Páscoa | Já pensou em pintar os ovos?

As vezes tenho a impressão que o mundo enlouqueceu. O que aconteceu com a Páscoa? Páscoa e Natal perderam completamente o caráter religioso e viraram datas de consumo. Os ovos não são mais ovos e sim brinquedos. Eu não sou uma pessoa religiosa, mas sei que consumo e ostentação não tem nada a ver com o real significado da Páscoa. Aqui na Alemanha o negócio não é assim exagerado como no Brasil e as pessoas têm o costume de pintar ovos para fazer brincadeiras diversas, aliás a própria atividade de pintar os ovos já é divertida. Caçar ovinhos é uma das brincadeiras  típicas que também pode ser feita com ovinhos de chocolate, os ovos vendidos no mercado são, em sua maioria, bem pequenos. Nesse post falarei um pouco sobre a atividade de pintar ovos.

Feito em casa e com muito carinho!

Feito em casa com muito carinho!

Pintura de Ovos é uma prática muito antiga. No hemisfério Norte a Páscoa coincide com a chegada da primavera, época em que a maioria doa animais se procriam e as plantas “renascem”, na verdade as plantas não morrem, mas a impressão que eu tenho é que todas elas morreram no rigoroso inverno. O  ovo é o símbolo da criação pois ele contém o gérmen da vida, também é o símbolo da fertilidade e renascimento, há diversas lendas associando o ovo à criação do universo.

“O ovo era associado a lendas e mitos sobre a criação do universo, não só porque ele é a semente que contem o gérmen vital, mas também devido à sua forma, redonda, sem princípio nem fim. E a gema era associada ao sol, também ele fonte de vida. Ligado tão intimamente à vida, à regeneração, ao renascimento, à fertilidade, ao vigor e, naturalmente, à Primavera, o ovo tornou-se num símbolo da Páscoa, em toda a Europa.”

A prática de trocar ovos pintados no equinócio da primavera é anterior ao nascimento de Cristo, essa prática milenar marcava o fim do inverno e o início da primavera. Eu não entendia muito bem esse negócio de celebrar o fim do inverno até morar num local frio, a chegada da primavera faz a natureza renascer e o ânimo das pessoas também.

Quando a tradição Cristã de celebrar a Páscoa iniciou-se os cristãos incorporaram a prática de  pintura, troca e brincadeiras envolvendo o ovo.  Para os religiosos o ovo simboliza o Renascimento de Cristo.

Meu marido é descendente de Lituanos, por isso fui muitas vezes a Vila Zelina (Bairro do Leste Europeu na cidade de São Paulo) e lá pude conhecer um pouco sobre essa prática, os países do leste da Europa tornaram-se grandes especialistas em transformar ovos em obras de arte. Cada país tem  sua cor e traço característico.

Na Hungria são chamados de Pêssanka, tradicionalmente os desenhos são escolhidos de forma a combinar com a personalidade da pessoa.

“Os traços desenhados na fina casca simbolizam diferentes desejos, sendo considerados uma espécie de amuleto, que preferencialmente deve ser ganho e mantido em casa para trazer a boa sorte, a saúde, a prosperidade e a longevidade.”

Ovos Ucranianos Foto: Wikipédia

Ovos Ucranianos
Foto: Wikipédia

Na Lituânia são chamados de Margučiai. Na técnica lituana, os desenhos nos ovos são feitos com cera virgem de abelha derretida, utilizando-se como pincel a ponta de um alfinete de metal. Posteriormente os ovos são tingidos e ao retirar a cera, os desenhos são destacados pelo contraste da cor com a casca do ovo. Os desenhos são composições variadas, que lembram a natureza. Na Vila Zelina é possível aprender a técnica lituana nas oficinas ministradas pela simpática e talentosa Janete Zizas. A  Senhora Janete aprendeu a técnica na colônia lituana quando tinha 9 anos. Vale a pena assistir o vídeo abaixo e conhecer um pouco sobre essa arte.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=v_V4xXg7yOI&w=560&h=315]

Margučiai Lituanos feitos pela Janete Zizas. Foto: Facebook Janete Zizas

Margučiai Lituanos feitos pela Janete Zizas.
Foto: Facebook Janete Zizas

Esses dias a Senhora Janete postou a foto do ovo abaixo tingido com cascas de cebolas.

“Este ovo, não fui eu que fiz. A técnica, é bem simples: tingir o ovo com casca de cebola e depois de cozido e seco, vocês deverão ir riscando o desenho à mão livre com um estilete. É a técnica do ovo rapado.”

Janete Zizas

Ovo tingido com casca de Cebola e raspado com estilete.

Ovo tingido com casca de Cebola e raspado com estilete.

Na Hungria são chamados de Hímestojás . A preparação começa na sexta-feira santa, onde as mulheres decoram as cascas vazias dos ovos e depois as enchem com guloseimas ou amendoim doce (farei um outro post sobre esse tipo de ovos). É possível aprender a técnica na  Associação Húngara em São Paulo.

Hímestojás Húngaros. Foto: internet

Hímestojás Húngaros.
Foto: internet

Na Hungria também há um tipo de escultura feita com a casca de ovos.

Escultura feita com casca de Ovo. Foto: Espaço Flor do Cerrado.com

Escultura feita com casca de Ovo.
Foto: Espaço Flor do Cerrado.com

Como escrevi acima, os ovos são diferentes em cada cultura. O que realmente é novo é a história do chocolate e todo consumismo que vem envolvendo a Páscoa no Brasil. Aqui na Alemanha a comemoração da Páscoa é muito grande, muito grande mesmo e não se vê nos mercados túneis e túneis de ovos de Páscoa cheios de personagens, eu escrevi um pouco sobre as  minhas impressões sobre a Páscoa na Alemanha no meu projeto de Blog, para ler clique aqui.

Esse ano, como a Alice está mais velha eu resolvi comprar uns kits de pintura de ovos para brincar com ela. Há dezenas de tipos nos mercados. Escolhi 3.

11082912_904823106227113_852679305_n

1- Ei da Vinci –  A técnica é bem simples, é só riscar o ovo cozido com o pedacinho de vela que vem dentro da caixa e mergulhá-lo na solução de água, vinagre e tinta. A tinta faz parte do kit.

2- Stick & Paint (adesivos) – Esse foi o que a Alice mais gostou. Ela ama adesivos. É só colar os adesivos nos ovos e mergulhá-los na solução de água, vinagre e tinta. A tinta também faz parte do kit. Só não pode-se deixar por muito tempo, pois o adesivo desgruda e perde-se o desenho esperado.  É bem fácil replicar essa técnica no Brasil também.

3- Zauber Stift (canetinha mágica) – Esse kit não funcionou como o esperado. Mergulha-se o ovo na solução de água, vinagre e tinta e depois faz-se o desenho com a canetinha que vem no kit, acontece que a canetinha não remove direito a tinta e o desenho fica estranho.

No Brasil as tintas dos kits podem ser substituídas por tinta para tingimento (anilinas).

Fiz um vídeo mostrando o processo todo. No vídeo eu também fiz uma experiência baseada num relato de infância do meu marido. Ele disse que a avó dele fez uma vez essa atividade com ele, a técnica consistia em desenhar no ovo com um pedaço de vela mergulhá-lo numa solução de chá de casca de cebola e  vinagre. Os ovos coloridos com casca de cebola ficam com a casca da mesma cor dos ovos caipiras, como vocês podem ver na foto abaixo.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=z7o_XvGou-8&w=560&h=315]

Os ovos não ficaram tão bonitos, mas é que foi a primeira vez que fiz esse tipo de atividade. Mas foi bem divertido, a Alice  toda hora fala “ovo, ovo”, o que ela mais gostou mesmo foi de “cacá” (descascar) os ovos.

11072785_904823052893785_613334245_n

Não ficaram bonitos, mas foram feitos com amor!

Como os ovos não ficaram nerds fiz uma nova remessa. Para fazer os ovos iguais aos do começo do post (Hora de Aventura, Homem Aranha, Angry Birds, Picachu, DeadPool e Minion) basta colorir os ovos com anilina ou papel crepom diluído em álcool e  depois desenhar com canetinha.

É só soltar a imaginação! Tenho certeza que as crianças vão amar!

Mas se você mora na Alemanha e tem preguiça, pode comprar ovos cozidos e pintados o ano inteiro no mercado.

Ovos cozidos e pintados podem ser encontrados o ano inteiro nos supermercados.

Ovos cozidos e pintados podem ser encontrados o ano inteiro nos supermercados.

Espero que tenham gostado do post e que façam essa atividade com as crianças. No próximo post especial de Páscoa mostrarei outra ideia de presente bacana para se fazer nessa época.

Referências: Espaço Flor do Cerrado

Joyce Recco

Sou uma professora feliz da Rede Pública, mãe da Alice (3) e do Arthur (3 meses). Adoro fazer listas, organizar e criar coisas. Sou apaixonada por literatura infantil, culinária, DIY e fotografia. Curto ficção Científica, gosto que aprendi com a minha Pac Mãe. Adoro Star Wars, Star Trek e fico muito chateada com a competição que o pessoal faz entre as duas franquias, coração de mãe é grande e tem espaço para todo mundo!

Últimos posts por Joyce Recco (exibir todos)

Talvez você goste de: