Leitura | Me dá um abraço? – Um ebook com cheirinho de livro

Outro dia eu perguntei lá na fanpage se as pessoas costumavam ler ebooks com as crias ou se nada substituía o livro de papel. Não foi muito surpreendente ver que o impresso ainda reina soberano, eu mesma sou daquelas que precisa ter a mídia física e ama o cheirinho de livros (mas não dos velhos como disseram por lá). Sendo a acumuladora que sou (chama a Discovery H&H!), essa é a estante de livros do meu filho:

Eu também tinha essa mentalidade de que livro pra criança só serve se for impresso. Criança tem que pegar, manejar, amassar, rasgar e espirrar, mesmo aquele livro com ilustrações lindas que você comprou muito mais pra você do que para ela e acaba guardando na sua estante e não na dele… *ahem*

Aí recebemos um contato do Estúdio SOPA que estava divulgando o ebook Me dá um abraço?, perguntando se não queríamos dar uma olhadinha no material. Olhadinha por olhadinha, baixei o sample do iTunes e mostrei para a criancinha, sem esperar muito interesse. “Mas mãe, cadê o final? O que aconteceu?” aí ganhamos o livro do Estúdio e desde que ele voltou de viagem, lemos no mínimo 1 vez por dia.

Vocês não sabem, mas eu sou metida a artista. Com o filhote fora, decidi que queria aprender a técnica da aquarela e, não tendo encontrado as tintas por aqui, me contentei com uma caixa de lápis aquareláveis. Não dominei a técnica ainda, mas sei que conseguir os efeitos que a autora Clara Gavilan obteve em um livro digital não é trabalho fácil.

MeDaUmAbrac_oPORTsample4.480x480-75

Os personagens são adoráveis, a ilustração é fofíssima e a história é linda. É um porco-espinho pedindo um abraço e você tem vontade de abraçá-lo sim! Porque ele é fofo! Tão fofo que mereceria um lugar na minha estante de livros-infantis-que-eu-não-quero-ver-destruídos mas olha que incrível: ele está lá, na minha estante virtual do iBooks, correndo risco zero de destruição!

Me dá um abraço? pode ter me convertido a uma leitora de ebooks para crianças, coisa que nenhum livro até o momento tinha conseguido. É uma história original, bem ilustrada, que encheu meu coração e o do filhote de lã fofinha. Minha encrenca com ebooks infantis era o abuso dos efeitos sonoros e animação, além da dublagem que na maioria das vezes é sofrível. Me dá um abraço? não sofre desse mal: os efeitos são precisos e a trilha sonora é perfeita para o livro, inclusive me pego assobiando a música do começo várias vezes ao dia.

cover225x225 Já parou para pensar no quanto é gostoso um abraço? Foi com o desejo de sentir tudo de bom que esse gesto simples traz que nosso amiguinho, o porco-espinho, cruzou o bosque em busca de um longo e caloroso abraço. Porém, vai descobrir que não é tão simples assim, mas que felizmente a vida guarda grandes surpresas.

 

Escrito e ilustrado pela autora fluminense Clara Gavilan, o Me dá um abraço?, traz à tona de forma sutil e brilhante um dos sentimentos mais importantes do mundo, o de ser aceito.

 

O livro pode ser adquirido no iTunes por U$1,99 (clique na imagem para ir até o link) e dá pra baixar uma amostra para testar, mas infelizmente ainda não está disponível para o Google Play. 🙁

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: