Leitura | Quem me indica um bom livro sobre Mitologia Grega para crianças pequenas?

images (3)

Vou confessar uma coisa pra vocês: eu descobri ONTEM a existência da série de livros Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan. Em que planeta eu estava mesmo? No planeta-mãe, meus queridos e queridas, aquele lugar delicioso onde você caminha meio no limbo, numa realidade alternativa, enquanto um mundo de novidades vão surgindo ao seu redor e você sequer se dá conta, hehe.

E vocês vejam que conheci o tal Percy Jackson justamente quando estava na Livraria Cultura pedindo ao vendedor indicações de livros infantis que falassem sobre Mitologia Grega, assunto que o Samuel está aprendendo na escola e sobre o qual precisava pesquisar. Nem preciso dizer que saí da livraria com as mãos abanando, né?

posterpjldrbr1

Vejam bem, eu não tenho absolutamente nada contra a série! Pelo contrário, ainda não li nada, mas pelo pouco que vi os livros parecem ser bem divertidos. Já coloquei até na minha listinha de futuras aquisições, junto com outra coleção que descobri dias atrás por conta de um jogo de Playstation 2: As Crônicas de Spiderwick (mas essa história fica para outro post). Já vi também que as duas séries viraram filme.

Mas o que acontece é que achei meio estranha a indicação do vendedor. Eu estava procurando livros que contassem as histórias clássicas da Mitologia de uma forma mais acessível e fácil. Queria um livro que uma criança recém alfabetizada pudesse compreender sozinha, não uma história em que os elementos da Mitologia estivessem inseridos.

Procurando na Internet encontrei a Coleção Mitos Gregos, da Editora Scipione (acima). Parece interessante, fala do Minotauro, de Midas, de Ícaro, mas eu ainda estava em busca de algo mais simples. Um livro que contasse a história dos deuses, explicasse um pouco sobre eles e que contasse com ilustrações bonitas, coloridas e que chamasse a atenção dos pequenos.

Na própria livraria me sugeriram Divinas Aventuras (acima), de Heloísa Prieto, mas dando uma folheada nos volumes achei a linguagem ainda um pouco complexa para um menino de 7 anos, assim como os livros do Monteiro Lobato, que são ótimos e eu mesma adorei ler quando criança, mas já era mais velha (tinha uns 10 anos, talvez).

Daí que esse post é quase um pedido de ajuda! Não é possível que ninguém nunca escreveu sobre Mitologia Grega para crianças pequenas!  (e se realmente ainda não escreveram, acho que eu mesma o farei!)

Quem me dá uma luz nessa busca por um material adequado e envolvente?

Estou esperando!

Kathy

Kathy

Jornalista, sonserina, lannister, malkaviana, dobradora do reino da Terra, distrito 3. Transmito o legado nerd ao meu rebento, Samuel, que, pobrezinho, já reclama que ninguém da escola sabe quem é Sauron e nem fazem ideia do que significa conjurar um patrono.
Kathy

Talvez você goste de: