HQ | Anderson Lauro: Meninos não choram, mas… ficam passados!

Recebi a coletânea de tirinhas do personagem Anderson Lauro, do autor Denílson Albano, publicadas pelo jornal O Povo, de Fortaleza, Ceará. Descrito como “um garoto de sete anos que tem como dilema sua sexualidade, mas tenta vencer seus medos com ajuda de seu ursinho Pompom”, Anderson Lauro é o protagonista do livro, que mostra o seu cotidiano e sua relação com pais e amigos, que na maioria das vezes não sabem lidar com uma criança como ele.

Anderson Lauro

Anderson Lauro, de Denílson Albano

As tirinhas abordam assuntos muito relevantes à comunidade LGBTQ, como o bullying sofrido na escola, a dificuldade de aceitação dos parentes, o machismo e o sexismo enraizado na criação das crianças, entre outros. Infelizmente, ao meu ver, na maioria das vezes o personagem somente sofre essas violências e fica por isso mesmo, no que entendo ser uma opção do autor esse formato de tirinha sem uma lição explicita. Senti falta do personagem ser um pouco mais ativo ou levar o leitor à uma reflexão maior.

Anderson Lauro

Anderson Lauro, de Denílson Albano

A crítica e a reflexão existem nas tirinhas, é claro, e muitas vezes evidenciando bem a dor de quem é considerado diferente, além da a hipocrisia que existe na nossa sociedade, mas fica aquela vontade de ver o personagem conseguir contornar essas situações difíceis.

IMG_4989

Anderson Lauro, de Denílson Albano

Mas, no fim, fica o mérito de Denílson Albano por criar um personagem tão persistente, que, mesmo cercado de tantas preconceito, sexismo e violência, não desiste de ser quem realmente é.

Anderson Lauro, de Denílson Albano

Anderson Lauro, de Denílson Albano

Anderson Lauro: Meninos não choram, mas… ficam passados!
Coletânea de tiras do mais carismático personagem de Denílson Albano
Valor: R$ 20,00
Nº de páginas: 48
Facebook: https://www.facebook.com/anderson.lauro.7

Daniela Bandeira

Daniela Bandeira

Mãe do Lucas (5), amante da cultura japonesa, literatura, cinema, animações, séries, games, música e tudo que envolve Disney. Formada em Língua e Literatura Japonesa, porém não atuante na área. Tem a fotografia, a culinária e a costura como hobbies e sonha dar a volta ao mundo.
Daniela Bandeira

Talvez você goste de: