Festa | Ideias para aniversário Operação Big Hero

É festa-feira no Pac Mãe! Isso significa que é dia de mais um post enorme com dicas para festas nerds e o tema de hoje é:

bighero1
Sim, este filme mora permanentemente em meu coração. Como não poderia? Tem heróis, robôs, robôs fofinhos, ação e sensibilidade e me mostrou pela primeira vez que meu filho é tão manteiga-derretida quando eu quando se trata de filmes. Assim que saímos do cinema ele determinou que seu aniversário seria com o tema Operação Big Hero, então assim que cheguei em casa comecei a busca por ideias. Claro que ele já mudou de ideia e eu fiquei aqui, cheia de inspiração e sem festa para fazer.

Então transformei em post e espero que vocês – ao contrário de mim – aproveitem bastante o que eu garimpei por aí. Vamos lá?

1. Cores da festa

bighero2

Apesar da Gogo ser a mais legal de todas, não existem dúvidas de que os protagonistas deste filme são Hiro e Baymax, o que acaba facilitando bastante na escolha das cores. Baymax é inteiramente branco (isso virá a calhar, acredite) e hiro se veste em tons neutros, com alguns detalhes em vermelho. O vermelho também predomina na armadura de batalha de Baymax, que com um roxo-azulado, completam a paleta da festa.

2. O bolo

Como hoje em dia não existem mais boleiras, apenas cake artists, podemos dizer que o céu é o limite quando se trata de criar bolos de aniversário. Você pode ter desde obras de arte em pasta americana:

bighero2

bighero3

A bolos decorados com o nosso velho conhecido glacê:

bighero4

Ou aos meus favoritos bolinhos gourmetizados, também conhecidos como cupcakes. Eu sempre servi cupcakes nas festas de aniversário do meu filho porque além de serem necessários pratinhos e garfinhos para comer bolo, sempre acaba sobrando um bocado e eu sou muito apegada aos meus potes para distribuir bolo para a família levar pra casa. Além do mais, cupcakes de Baymax são a coisa mais fácil de fazer em casa, e ficam lindos dos mais simples:

bighero5

bighero6

Aos mais complicados:

bighero7

Aos práticos:

bighero8

tags para cupcakes saem mais rápidas e baratas do que cupcakes inteiramente decorados

 

Mas nem só de bolo vive uma festa. Vamos ao próximo passo:

3. Comidas e bebidas

Como o filme tem uma inspiração japonesa muito forte, eu, que sou rycah e pheena pensei que o mais legal seria contratar um buffet de sushi para a festa:

bighero9

Mas isso significaria que eu estaria praticamente expulsando minha avó – que abomina sushi ou qualquer comida crua – da festa. Eu sei, eu também não entendo, mas tem gente que não come sushi! Você precisaria conhecer muito bem os convidados para oferecer uma comida tão específica e tão cara.

Se a festa for na escola, seria adorável preparar um obentou individual para cada criança, nós inclusive já ensinamos a fazer onigiri e asinhas de frango servidas no filme:

E dá uma olhada nesses obentous para se inspirar:

bighero10

 

bighero12

bighero11

 

Mas é claro que você correria o risco de ser a louca que serviu arroz e salada na festa da criança. Seria algo que todos esperariam de mim, mas se você não quiser correr esse risco, eu sugiro essa overdose de nutella fofura:

clique na imagem para a receita e o passo-a-passo (em inglês)

clique na imagem para a receita e o passo-a-passo (em inglês)

Você também pode fazer sanduíches com a carinha do Baymax, que honestamente, compõe 98% deste post:

bighero14

Ou ainda colocar algas em ovinhos de codorna (ou em ovos cozidos recheados) pra fazer essa lindeza:

bighero19

Aqueles marshmallows que enfeitam os cupcakes lá em cima, também ficam lindos em palitinhos na mesa de guloseimas:

bighero15

Você pode desenhar essa carinha com caneta comestível em balinhas de côco brancas e colocá-las em um jarro sobre a mesa, ou ainda fazer cake pops:

bighero16

Falando em pirulitos, não podemos esquecer do pirulito vermelho que Baymax oferece a Hiro no primeiro encontro entre os dois:

você está satisfeito com o seu atendimento?

você está satisfeito com o seu atendimento?

Baymax também pode aparecer em copinhos de pipoca ou de ovinhos de amendoim com a casquinha branca:

bighero18

é só recortar a carinha em papel adesivo preto e colar em copos transparentes

 

Para beber, apesar de o chá gelado não ser uma bebida comum no Brasil, seria legal oferecê-lo em suqueiras com rodelas de limão em homenagem à Honey Lemon:

bighero17

A verdade é que eu sou apaixonada por essas suqueiras e procuro qualquer desculpa para inseri-las na decoração. Falando nisso…

4. Decoração

Tem duas coisas das quais eu tenho birra em festa de aniversário, especialmente as mais modernas e super produzidas: personalizados e balões. Acho ambos uma coisa totalmente anti-ecológica e acho que você consegue um efeito bem mais bacana sem precisar estampar o nome da criança em cada garrafinha de água ou pacote de bala. Para os balões, eu até abro uma exceção:

a carinha pode ser feita com marcador permanente ou adesivo em vinil preto

a carinha pode ser feita com marcador permanente ou adesivo em vinil preto

O mesmo efeito pode ser obtido através de lanternas japonesas redondas, que você pode comprar no Mercado Livre:

essa carinha está nada sutil, mas foi o único exemplo que encontrei

essa carinha está nada sutil, mas foi o único exemplo que encontrei

Ou ainda com origamis, mantendo o clima japonês. A dobra ensinada abaixo tem instruções e página imprimível em inglês, mas é facilmente encontrada em português, procure por bomba d’água de papel ou balão de origami:

clique na imagem para o arquivo em PDF

clique na imagem para o arquivo em PDF

Com esse origami dá pra fazer uma corrente de luzinhas incrível para colocar atrás da mesa do bolo:

bighero23

imagina um monte de carinhas do Baymax nessa correntinha… <3

 

Para os centros de mesa, esse Baymax de balão é simplesmente perfeito:

clique no link para página imprimível e tutorial (em inglês)

clique no link para página imprimível e tutorial (em inglês)

Ou dá para colocar os olhinhos do Baymax de armadura em qualquer baldinho vermelho:

disponível na etsy por $3

disponível na etsy por $3

Viram? Esses olhinhos são super versáteis e servem tanto para decoração quanto para:

5. Lembrancinhas

Eu sei que a maioria das crianças vai às festas de aniversário com a esperança de voltar para casa com uma sacolinha cheia de doces e porcarias, mas não só eu não sou muito fã de receber esse tipo de lembrancinha, como não sou fã de distribuir. Mas se você for colocar guloseimas em alguma coisa, que tal em um copo com os adesivos acima?

o copo pode ser distribuído na festa para diminuir o uso de descartáveis e ainda servir como lembrancinha

o copo pode ser distribuído na festa para diminuir o uso de descartáveis e ainda servir como lembrancinha

Ou em uma caneca?

aqui o marcador permanente ou o vinil adesivo preto voltam a ser seu melhor amigo

aqui o marcador permanente ou o vinil adesivo preto voltam a ser seu melhor amigo

Na festa de 1 ano do meu filho eu não usei descartáveis e distribuí copos personalizados para uso na festa. Várias pessoas têm os copos até hoje!

Se você for fã das sacolinhas de guloseimas, também dá pra colocar páginas de colorir e atividades:

clique na imagem para mais de 10 páginas diferentes

clique na imagem para mais de 10 páginas diferentes

Você também pode distribuir máscaras de papel (ou de plástico, se encontrar) customizadas como a do Yokai:

bighero29

Mas a minha ideia favorita são essas latinhas:

clique na imagem para instruções e baymax imprimível (em inglês)

clique na imagem para instruções e baymax imprimível (em inglês)

Não sei as crianças de vocês, mas meu filho procura qualquer desculpa para colocar curativos adesivos. Qualquer uma. O Baymax é um agente pessoal de saúde, então seria incrível dar uma latinha com curativos decorados como lembrancinha. Achei esses modelos no AliExpress, mas infelizmente nenhum no Brasil:

bighero32

bighero33

 

E colocar dentro um cartãozinho tipo o chip do Tadashi, agradecendo a presença e perguntando “Você está satisfeito com os seus cuidados?”

meu olho já enche de lágrimas

meu olho já enche de lágrimas

7. Atividades e Brincadeiras

Pra mim, criança não precisa de atividades direcionadas. Mas se você estiver recepcionando um grupo pequeno e não se importar com alguma bagunça, as atividades mais legais são aquelas que reproduzem as experiências do time de heróis no laboratório da faculdade.

Uma pesquisada no canal do Manual do Mundo no YouTube para selecionar algumas experiências de química e física reproduzíveis em casa. Algumas sugestões:

Poção Química da Honey Lemon\

Explosivo da Honey Lemon

Punho-Foguete do Baymax

Tinta-Invisível do Fred

Microscópio de Laser do Wasabi

E para um grupo de crianças um pouco mais velhas, dá pra fazer microbôs e criar uma robôluta:

Acho que vou tentar convencer meu filho a voltar para este tema. Pelo menos enquanto ele mudar de ideia, vamos ter vários posts para esta seção.

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de:

  • Great ideas put together for this party line up!! My son would like his 8th birthday party to be a Big Hero 6 party, so this helps a lot! Thank you for featuring my Baymax cupcakes! I love to make character themed cupcakes at are super simple! Best wishes, Amy

  • iolanda

    Adorei as idéias! !! Usarei muitas para o aniversário de meu filho de 6 anos no mês de junho. Obrigada por compartilhar.