Política de patrocínio

O Pac Mãe surgiu em maio de 2013 como uma forma de 4 mães nerds falarem um pouco sobre seu cotidiano e o compartilhamento dessas paixões com os filhos. Como nós nos conhecemos no ativismo materno, o blog acabou se transformando em uma ferramenta de incentivar e difundir o empoderamento infantil e feminino com uma comunidade participativa e muito querida.

Ficamos muito felizes de ver o reconhecimento desse trabalho, seja através dos leitores, seja através de empresas que nos procuram para divulgar produtos que tenham a ver com nosso público. Já fizemos isso várias vezes de forma espontânea: se gostamos de algo, recomendamos sem nenhum problema. E se não gostamos, também falamos a verdade.

Essa é a postura que sempre adotamos e sempre adotaremos com nosso público, mesmo quando um post tenha o apoio de alguma empresa. Quando isso acontecer, ele será identificado assim:

insertcoin

Isso pode significar 3 coisas:

1. A empresa nos enviou um presente:
Isso é o que acontece com maior frequência. Geralmente o presente é divulgado somente no nosso Instagram e identificado com as tags #momblogger #presskit. Isso serve para que as empresas monitorem o recebimento dos kits enviados e apresentem métricas de retorno. Da mesma forma que nós estamos trabalhando para manter o conteúdo do blog honesto e com a qualidade de sempre, as assessorias também estão fazendo o trabalho delas, por isso buscamos sempre divulgar qualquer presente recebido para auxiliar o monitoramento, além de manter a transparência para que os leitores saibam com quais assessorias nós temos contato.

2. A empresa nos enviou um release:
Recebemos vários – vários – emails com sugestão de pauta por dia. Alguns anunciam produtos que achamos realmente interessantes, e algumas vezes solicitamos um exemplar do produto para avaliação e divulgação no blog. Não é só porque ganhamos o produto que iremos falar bem dele, mas geralmente só pedimos coisas que achamos que tenham a ver com o nosso conteúdo, por isso as avaliações são mais positivas do que negativas. A não ser em casos de eventos ou alguma programação, você não verá conteúdo criado por terceiros aqui. Não divulgamos releases ou trabalhamos com textos prontos.

3. A empresa nos pagou para criarmos conteúdo para ela:
O famigerado publieditorial ou post patrocinado da discórdia. Também chamado de publicidade nativa, é uma das principais maneiras de monetização de veículos de comunicação online. Pode parecer publicidade disfarçada de conteúdo e é mesmo! Mas aqui no Pac Mãe, o que está a venda é o nosso espaço, não a nossa opinião. Se uma empresa nos procura para um post patrocinado, ela tem consciência de que iremos falar o que realmente achamos, não o que a empresa espera. Nós somos nossas redatoras, revisoras e editoras.

É importante lembrar que o Pac Mãe não é uma entidade soberana. Ele é feito por pessoas, editoras e colaboradoras, com opiniões diferentes da dos leitores e opiniões diferentes entre si. A não ser que o post seja assinado coletivamente, ele reflete a opinião da autora e não do blog.

Se houver alguma dúvida em relação à nossa política de patrocínio, deixe um comentário ou envie um email para contato@pacmae.com.br! (: