IAmElemental | Action Figures realmente poderosas!

Iam3

Eu realmente não sei onde as principais companhias de brinquedo do mundo estão com a cabeça. Porque a internet vem provando, cada vez mais, que o mundo está pronto para brinquedos com gênero neutro. Para brinquedos que empoderem meninas, que as coloque em posição de igualdade com os meninos, que mostrem que elas podem ser o que quiserem. De fato, um dos nossos posts de maior sucesso mostra que até as crianças já perceberam essa inequidade existente entre os brinquedos, e outro mostra o quão prejudicial essa separação entre brinquedos de meninasde meninos pode ser.

Nós, mães e pais, não estamos felizes com as opções de brinquedos que estão por aí. E as crianças também não. Lembram da Riley, de 6 anos, muito aborrecida com o tratamento que a Viúva Negra recebe no marketing e merchandising dos Avengers?

Não é justo mesmo, Riley! Mas o pior é que mesmo que fizessem uma action figure da Viúva Negra, ela provavelmente não seria exatamente adequada para você, hipersensualizada (como a personagem é nos quadrinhos) e simplesmente sem-graça.

Porque antes de serem brinquedos de crianças, action figures eram itens de colecionador. E essas action figures prezam pela representação mais acurada do personagem, e convenhamos, super-heroínas de quadrinhos já entram em toda uma nova discussão de representatividade, né?

Iam

 

Com isso em mente, o projeto IAmElemental resolveu criar action figures voltadas para meninas, mas tão geniais que eu acabei de mostrar pro meu filho e ele também quis para ele! São 7 figures que representam os Elementos da Coragem: Valentia, Energia, Honestidade, Indústria, Entusiasmo, Persistência e Medo. E. elas. são. incríveis:

Iam2

De acordo com as fundadoras Julie Kerwin e Dawn Nadeau, IAmElemental tem três objetivos:

1. Mais heroínas, menos hooters – as figures têm proporções realistas, mais aproximadas da anatomia humana. Elas também não têm roupas apelativas.

2. É sobre personalidade, não personagens – as figures representam Elementos de Poder, mas não são os poderes personificados. Elas permitem que as crianças explorem mais possibilidades a partir dessa representação.

3. Brinque com o poder – As figures são divertidas. Completamente articuladas, com um design muito legal (baseado em Joana D’Arc!), cujos poderes são complementares (ué, o intuito é vender, né?) e colaborativos.

Tão colaborativos que o Kickstarter do IAmElemental atingiu quase 300% de sua meta em 12 dias! Com participação a partir de $2, uma boneca pode ser adquirida por $10, e por $65 é possível adquirir o set completo, com um case para carrega-las (e envia internacionalmente!)

Literalmente, as pessoas jogando dinheiro na tela mas algo estácontecendo: a internet está revolucionando a indústria de brinquedos. Finalmente.

Meu único problema com a campanha toda é o fato de ser marketada para meninas. Ok, entendemos o seu demográfico, mas o brinquedo é excelente, o conceito é perfeito não precisava genderizar. Mas ainda assim, meu menino livro-texto foi inteiramente vendido pelo vídeo da campanha.

Eu já quero todas pra mim!

 

 

 

 

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: