Resenha | A fada que virou bruxa – Malévola

tarja malevola

Você conhece a história da Bela Adormecida? Então esqueça o príncipe encantado e veja o famoso conto narrado pelo ponto de vista da vilã mais temida da Disney: Malévola. No filme dirigido por Robert Stromberg, conhecemos a origem de Malévola e os motivos que a levaram a amaldiçoar a princesa Aurora. Começamos vendo a fada ainda criança, brincando no Reino de Moors,  um lindo mundo repleto de criaturas mágicas. Ela conhece Stephan, um menino que logo a apresenta à vingança e ganância dos homens.

Sleeping Beauty (1959)

Sleeping Beauty (1959)

 

A personagem Malévola foi criada da Disney na animação de 1959, A Bela Adormecida (Sleeping Beauty). Mas a história da princesa que é amaldiçoada por um feitiço que a faz dormir eternamente é contada há muito mais tempo…

O registro mais antigo da história pode ser encontrado em um livro francês, Perceforest, (autor desconhecido) de 1527 e num conto do autor italiano Giambattista Basile (1636) chamado Sun, Moon & Talia de uma coletânea intitulada The Tale of Tales..

Em 1697, uma versão da história, The Beauty Asleep in the Woods, foi publicada por Charles Perrault em seu livro, The Tales of Mother Goose. Os irmãos Grimm usaram essa versão como base para escreverem a história de 1812 de uma bela princesa que é despertada de um feitiço, Little Briar Rose.

A origem de Malévola já não é tão clara. Uma curiosidade: O desenho da Bela Adormecida, levou 10 anos para ser feito e custou $6 milhões… O filme mais caro até aquele momento.

O diretor Robert Stromberg  trabalhou na parte visual de filmes como Avatar, Hunger Games, Piratas do Caribe, entre outros, e Malévola segue essa linha, contruindo um mundo inédito.  O filme é lindo e tem cenas de tirar o fôlego, especialmente nos vôos de Malévola.

malevola voando

Angelina Jolie, como Malévola

A produção de Malévola começou em junho de 2012, no famoso estúdio Pinewood da Inglaterra, onde a maior parte da filmagem foi feita. O legal é que muitos dos cenários foram realmente contruídos, incluindo o castelo, tanto a parte interna quanto a externa. Uma coisa rara de se ver na era da computação gráfica.

A atriz Angelina Jolie produziu o filme e se envolveu em cada etapa do processo. Sua filha Vivienne Jolie-Pitt, aparece como a princesa Aurora com 5 anos. Diz a lenda que nenhuma outra criança conseguiu atuar ao lado de Angelina com toda a maquiagem e figurino assustador.

A narrativa se arrasta um pouquinho, mas confesso que me vi simpatizando muito com Malévola e sua história. Mas o principal é que as crianças não vão ter medo. Eu estava preocupada, por que minha filha é super medrosa e Malévola é a bruxa que ela mais teme… Mas depois de ver o filme tenho certeza que não vou ter problemas vou poder levá-la no cinema tranquilamente.

malévola poster

 

biasiqueira7

Produtora que gosta de cinema, música, quadrinhos, games, livros, esportes e tudo o mais. O negócio é que quando ela gosta de alguma coisa, gosta de verdade! Passa os dias tentando arrumar tempo pra treinar arco e flecha e se manter atualizada nas 765 séries que assiste. Mãe da Alice (8) uma menina criativa, que ama ouvir histórias.

Talvez você goste de: