Representatividade | Conheça o conto LGBT “The Bravest Knight Who Ever Lived”

Em 2014, Daniel Errico, autor de mais de 100 livros infantis e fundador do projeto Freechildrenstories.com, lançou numa versão digital, o conto de fadas “The Bravest Knight Who Ever Lived” (“O Cavaleiro Mais Corajoso Que Já Existiu”, em tradução livre). O livro é um dos poucos existentes com temática LGBT voltada para o público infantil e conta de forma singela a história de um cavaleiro que resolveu se casar com o príncipe, ao invés da princesa!

Errico descreve seu conto como:

“Cedric cresceu pobre e honesto, numa fazenda de abóboras, e sonhava em se tornar um cavaleiro. Um dia, ele demonstrou sua coragem ao enganar um possível ladrão e ganhou a chance de realizar o seu sonho.
Depois de anos de treino, Cedric partiu para sua própria aventura, batalhando contra um dragão cuspidor de fogo para salvar um príncipe e uma princesa. Porém, somente depois da aventura, Cedric revela que ele gostaria de se casar com o príncipe e não com a princesa.
“The Bravest Knight Who Ever Lived” é um conto de fadas moderno que nos prova que algumas vezes o ato mais corajoso que você pode fazer é escolher como seu conto de fadas vai acabar!”

 
O autor contou ao Advocate.com que percebeu, graças a seus amigos gays, a dificuldade de encontrar literatura infantil com heróis gays com quem as crianças pudessem olhar e se relacionar. Disse que outras pessoas próximas à ele não entendiam como um homem hétero gostaria de iniciar um projeto com essa temática e temiam que sua carreira pudesse acabar por causa disso. Mas ele recebeu uma resposta muito positiva ao lançar a versão da história em livro digital, principalmente de pessoas que declararam que gostariam de ter um livro como esse disponível quando eram crianças.
 

“Cedric, o cavaleiro da história, é um herói normal que por acaso tem uma ideia diferente da dos demais para o seu final feliz. Espero que os leitores vejam que há bravura e beleza em ser verdadeiro consigo mesmo. Eu acredito que é importante mostrar para as crianças diferentes formas de amor numa luz positiva ao invés de uma só. Alternativamente, evitar isso poderia colocar as crianças em desvantagem para o entendimento e aceitação mais tarde em suas vidas.”, Errico contou ao BuzzFeed.

The Bravest Knight Who Ever Lived

Ilustração de Ida M. Schouw Andreasen

No último mês de maio, foi lançado pelo serviço de streaming Hulu, a versão da história em curta metragem animada, que foi financiada pelo próprio autor, e que pode ser vista aqui, porém somente para residentes nos Estados Unidos.

Para nós, não residentes nos EUA, tem a versão narrada da história (em inglês), disponível no Vimeo do autor:

[vimeo 75148881 w=500 h=281]

The Bravest Knight Who Ever Lived from Daniel Errico on Vimeo.

Daniela Bandeira

Daniela Bandeira

Mãe do Lucas (7), amante da cultura japonesa, literatura, cinema, animações, séries, games, música e tudo que envolve Disney. Formada em Língua e Literatura Japonesa, porém não atuante na área. Tem a fotografia, a culinária e a costura como hobbies e sonha dar a volta ao mundo.
Daniela Bandeira

Talvez você goste de:

  • Juh

    Que amorzinho <3 Obrigado por disponilizar o video.