fugiu para as montanhas. A sua história pessoal faz as pessoas pensarem no seu personagem do romance de sucesso “Heidi”. Neste livro, ela se coloca completamente do lado das crianças – um pioneirismo na literatura infantil na época.
Hoje é difícil saber qual é a porção realmente autobiográfica na história e quais eram os sentimentos de Johanna Spyri, pois a autora queimou todos os diários e uma grande parte das suas cartas um pouco antes da sua morte. Ela não gostava de se colocar no centro das atenções. Mas podemos ver ainda hoje que, nos seus textos, Spyri frequentemente se interessava pelo destino de jovens mulheres e principalmente pelo destino das crianças. E, por isso, a maioria dos seus livros levava também o subtítulo “Uma história para crianças e também para aqueles que gostam de crianças”. A autora procurou, também para si própria, uma âncora que ela deu, na época e hoje, a muitas pessoas com “Heidi”. Talvez seja justamente esta a chave do sucesso de Heidi e ao mesmo tempo uma chave para se compreender a personalidade de Johanna Spyri. Fonte

Não sei o motivo, mas a Alice se encantou muito tanto, talvez pela protagonista ser uma menininha que adora animais (e ela ama animais) ou pelas paisagens lindas dos Alpes Suíços…fato é que ela não pode ver uma foto dos Alpes que já fala Heidi, outro dia na livraria havia um  calendário (alemão adora calendários bonitos) com fotos dos Alpes e ela começou a gritar Heidi, Heidi, aliás o nome da menininha está entre as 10 primeiras palavras que falou!
Quando moramos temporariamente perto de Dresden a casa que alugamos já era mobiliada (aqui é bem comum alugar casas mobiliadas) e a Dona deixou diversos livros e jogos de tabuleiro para diversão em família. Havia diversos livros da Johanna Spyri e por mais que a ilustração do livro fosse diferente a Alice sabia que era um livro da Heidi. Está na minha lista de desejos comprar duas edições em alemão desse livro: uma ilustrada para crianças pequenas e outra com o texto original.

Índice44

Livro

Hoje chegou a coleção de DVD´s que compramos, achamos que valia a pena ter por mais que o áudio fosse apenas em alemão, qual não foi a minha surpresa ao ver que o Hayao Miyazaki tem o dedinho nessa história. A série é bem antiga, na caixa do DVD está escrito que é de 1975. Vi na Wikipédia que esse seriado passou na TV Tupi, Rede Record e SBT, confesso que assisti muita TV quando era pequena e não me lembro desse desenho. Alguém lembra???

Caixa com todos os episódios

Caixa com todos os episódios

 

Abertura da versão alemã, essa música é sucesso aqui em casa:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Pu7MjOd0o0Y&w=420&h=315]


A Heidi tem muitos filmes em live action, assisti um pelo youtube, é bem bonitinho! Vou deixar o link para quem estiver interessado (no link o filme está dublado em português):

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=vZCXHXGNLWs&w=420&h=315]

Esse ano o canal KIKA não deixou de passar a Heidi, estão transmitindo dessa vez uma nova versão toda feita por computador. Confesso que não me acertei com os horários e a TV não fica ligada o dia todo aqui.

Nova versão da Heidi

Nova versão da Heidi

E vocês, já conheciam a Heidi?

Joyce Recco

Sou uma professora feliz da Rede Pública, mãe da Alice (3) e do Arthur (3 meses). Adoro fazer listas, organizar e criar coisas. Sou apaixonada por literatura infantil, culinária, DIY e fotografia. Curto ficção Científica, gosto que aprendi com a minha Pac Mãe. Adoro Star Wars, Star Trek e fico muito chateada com a competição que o pessoal faz entre as duas franquias, coração de mãe é grande e tem espaço para todo mundo!

Últimos posts por Joyce Recco (exibir todos)

Talvez você goste de: