LEGO | Minifigs femininas: nós queremos mais!

No Natal do ano passado, meu filho ganhou seu primeiro set de Lego for real, em vez daqueles maxi-blocos para bebês. Um caminhão, um trator e uma escavadeira que fazem parte de um set maior, e três minifigs: o motorista do caminhão, um ajudante bronco e um engenheiro de minas. Sim, todas masculinas.

Há alguns poucos anos, a Lego lançou uma linha voltada para meninas, com formato diferente do tradicional e etc. Mas nesses dois vídeos abaixo (tem legenda em português), dá pra ver que 1) essa estratégia da Lego foi completamente furada, porque o Lego é essencialmente um brinquedo não-genderizado e 2) existe uma demanda por mais minifigs femininas nos sets tradicionais.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=CrmRxGLn0Bk]

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=oe65EGkB9kA]

Eu dei uma checada rápida nos Legos do meu sobrinho e mesmo em sets de fantasia (ele coleciona naves do Star Wars), simplesmente não existem minifigs femininas. Aqui no Brasil, em que lojas de Legos customizados são tão raras que eu nem sei se existem, fica ainda mais difícil conseguir uma minifig feminina para dirigir o caminhão ou pilotar a nave, por exemplo.

Um pensamento lógico seria que em vez de lançar toda uma nova linha voltada para um suposto nicho de mercado feminino, a Lego simplesmente incluísse mais tijolinhos roxos, rosas e lilás nos sets do Lego City tradicionais, e também colocasse minifigs femininas em todos eles. Isso não iria impedir que os meninos brincassem com os sets, mas ia permitir que as meninas se reconhecessem naquele brinquedo, e enxergassem que sim, elas podem ter a profissão que quiserem, inclusive motoristas de caminhão.

Mas se isso parece óbvio para algumas pessoas, não parece ser tão claro assim para a Lego. Felizmente, eles têm uma plataforma para que as pessoas que pensem em projetos diferentes dos deles possam sugerir, conseguir apoiadores e eventualmente ver esses projetos transformados em sets de Lego reais, o Lego Cuusoo.

E sabe qual ideia no Lego Cuusoo está perto de conseguir 10.000 apoiadores (número mínimo de pessoas interessadas no produto para que a Lego leve em consideração?): minifigs femininas. Em profissões normais. Vamo lá pirar comigo?

thumb640x360 (1) thumb640x360 (2) thumb640x360 (3) thumb640x360

Até o momento desse post, faltam 735 pessoas apoiarem o projeto para que ele se torne realidade. O cadastro é bem simples, dá pra acessar através do Twitter ou do Facebook, e apesar de responder algumas perguntas básicas de marketing (quanto você pagaria por esses sets, etc), o seu voto não te compromete a adquirir o produto, apenas mostra que você acha que ele é uma boa ideia.

E é. Então vai lá dar o seu apoio:

Female Minifigure Set no Cuusoo.

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café