LEGO Resarch Institute traz mulheres cientistas: eles estão nos ouvindo!

Ano passado nós fizemos um post sobre a ausência de minifgs femininas nos sets de LEGO tradicionais, e sobre o projeto de pequenos sets com mulheres cientistas que estava no finado Cuusoo, plataforma criativa da LEGO que virou LEGO Ideas e que havia conseguido os 10.000 apoiadores necessários para ser levado em consideração pela LEGO. Lembram?

E que consideração! Apesar de ter atingido a meta para a seleção de outono/2013, a ideia de Alatariel Elensar (sinto cheio de Tolkien?)  foi a ganhadora da Review do inverno/2014 e será um produto de verdade! Do tipo que se pode comprar nas lojas! Alatariel, ou Ellen Kooijman, é uma cientista (Geoquímica de Isótopos, o que quer que isso signifique) que também estava cansada de ser sub-representada em um brinquedo que ela tanto gosta.

O LEGO Research Institute (ou Instituto de Pesquisa LEGO) contará com uma astrônoma, uma paleontologista e uma química (como a criadora do set), e deverá estar disponível nas lojas a partir de agosto de 2014.

lego-ideas

Como a ideia original de Alatariel contava com muito mais ideias de figs, se esse set tiver uma boa aceitação, acredito estarmos diante de uma nova linha de LEGO. Oba!

Como é feita a seleção no LEGO Ideas?

A escolha do LEGO Research Institute desagradou algumas pessoas, afinal, estava competindo com outras ideias fantásticas, como o DeLorean de Back to The Future, um set de Sherlock, um de Zelda, um de Adventure Time. Fandoms #chatiados, até porque só pra ser levada em consideração pela LEGO, a ideia precisa ter 10.000 apoiadores, e isso já é um bocado de gente. Muita gente se mobiliza para angariar votos, cria uma expectativa e… nada.

Mas a LEGO explica que as ideias que atingem o número mínimo de votos, ainda passam por um processo interno para avaliar ludicidade, segurança, adequação à marca e (eles não mencionam, mas é claro), licenciamento. Então mesmo que pra próxima avaliação estejam projetos como dois sets de Doctor Who, o trem de Júlio Verne de BttF e o apartamento do Sheldon e Leonard de The Big Bang Theory (quem inscreveu esse também foi a Alatariel), eles também incluíram um de pássaros para garantir que alguma ideia possa ser aproveitada por eles.

E convenhamos, representatividade é importante. Mesmo que fôssemos adorar um DeLorean de LEGO, o mundo precisa muito mais de brinquedos que gerem modelos positivos para meninas do que mais um item de colecionador, não é mesmo?

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: