Páscoa | Os dez coelhos mais famosos da galáxia

Depois de explicar pra criançada que coelho não bota ovo, muito menos aqueles de chocolate, de dizer que enfiaram o tal do coelho na Páscoa porque ele simboliza a fertilidade, e de explicar o que é fertilidade sem complicar a cabeça da criança, que tal brincar de “quantos coelhos famosos você conhece?” Pode deixar que eu ajudo! E pra quem é de Páscoa, Feliz Páscoa!

1 – Meu favorito, White Rabbit, o Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll, 1865). Atrasado, medroso, bem vestido, e repetindo sem parar “Ai, ai, ai, é tarde!”, já teve algumas versões, da tradicional ilustração do livro,

>download (1)

passando pelo filme mudo de 1903, pela versão da Disney, de 1951,

Alice-White-Rabbit_l

a versão de Tim Burton, de 2010.

images

Em games, aparece no jogo Kingdom Hearts (2002) e em sua continuação, Chain of Memories (2004), e em Alice: Madness Returns (2011). O Coelho branco surge também em uma versão mangá/anime em “Are you Alice?” (curiosidade: nesse mangá, Alice é um menino! :)).

White.Rabbit.(Are.You.Alice).full.585956

Não podemos deixar de citar também Matrix (1999), onde Neo recebe a mensagem: “Siga o Coelho Branco” e depois resolve ir atrás de uma moça com uma tatuagem de coelho, dando início à história.

neo coelho branco2

A série Lost (2004), sempre recheada de – sem trocadilhos – easter eggs, tem um episódio com o nome “White Rabbit” na primeira temporada. Coelho Branco, aliás, é como é chamada pela Dharma a estação submersa “O Espelho” – au revoir, Charlie! – (tem até um coelhinho no símbolo da estação, cujo nome é uma referência para o “Alice no País do Espelho”)

248px-LG2

Menção Honrosa: Bom, já que estamos no tópico do Coelho Branco, não posso deixar de citar outro personagem de Lewis Carroll: a Lebre de Março (March Hare, em inglês)  companheira do Chapeleiro Louco. O nome “Lebre de Março” vem de uma expressão da língua inglesa que descreve o estranho comportamento das lebres em seu período de acasalamento, que acontece na chegada da primavera na Europa.

Alice_par_John_Tenniel_27

“”Tome um pouco de vinho”, a Lebre de Março ofereceu em um tom encorajador.

Alice olhou ao redor por sobre a mesa e não havia nada senão chá.

“Eu não vejo nenhum vinho”, ela observou.

“Não tem nenhum mesmo”, retrucou a Lebre de Março.

“Então não é muito educado de sua parte oferecer”, respondeu Alice com raiva.

“E não é muito educado de sua parte sentar-se sem ser convidada”, disse a Lebre de Março.”

images

2 – Meu segundo favorito, mesmo depois de me decepcionar muito com Mauricio de Souza nessa semana por conta dessa história aqui, é o Sansão, coelhinho da Mônica, que recentemente comemorou 50 anos, assim como sua dona.

f764a644419ac4d6b582c3714135d8a8Sansão fez cinquentinha trazendo uma revelação bombástica: a princípio, ele era amarelo, e se chamava Hércules! :). O nome Sansão foi escolhido pelos leitores, em um concurso lançado em 1983.

x-ulisses

O coelho Sansão tem uma namorada, uma coelhinha rosa que, como não poderia deixar de ser, se chama Dalila.

download (2)

Menção Honrosa: Coelho Caolho, ironicamente um coelhinho que come muitas cenouras e usa óculos, personagem da turma da mata, com suas dezenas de filhinhos para quem carinhosamente lê histórias todas as noites. Um pai e tanto!

coelhocaolho

3 – “O que há, velhinho?” Difícil pensar em coelhos famosos e não citar Pernalonga – em inglês, Bugs Bunny, lançado em 1938 pela Leon Schlesinger Productions, que depois se transformaria na Warner Bros. Cartoons. Vou confessar, acho esse cara meio chato, já assisti muito, mas hoje em dia tenho preguicinha de assistir. A princípio Pernalonga era todo branco, e se chamava Coelho Feliz (Happy Rabbit). O coelho fez um filme com Michael Jordan (Space Jam, 1996) – e Bill Murray, que na minha opinião é muito mais legal que o Michael Jordan e o Pernalonga juntos!

SpaceJam-Still2

e participou de uma história em quadrinhos da DC (Superman & Bugs Bunny, 2000), em que contracena com o Super Homem e com seus companheiros de Liga da Justiça. Nunca li, mas quem curte HQ diz que esse crossover foi simplesmente BIZARRO, e diz mais, diz que essa não foi a única vez que Superman dividiu suas histórias com coelhos. Eu, heim? Que cara estranho! 🙂

Super_Pernalonga1

Ah! Já que Sansão tem uma namorada, Pernalonga também não poderia ficar de fora: a dele é a Lola Bunny, e você nem imagina a quantidade de imagens NSFW que você encontra ao pesquisar esse nome do Google. Até me assustei! Segue uma das mais comportadinhas que consegui encontrar:

Lola_y_Bugs_-_Essential_Bugs_Bunny_DVD

4 – E já que estamos falando de Pernalonga, vamos de Lilica (Babs Bunny) e Perninha (Buster Bunny), ambos também da Warner. Apresentados por Pernalonga em um desenho de 1990 entitulado “Pernalonga apresenta os Tiny Toons”, os coelhos são donos de um humor peculiar, eu diria até que meio endiabrados. Eu juro que pensava que eles eram sobrinhos do Pernalonga, a la Huguinho, Zezinho e Luizinho, mas não!

Assim como Pernalonga e Lola, eles são namorados, não me lembrava mais disso. Há um boato de que Pernalonga é o pai de Perninha, mas não foi confirmado! Ele se refere ao Pernalonga como um mentor. Suspeito, no mínimo, ãh? O nome completo de Lilica em inglês é Barbara Anne, mas parece que ela detesta ser chamada assim!

Perninha e Lilica foram personagens de dois jogos bem legais de Mega Drive: Tiny Toon Adventures – a la Mario e meu queridinho Alex Kidd – e Tiny Toon Acme All Stars, onde os personagens disputam vários esportes.

20101124105747!Buster_picbasbbunny-1

5 – Quem não se lembra da indignação de Rony Weasley ao descobrir que Harry Potter não conhecia “Os Contos de Beedle, o Bardo”?. “Babbity, a Coelha e seu Toco Gargalhante” (em inglês, “Babbitty Rabbitty and her Cackling Stump”  é o quarto conto do livro, que reúne vários contos de fadas tradicionais para crianças bruxas. O livro Contos de Beedle foi produzido a princípio em uma edição limitada de apenas sete exemplares, escrito à mão e ilustrado por J. K. Rowling. Um deles foi oferecido para leilão no final de 2007 e foi comprado por – cof! – U$3,98 milhões (dinheiro revertido para a caridade). Os Contos de Beedle foi publicado para nós, reles mortais, em dezembro de 2008.

Babbitty_Rabbitty_Cepa_Carcajeante_03

Mas quem é essa tal de Babbity, a Coelha? Na verdade ela não é exatamente uma coelha, mas um animago, ou seja, aquela categoria de bruxos que, no universo Harry Potter, consegue se transformar em animais sem perder sua consciência humana. A professora Minerva, que se transforma em gato, assim como Sirius Black (cachorro), Pedro Pettigrew (rato) e o pai de Harry, Tiago Potter (cervo), são outros exemplos de animagos que aparecem na história. Segundo Dumbledore, os animagos não conseguem falar quando transformados, o que representaria um erro na lenda bruxa.

6750731SZ

Ainda segundo Dumbledore, (fonte: site Potterish) a história de Babbity foi baseada em Lisette de Lapin, bruxa francesa que foi condenada a morte e desapareceu de sua cela na véspera de sua execução, no ano de 1422. “Uma das teorias é de que ela era um animago cuja forma animal conseguiu se espremer entre as grades da janela de seu claustro. Essa idéia nunca foi confirmada, mas, algum tempo depois da fuga de Lisette, um grande coelho branco foi avistado atravessando o Canal da Mancha em um caldeirão equipado com uma vela. E, como se não bastasse, um coelho semelhante tornou-se mais tarde conselheiro de confiança na corte do rei Henrique VI.”, descreve o site.

6 – Abel (Rabbit), de As aventuras do Ursinho Pooh (Winnie-the-Pooh), criado por A. A. Milne, em livro publicado em 1926, e adaptado por Walt Disney em 1977. Eu super me identifico com o Abel, que é meio o tiozão reclamão que curte ficar em casa cuidando das suas coisas e das suas cenouras ao invés de ficar passeando por aí e cansando sua beleza rs. Ele até curte a companhia da galera, mas meio que se basta. Abel me representa!

cabelpuffespecialpascoacapa1

7 – Roger Rabbit, personagem do romance Who Censored Roger Rabbit?, de Gary K. Wolf, adaptado para o cinema em 1988, numa combinação de live-action e animação tradicional. Acho o filme meio chato, mas a realidade proposta por ele é bem interessante: um mundo onde os humanos e os desenhos animados convivem. Particularmente acho a escolha do ator que fez o detetive (Bob Hoskins) uma escolha péssima, o que detonou o filme. (e olha que a escolha original era Harrison Ford)

images (1)

Menção Honrosa: Os efeitos especiais a la desenho animado me fazem lembrar de Toon, sistema de RPG divertidíssimo da Steve Jackson Games (só podia, né?)  onde os jogadores interpretam personagens de cartoon e são incentivados a encontrar soluções, digamos, cartunescas para toda e qualquer situação do jogo.

RPG_toon_cover

Só em Toon você pode, por exemplo, assoviar em direção ao infinito, e um táxi prontamente aparecerá, saindo do nada e vindo de lugar nenhum. Só em Toon você poderá jogar com, sei lá, um tamanduá vestido de detetive noir (pra fazer um combo com Roger Rabbit), que carrega uma marreta em seu cinto de utilidades (isso sem nem precisar usar calças!). Toon tem um sistema relativamente simples e adaptável, que estimula a improvisação e negociação de regras e, por isso, é um ótimo jogo para as crianças. Ainda não joguei com o filhote mas tenho o livro em casa e pretendo fazê-lo em breve!

8 – Frank (Donnie Darko, 2001). Gente… Que filme bizarro! É terror, é cult, é um filme com adolescentes, mas ao mesmo tempo tem coisas que nerds amam na história: viagem no tempo, universos paralelos e… poxa, tem o Jake Gyllenhaal, que fez o que todas nós gostaríamos de ter feito – deu uns beijos no Heath Ledger em Brokeback Mountain – e tem também a Drew Barrymore e o Patrick Swayze (risos). Ah! E temos o motivo desse post, o Frank, um coelho que se eu encontrar por aí a noite (ou durante o dia mesmo) eu saio correndo! Dá uma olhadinha no trailer aqui. Sai pra lá, demônio!

Frank (1)

Menção Honrosa: se é pra ser cult, ser nerd, e ser assustador (será? :)), que tal a cena do coelhinho assassino de Monthy Python – Em busca do calice sagrado? O grupo britânico queridinho dos nerds, aliás, parece curtir os coelhos. Quem não se lembra do “Coelho de Tróia”, que aparece nesse mesmo filme? (abaixo, e versão fofa de Lego)

brixwerx2011

 

9 – Tambor – não tem como não falar dessa fofurinha que é o melhor amiguinho do Bambi, né?  A animação Bambi foi produzida pela Disney em 1942, baseada no romance Bambi, A Life in the Woods do austríaco Felix Salten.

images (2)

 

O desenho dos traços do Tambor (que tem esse nome por conta do barulho de seus pés), merece mais uma menção honrosa: foi inspirado nos traços de outro coelho famosíssimo na Europa e nos Estados Unidos – e extremamente fofinho! – Benjamin Bunny, amigo do Peter Rabbit, da história infantil criada pela escritora inglesa Beatrix Potter e publicada em 1902. As ilustrações dos livros do Peter Rabbit são a coisa mais lindinha do mundo!

 

 

images (3)

10 – E agora? Não sei quem eu coloco no número dez!

Cuddles, do Happy Tree Friends? Difícil alguém não conhecer, mas só lembrando: Happy Tree Friends (produzido pela Mondo Mini Shows em 1999) é fofinho, é lindinho, mas não é para crianças! Os fofinhos lindinhos são lindos, mas conseguem morrer das formas mais bizarras, perigosas e estranhas possíveis! Tadinhos!

happy_tree_friends-1

Os vários coelhos (ê, mania da Warner!) de Lunáticos a solta? Que desenho mais chatinho, né? Foi feito pela Warner em 2006, e passava no Cartoon Network?

1182786048

Beehonie, do desenho dos anos 80 Kissyfour, que eu a-ma-va?

kissyfur_and_beehonie_s_how_deep_is_your_love_sf_by_rkerekes13-d63w05r

Coelhã0 (Bunnymund), o Coelho da Páscoa de A Origem dos Guardiões (Rise of The Guardians, 2012)?

3ahljlwdd7ey87ohzbwjd5k7e

Senhor Coelho (Mr Herriman) de A Mansão Foster para Amigos Imaginários (Cartoon Network, 2004)?

polls_zajac_1155_785924_answer_1_xlarge

Oswald, o Coelho Sortudo (Oswald the Lucky Rabbit, Walt Disney, 1927)?

images (4)

Usagi Yojimbo (1987), um coelho Samurai de uma série de quadrinhos criada e desenhada pelo cartunista nipo-americano Stan Sakai? Apareceu também em episódios da série Tartarugas Ninja.

images (5)

Coelho Quincas (Brer Rabbit), Disney, 1946?

6564person_2276

Cansou??? Caraca, eu também! Se você conhece mais coelhos do mundo da cultura pop que não foram citados aqui, escreve aí nos comentários! Certamente eu devo ter esquecido vários! Feliz Páscoa!

Kathy

Kathy

Jornalista, sonserina, lannister, malkaviana, dobradora do reino da Terra, distrito 3. Transmito o legado nerd ao meu rebento, Samuel, que, pobrezinho, já reclama que ninguém da escola sabe quem é Sauron e nem fazem ideia do que significa conjurar um patrono.
Kathy

Talvez você goste de: