Pac Mãe na Cidade | Aline conta tudo sobre Copenhague, Dinamarca

Para viajar com crianças é preciso planejamento e paciência. O trabalho aumenta, mas a diversão também! Aqui vai uma forcinha para ajudar você a montar a viagem perfeita. Desta vez, para a Dinamarca!

dinamarca 1

Um verdadeiro reino encantado. A Dinamarca é o destino ideal para famílias que querem juntar cultura, diversão e novas experiências na mesma viagem. Toda vez que ouso alguém falando que quer ir pra um lugar “diferente” nas férias com os pimpolhos, eu recomendo a Dinamarca.

E dá pra passar as férias todas só lá. Nós, brasileiros, temos uma mania maluca de querer ir para o máximo de países possíveis quando viajamos para a Europa. Mas com crianças, o ideal mesmo é curtir devagar e fazer viagens curtas.

Imagina a quantidade de coisas que um dos países com melhor qualidade de vida no mundo tem a oferecer as crianças?

A capital Copenhague é, na minha opinião, uma das cidades  mais legais do mundo para visitar com crianças. Além de oferecer tudo que uma cidade grande oferece,  como boa gastronomia, hotéis bacanas e um ótimo centro comercial, Copenhague tem um clima único com suas ciclovias, castelos e claro, o parque Tivoli.

Para se locomover pela cidade, nem adianta pegar o carro. Andando de bicicleta ou a pé, você consegue chegar a todos os lugares turísticos e bacanas. E ainda por cima, você se sentirá mais integrado ao ambiente. Se precisar ir mais longe, chame um taxi.

 

tivoli 2

O Tivoli Gardens é um das parques temáticos mais antigos do mundo. Dizem que inspirou o Walt Disney a construir seu império mágico. Entre suas atrações, animais e apresentações, o lugar mantem uma atmosfera acolhedora e super charmosa. Não dá vontade de fazer nada com pressa, apenas passear e curtir cada cantinho cheio de história e encanto.

Os ingressos custam cerca de 55 reais. Crianças até 8 anos não pagam entrada.

Tivoli

http://www.tivoligardens.com/en

O Museu Nacional tem uma área dedicada só para as crianças. Lá elas podem se fantasiar com roupas de época (incluindo roupas vikings!), desvendar

brinquedos antigos e mexer em tudo. Uma ala onde elas tem liberdade total. Tem jeito melhor de aprender? Até sobre os imigrantes eles falam.

http://www.visitcopenhagen.com/copenhagen/childrens-museum-at-the-national-museum-gdk443624

din3parque

O castelo de Rosenborg e seus jardins, o Frederiksberg Have e a Torre Redonda (Rundetaarn) são passeios culturais bacanas e obrigatórios.

E a famosa Pequena Sereia? O conto original foi escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen e na dinamarca tem uma estátua da personagem… Bem, não é assim tão impressionante. É meio pequena, na verdade (ta da tum). Mas vale por ser um marco da cidade e uma personagem muito querida no mundo inteiro. Não, essa não é a do filme da Disney, é a verdadeira. 😉

A comida na Dinamarca inteira é bem variada e tem muitas opções saudáveis. Inclusive muitas coisas orgânicas. Dá para ficar tranquilo em relação a isso.

Se quiser e puder explorar mais profundamente o país, sugiro este roteiro que dá para ser feito em 3 dias, de carro ou trem:

Copenhague – Odense – Billund – Ribe – Copenhague

dinmapa

Odense é a cidade natal de Hans Christian Andersen. E você vai lembrar disso o tempo inteiro em que estiver lá porque tudo tem referência a seus contos de fada. No verão, peças são apresentadas ao ar livre e durante o ano todo dá pra visitar os museus. A cidade é um charme e uma ótima oportunidade para contar e relembrar as lindas histórias do autor. Dá até pra fazer uma caça aos personagens.

Um pouco afastado de Odense, está o incrível castelo Egeskov. Além do castelo e toda sua história, eles tem também uma gigante coleção de carros, motos e outros veículos antigos, como um caminhão de bombeiros.

O playground deles é um dos maiores e mais diversificados que já vi e os jardins são lindos e bem cuidados. Aliás, é tudo ali é lindo e bem cuidado! O dono do castelo também vive inventando atividades no lugar, além das já existentes, como passeio de charrete.

Não é um passeio barato, custa entre 100 e 120 reais por adulto (e metade pra criança) dependendo da época do ano. Mas vale muito a pena para quem está viajando com crianças. Dá pra passar um tempão olhado tudo e brincando.  (http://www.egeskov.dk/en)

Você não conhece Billund, mas já ama essa cidade. Afinal, como não amar a cidade onde foi inventada a Lego!? A cidade sede da Lego? Aqui também está a primeira Legoland! A original, criada MUITO antes de todas as outras, lá em 1968, próxima à fábrica da famosa marca de brinquedos.  Mais tarde, o hotel Legoland foi incorporado ao local. Imagina naquela época o quanto este lugar não foi revolucionário?

Na verdade, é bem parecida com as outras Legolands mesmo, cheia de atividades e mini cidades, mas as pecinhas já amareladas dão um charme extra.  Parada obrigatória!

(http://www.legoland.dk/en/)

Agora, se você é um amante de Lego como eu, talvez queira ser mais ousado e tentar uma visita a fábrica. Sim, isso existe e, vai por mim, vale muito a pena! (depois escrevo só sobre isso!)

O programa chama Lego Inside Tour. (http://www.lego.com/en-us/aboutus/lego-group/programs-and-visits/lego-inside-tour)

A última parada desta jornada é Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca. A cidadezinha por si só já é um charme com suas construções antigas e meio tortas. Mas a cereja do bolo é Ribe Viking Center! Uma vila que recria o cotidiano viking. Tem gente que mora lá e vive como os vikings viviam! Os visitantes podem participar de várias atividades, entre elas refeições vikings, arco e flecha, lutas com armaduras, artesanato e tours explicativos. As crianças aprendem na raça como era a vida deste povo. Vale bastante a pena!  (http://www.ribevikingecenter.dk/en/home.aspx)

Se vikings, Lego, contos de fada e castelos não te convenceram que a Dinamarca é um destino incrível, sinceramente, não sei o que mais dizer. Mas, se você se empolgou, não tenha medo de juntar a criançada e desembarcar nas terras dinamarquesas. A estrutura é incrível e você não vai passar perrengues.

O site da VisitDenmark tem mais dicas bacanas! http://www.visitdenmark.com.br/pt-br/dinamarca

amiga-biaEu sou a Aline! Viajo o tempo inteiro dentro da minha cabeça, e sempre que dá, fora dela também. Coleciono Lego, pins e frases de efeito. Sou mãe da Melissa, de 1 ano e “boadrasta” do Enzo, de 7. Depois de anos trabalhando em produção de TV, hoje trabalho com dublagem e criação de conteúdo.

Talvez você goste de: