Princesas Empoderadas | Mãe e ilustradora sueca cria livro para colorir gratuito

Vou contar aqui pra vocês um segredo: eu amo livro de colorir. Seja infantil ou de adulto, eu me divirto pra caramba! Apesar de não ter muito tempo pra encher páginas e páginas, eu de vez em quando dou uma pausa na vida e passo alguns minutos pintando no meu Jardim dos Sonhos.

Mas nem todo mundo curte esses livros floridos e com paisagens bucólicas, e quase cem por cento dos livros infantis de colorir são secionados por gênero, e os indicados para meninas são sempre de princesas naquelas poses clássicas mostrando vestido, cabelos ao vento, flores, passarinhos, coroas, bailarinas e outras cenas românticas água-com-açúcar.

Foi aí que a mãe e ilustradora sueca Linnéa Johansson resolveu colocar suas canetinhas pra trabalhar e re-criou as famosas princesas Disney em situações e poses empoderadas-super-poderosas. Por que quando a gente acorda pro mundo e se depara com o quanto o mundo põe expectativas e esterótipos em nossas filhas (e filhos também, mas convenhamos – a mulher é muito mais objetificada), nos falta muitas vezes ferramentas inteligentes e criativas para lutar contra o sistema e dar às nossas crianças a alternativa de ser diferente.

É aí que entram pessoas lindas como a Linnnéa, que deixou esse super incrível livro de colorir para downloads grátis! Dá uma olhada em algumas ilustras:

Branca de Neve Junior sabe que tem mais opções do que apenas “princesa”

Esmeralda e Pocahontas tomam uma posição

Tempo familiar estilo Rainha

Cinderella desenvolve talentos alternativos

Cinderella desenvolve talentos alternativos

SuperStrongPrincess-9

Princesas do Roller Derby se unem e vencem

www.limpan.org

O livro tem outras imagens tão legais quanto essas. Para baixar gratuitamente, basta clicar em qualquer ilustração acima ou na capa do livro aqui ao lado.

Thiciana Mandú

Thiciana tem 29 e é estilista, fotógrafa e ilustradora. Como boa Corvinal, adora livros e devora desde romances a obras históricas. É mãe da Ramona (2 anos) e pretende ensinar a pequena nos caminhos da Força desde já. Entre Star Wars e Star Trek ama ambos, mas prefere Stargate. Ilustra desde 2012 um monte de nerdices e fofurices. Queria ser mais ativista de causas femininas e maternas, mas sua natureza hobbit faz com que troque tudo por um bom chá da tarde. No RPG ou é druida/clériga ou malkaviana. Seu sonho? Morar num lugar frio. Tipo Nárnia.

Talvez você goste de: