Empoderamento | Mãe faz fantasias de mulheres poderosas para filha de 5 anos com doença incurável

Nós do Pac Mãe temos uma quedinha por iniciativas que busquem o empoderamento feminino. Volta e meia publicamos cosplays de meninas fantasiadas de super-heróis, somos fãs #1 da Goldieblox, apoiamos ativamente a campanha por mais minifigs femininas do Lego, enfim. Então nosso coração derreteu milhares de vezes quando vimos essa foto:

2

Essa é a Savannah. Ela tem 5 anos, e adora se fantasiar, como a maioria das meninas da sua idade. Ela tem dois irmãos, o Sebastian e a Siennah, cujo quarto de brinquedos tem um armário cheinho de fantasias. Um belo dia, ela perguntou pra sua mãe por que seu irmão tinha tantas opções diferentes de fantasia de super-heróis, e ela e a irmã basicamente se vestiam de fadas e princesas. Então sua mãe teve um insight ao ver a filha usando um colar da série de sci-fi Battlestar Galactica:

“Ver Savannah com aquele colar me inspirou a fantasiá-la de algumas personagens da série, que é uma das séries que tem os melhores papéis femininos que eu conheço.” Ela se inspirou em outros seriados e filmes com a atriz Mary McDonell, todos com temática adulta. Ué, mas suas filhas não assistem esse tipo de coisa na TV, assistem? “Não, mas meu filho que se veste de Batman também nunca assistiu O Cavaleiro das Trevas.” RÁ.

Amber Greenawalt, a mãe, explica que a questão é que as meninas recebam a mensagem que podem ser o que quiserem: Piloto, Presidente, Chefe de Polícia, Capitã, Cirurgiã Cardíaca, ou todos acima, como uma atriz. E ela achou que isso seria especialmente importante para Savannah.

Savannah tem uma doença degenerativa incurável, Miopatia Mitocondrial. Crianças com essa doença têm uma expectativa de vida baixa e raramente chegam à adolescência.  Então o ensaio fotográfico de Savannah foi feito durante a Semana Global de Doença Mitocondrial como forma de chamar a atenção e levantar fundos para as pesquisas da cura. Segundo Amber:

“Savannah não sonha somente com uma cura para a doença, ela sonha com o que ela quer ser quando crescer.”

“Acima de tudo, seja a heroína de sua vida, não a vítima”, é uma frase de Nora Ephron que Amber usou no post que escreveu sobre isso. Na nossa galeria tem mais fotos, mas para ver o ensaio completo, vai lá no blog de Amber e saiba como ajudar a causa.

 

 

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: