Nintendo | Captain Toad não tem papéis de gênero

Apesar de ter abandonado os brasileiros, nós, que crescemos jogando Super Mario, não abandonamos a Nintendo. Ok, nós podemos ter várias críticas sobre o fato de seus jogos usarem extensivamente o tropo da Donzela em Perigo, mas isso não significa que não queiramos colecionar todos os amiibos.

Amiibo_Group

Olha lá, tá vendo? Só homens na linha de frente…

 

O jogo lançado em novembro do ano passado, Captain Toad: Treasure Tracker traz personagens que não se identificam com gênero nenhum – e não têm enlace romântico. Apesar de trazerem traços genderizados – a começar pelos nomes Toad e Toadette – os dois personagens são protagonistas e se ajudam mutuamente para conseguir o tesouro.

captaintoad

O produtor do jogo Koichi Hayashida deu uma entrevista revelando o seguinte:

Pode parecer estranho, mas nós nunca saímos do nosso caminho para decidir o gênero desses personagens, mesmo que eles tenham uma aparência um pouco genderizada […] Mas o que eu posso dizer é que a Toadette e o Toad não são irmãos – talvez seja mais correto dizer que eles são companheiros de aventuras.

Ele continuou dizendo que Toadette não foi feita para se enquadrar no tropo da Smurfette e que, apesar de parecer uma menina, Toadette não tem gênero definido. Mas o site do jogo usa o pronome ela para se referir à personagem, e tem coisas muito boas a dizer:

Ela também tem seus olhos no tesouro! E irá carregar boa parte da aventura em seus ombros capazes.

Pode não fazer uma grande diferença no gameplay, já que quem jogar ainda vai identificar os cogumelos como meninomenina, mas é uma boa coisa para os pais que querem criar filhos livres de estereótipos de gênero. E uma jogabilidade balanceada entre os personagens já conta vários pontos na nossa tabela.

 

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: