TV | Motivos para conhecer O Show da Luna!

 

 

Eu fico muito indignada com algumas coisas que leio na internet, a bola da vez foi o texto sobre a reportagem exibida pela Fox News em que uma pessoa afirmou que o filme “Frozen” estava fazendo os homens se sentirem mal. Fiquei pensando com os meus botões: “Puxa! Além de existirem poucas protagonistas femininas no cinema, quando existem,  nem são tão legais (há muitas exceções). Nisso lembrei desse outro texto aqui que faz uma análise mais detalhada sobre a participação feminina no cinema…é de chorar.
Não sei se é impressão minha, mas acho que as questões de gênero nunca foram tão debatidas. A internet, nesse ponto ajuda muito. E não é só em Hollywood que as coisas estão mudando! Não assisto muita televisão em casa, mesmo porque moro em outro país e ainda não falo o idioma fluentemente, por isso utilizo muito o Youtube e fico muito feliz de ver muito conteúdo de qualidade sendo produzido e postado lá. Nessas últimas férias que passei no Brasil, conheci um desenho muito legal chamado “O Show da Luna!”, um desenho cuja protagonista é uma meninA cientista. Nem preciso dizer que adorei a série, por isso compartilhei  meu entusiasmo na comunidade Pac Mãe.
633x4753O desenho conta as aventuras científicas de Luna, uma menina de 6 anos, seu irmão Júpiter, de 3 anos, e do furão de estimação chamado Cláudio que se expressa muito bem por grunhidos e gestos. 633x475Em cada episódio os irmãos curiosos levantam questões sobre o funcionamento das coisas e utilizam o método científico (observação, levantamento de hipóteses, previsões das hipóteses e elaboração de experimentos)  para a construção do novo saber. Muitas vezes o experimento não é conclusivo e por isso imaginam-se virando o objeto estudado para resolver de vez a dúvida levantada. Ao final da experiência eles apresentam um pequeno Show para  amigos ou familiares.
As dúvidas da Luna não possuem limites e envolvem física, química, botânica, zoologia, astronomia, paleontologia… É um desenho educativo para crianças pequenas e não é chato!
A Alice ama o desenho, é a combinação perfeita de tudo que ela gosta: músicas, bichinhos, crianças e dança. Eu já até decorei a música cantada pela protagonista no momento da elaboração da dúvida, e a música de abertura também é muito fofinha!

Em cada episódio uma nova música é mostrada e esta se refere a explicação da questão elaborada. As músicas são muito legais e bem feitas, se a letra fosse outra podia até ser música Pop bacaninha para adultos.
luna1E sabe o que deixa o desenho mais legal ainda? É saber que é uma produção nacional! Isso mesmo, o desenho é feito no Brasil! A série é produzida pelos mesmos criadores da Série Peixonauta, e como foi feita em parceria, o Show da Luna! também é exibido nos EUA (Earth to Luna!) e no Discovery Kids Latinoamérica (El Mundo de Luna). Pelo que li na internet, em breve também será exibido no canal público TV Brasil.
Detalhes interessantes da série:
  • Como boa cientista Luna possui muitos instrumentos legais, binóculo, luneta, telescópio, microscópio e um aparelho que filma, tira fotos e faz outras coisas bacanas.

media-100039-355002

  •  O pai da Luna é que aparece cozinhando.
  •  A mãe da Luna já apareceu trabalhando em casa num notebook.
  • Luna e Júpiter possuem um outro animalzinho de estimação: Um Caracol fêmea, ou como gostam de chamá-la: CARACOLA.
  • Luna possui um abajour que lembra os cogumelos da Série Super Mario.

cogumelo

  • Alguns dos amigos da Luna que também são apaixonados por ciência possuem nomes que lembram cientistas famosos, como o carteiro Edison (Thomas Edison) e o padeiro Nilton (Isaac Newton).
  • Luna e Júpiter, na maioria dos episódios, aparecem comendo comida saudável.
  •  O pai da Luna possui uma horta bem legal no quintal.
  •  Apesar da protagonista ser feminina o desenho não é uma explosão de tons de cor de rosa.
  •  A Luna quase não usa roupas rosa e possui um pijama lindo com a ilustração de um átomo.
  • Num dos episódios a Luna imagina viajar para Marte e conversa com a sonda Curiosity.media-100040-355004É muito amor! Eu, meu marido e milha filha nos divertimos muito!

Luna encorajando meninas a serem cientistas no futuro. Pode parecer apenas um desenho infantil, mas  pra mim é a prova de que algumas coisas já estão mudando para melhor.

E que venham novas Elzas, Lunas, Annas, Katniss… Tenho muita esperança que no futuro minha filha não viva num mundo tão machista.

Joyce Recco

Sou uma professora feliz da Rede Pública, mãe da Alice (3) e do Arthur (3 meses). Adoro fazer listas, organizar e criar coisas. Sou apaixonada por literatura infantil, culinária, DIY e fotografia. Curto ficção Científica, gosto que aprendi com a minha Pac Mãe. Adoro Star Wars, Star Trek e fico muito chateada com a competição que o pessoal faz entre as duas franquias, coração de mãe é grande e tem espaço para todo mundo!

Últimos posts por Joyce Recco (exibir todos)

Talvez você goste de:

  • Cristiane Costa

    Olá,

    Minha bebê adora o desenho… Ela tem 1 ano e 11 meses e canta junto já…
    Amei a matéria, tenho a mesma esperança de que minha filha cresça em um mundo onde o machismo seja apenas uma lembrança ruim…

    Bjos e parabéns!!

  • Thiago Teixeira

    Minha filha adora este desenho. É realmente fantástico. E é bancado com financiamento público, ou seja, nosso dinheiro foi bem aplicado.

  • paula cavalcante de almeida

    Meu filho tem 1 e 2 meses e tbm adora o desenho. Eu sou crítica quanto ao q ele assiste e os canais como DK, cartoon e outros do gênero são uma chuva de propagandas na cabecinha dele e por isso restrinjo bastante. Eu descobri uma canal MARAVILHOSO que acredito ser brasileiro ( ainda não me informei direito ) que muito educativo e nao tem esses bombardeios da mídia. Para quem tem SKY é no 103. Não vi este canal na NET, mas no YouTube tem vários episódios.
    Indicação de qualidade!

  • Pingback: Gravidez | A chegada de um novo bebê - Pac Mãe()