Panquecas de Toucinho | #2 – Onigiri de Baymax e Asinhas Picantes da Tia Cass

Big Hero 6 foi decididamente meu filme favorito do verão. Apesar de ser um filme mais pesado do que Frozen, ele decididamente merecia um hype maior do que mereceu – especialmente para um lançamento de final de ano da Disney/Pixar. Estamos falando de Operação Big Hero, um filme que valoriza irmãos tanto quanto Frozen.

bighero6

Nesse post aqui eu detalho melhor a trama, mas é importante ressaltar a miscigenação entre cultura japonesa e americana presente em todo o filme, já que ela dá o tom da receita do Panquecas de Toucinho de hoje. Inspirados pela comida comemorativa de Tia Cass, preparamos asinhas de frango muito picantes – um prato tipicamente americano – com um molhu de shoyu e onigiris para acompanhar.

Panquecas1

O molho de shoyu e o bolinho de arroz tipicamente japonês dão o toque oriental às asinhas, cuja intensidade pode – e deve – ser controlada pelas crianças durante o preparo. Sim: crianças comem pimenta. A chave para uma alimentação diversificada e saudável está em permitir que elas experimentem todos os sabores e encontrem o próprio paladar. Mas quanta pimenta uma criança aguenta? O vídeo te dá a noção exata disso. Confira a receita abaixo:

Este é o Panquecas de Toucinho: um programa do Blog Pac Mãe – http://pacmae.com.br – onde mãe e filho cozinham pratos baseados na cultura pop.

Ingredientes (2 pessoas)

Para as asinhas:
500 gr de asinhas de frango (ou coxinha da asa)
1/2 col sopa de páprica
1/2 col sopa de óleo
1/2 col chá de açúcar
Sal, alho em flocos, canela, açafrão e pimenta caiena à gosto

Para o molho:
1/4 xíc de mel
1 col sopa de água
1 cop sopa de shoyu
1/2 col chá de coentro
1/2 limão (sumo)
1/2 col sopa de amido de milho
Gengibre e pimenta chili à gosto

Para o onigiri:
1 xic de arroz japonês cozido
Nori (Algas) para decorar

Modo de fazer
Asinhas:
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Combine todos os ingredientes, exceto o frango, em uma tigela. Coloque o frango e chacoalhe até que ele esteja uniformemente coberto pelo tempero. Espalhe em uma assadeira coberta por papel alumínio e leve ao forno por 35 minutos ou até dourar.

Molho:
Combine todos os ingredientes. Reserve.

Onigiri:
Com as mãos úmidas, pegue bocados de arroz e aperte até dar a forma desejada. Coloque a alga sobre o bolinho.

Para servir:
Coloque o molho sobre as asinhas e sirva com o onigiri. Se desejar, decore com vegetais cortados com cortadores.

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: