Leitura | Iniciativa para incentivar a leitura infantil entrega livros na sua casa

Eu amo livros infantis. Apesar de comprá-los para meu filho, algumas edições são tão lindas que acabam indo parar na minha parte da estante. Autores (e ilustradores) infantis têm um talento para contar histórias de forma simples (e muitas vezes emotiva) e algumas editoras conseguem caprichar tanto na edição que o livro se torna uma obra-prima. Quantas vezes eu não chorei lendo um livro de 20 páginas? (Meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar de alguns).

Uma foto publicada por Pac Mae (@pacmae) em

Então quando o Sesi-SP entrou em contato conosco falando sobre uma nova iniciativa de assinatura mensal de livros, o Clube do Livro: Literatura Viva, eu obviamente me empolguei. Imagine receber em casa, todos os meses, um livro cuidadosamente escolhido para a faixa-etária do meu filho por uma equipe de curadores, com o selo Sesi-SP de editoração? No primeiro mês recebemos 2 livros: ambos capa dura, coloridos, impressão e papel excelentes. (Ah gente, vai. Vocês sabem que eu sou a louca da editoração!) O conteúdo não foi diferente: os livros são muito bacanas e você pode acompanhar nossas resenhas pela tag #LivroDoDia no Instagram. Em março chegou mais um e logo devemos receber o de abril.

Uma foto publicada por Pac Mae (@pacmae) em


A parte mais bacana é que o envelope vem no nome do Benjamin, então é um momento especial pra ele: chegar em casa, abrir o envelope e ver o livro do mês. Ele cria expectativa e afeição atrelados ao objeto livro e ao momento da leitura, o que contribui bastante para a formação de pequenos leitores. Mas o que diferencia esse Clube do Livro de outros programas de assinatura de livros?

A intenção é divulgar e estimular a leitura infantil, não vender livros. O programa tem um valor acessível – R$29,90 por mês – que sabemos ser bem inferior ao valor de um bom livro infantil em uma livraria.

A curadoria é feita por idade. No site do Clube do Livro, além de mostrar os livros que serão enviados naquele mês, também mostra os grupos etários: a partir de 6-9 anos, 9-12 anos, 12-14 anos, 14 anos em diante.

O programa é nacional. Pois é. Eu também pensei que seria só pra SP, mas eles enviam para todo o Brasil.

Os livros são bons. Não que o de outros programas similares não sejam, mas eu sou muito chata com a qualidade de livros infantis e os do Sesi-SP cumprem meus requisitos.

“Mas Fernanda, você está recebendo pra falar sobre isso?” Não. Nós ganhamos 6 meses de assinatura para testar o serviço e eu realmente gostei dele – tanto que vou voltar a assinar quando passarem os 6 meses.

Ah, e para crianças tão pequenas quanto o meu ainda não vale, mas para leitores a partir dos 12 anos o Clube do Livro pode se tornar uma experiência em grupo legal: várias pessoas lendo o mesmo livro e falando sobre ele. (O livro de abril para o grupo de 14 anos é o incrível Quando me Descobri Negra).

Então deixo aqui essa dica pra vocês de um serviço testado e aprovado por mim.

Clube do Livro: Literatura Viva
O que: Serviço de assinatura mensal de livros.
Como: O cadastro é feito no site – https://www.clubedolivro.sesisenaisp.org.br/
Quanto: R$29,90 por mês (lembrando que são 2 livros no primeiro mês de assinatura).
Opinião Pac Mãe: Vale a pena.

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: