Cinema | Rio 2: uma viagem do visual à música

por: Rodrigo Alexandre

Fomos convidados pela produção do grupo Barbatuques para assistir a avant premiere da animação Rio 2, ontem, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Minha esposa Rajha trabalhou por muitos anos com o grupo, que participa da trilha sonora do desenho.

Rio2CidadedasArtes

Miguel, 2 anos, estava empolgadíssimo para ir ao cinema assistir ao filme do “palinho” – que traduzido do Miguelês  é “passarinho”. Quando chegamos à Cidade das Artes ele pirou. Ararinhas azuis, pererecas, cacatuas, tamanduás e mais uma infinidade de criaturas divertidas decoravam a recepção.

Devidamente equipados com os divertidos óculos 3D personalizados do filme, conseguimos ótimos lugares. Antes de começar o filme um pequeno cerimonial da FOX com a palavra do diretor Carlos Saldanha e uma apresentação do elenco presente: Rodrigo Santoro, Barbatuques, Carlinhos Brown e Sérgio Mendes. 

rio2-922x620

De cara nos apaixonamos pelo filme com a abertura. Miguel adora dançar e tenho quase certeza que esse vai ser um daqueles filmes cujo DVD vai “furar” de tanto assistirmos daqui a alguns meses.

O desenho é lindo e extremamente cuidadoso nos detalhes: da Cidade Maravilhosa à Amazônia, passando pelas montanhas mineiras, por Salvador e pelo Cerrado. Há uma percepção de mostrar que, ainda que o Rio seja um ícone do Brasil, há uma infinidade de lugares belíssimos em nosso país.

rio_two_ver11

O mote do filme, uma provável descoberta de outra Ararinha-Azul em território amazônico, leva Blu, Jade e os três simpáticos filhinhos do casal a viajarem por cenários de encher os olhos.

A trilha sonora é um espetáculo à parte. Sem cair no modelo Disney de musical que você se pergunta “porque diabos ela começou a cantar?”, ela empolga e dá ritmo ao filme. E lá pelas tantas, quando você pensa que já se acostumou com a riqueza do trabalho do Saldanha, a passarada canta “Beatiful Creatures” e suas batidas de percussão corporal, acompanhada de uma das cenas mais bonitas da película.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kEQ6TiQrd7E]

E não é porque a galera é amiga não, mas eles imprimiram uma sonoridade que faz toda a diferença entre este e o filme anterior.

A história entretém muito bem os pequenos  e tem uma mensagem bacana a respeito da preservação do habitat dos animais e da interferência humana no ecossistema.

Piadas e referências para os adultos também não faltam: me identifiquei muito com o desengonçado e total geek Blu, com suas tralhas humanas e tendo que se virar para marcar território na Amazônia.

c9247246566a26fc457c18db318c7083

O trio de bichos-vilões são o escape/alívio cômico que você e seu filho precisam para contrastar com os vilões humanos. Destaque para o tamanduá multi-uso Carlitos, que arrancou umas boas risadas do Miguel.

O filme tem minutos bem aproveitados de duração. Eu, que não sou chegado a essa história de ficar 2 horas e meia sentado na cadeira do cinema, aprovei. Considerando que Miguel permaneceu acordado o tempo todo do filme, mesmo tendo passado (e muito) a hora de dormir, posso dizer que recomendo muito!

Rio 2 (2014)
Ranking Pac Mãe
Classificação Indicativa: Livre
Classificação Pac Mãe: a partir de 2 anos
Nossa opinião sobre o filme: Excelente

Talvez você goste de:

  • amei assistir o filme Rio o primeiro , estou na expectativa do segundo , ansiosa , abraços !!!!!!!!!!!!!

  • Anônimo

    nao assisti o primeiro no cinema mas vou assistir esse com certeza com ate o primeiro tenho o dvd bjs

  • kauana

    eu adoro rio 2

  • amo rio assisti o rio 1 e vou assitir o rio 2

  • EUH TAMBÉM ♪♫ ♥♥ HO MELHOR FILME Q AH

  • Anônimo

    Amo esse filme:-)

  • Nah Cristina Oi,galera do Fox ,vim falar sobre o Carlinhos Brown pra vocês. Querido Rio Gshow quero muito que você realizasse o meu sonho e o … que você nos ajudasse e nos levasse até o meu ídolo, por que nossa amizadepor ele …. a foto do Brown, eu quero muito conhece-lo esse é o meu MAIOR SONHO. Gostaria muito de conhece-lo pessoalmente e queria que alguém … uma maneira de realizar este sonho de encontrar o meu ídolo … Eu quero encontrar com o Carlinhos Brown em Salvador. tenho muita vontade de conhece-lo. isso para mim é um sonho. Eu quero muito conhecer meu ídolo.ME LEVEM PRA CONHECER O Brown !!! Sei que outra oportunidade eu não vou ter então conto com vcs agora . Por favor … Oi Gshow sou fã de Brown ah cinco anos e faço tudo pra passar essa tarde enteira com o Carlinhos alias por que esse é o meu sonho . Eu sonho varias vezes imagino estar bem pertinho dele e gostaria de que um dia esse sonho se tornasse realizade por que pra estar com o Brown eu faço tudo que seja possível e nesserario . Sou fã de carterinha dele e esse sentimento q eu sinto por o Brown é o mais sincero de todos e esse Tantinho é o mais sincero que eu já senti em toda minha vida adoro mesmo esse grade astro e o meu grade idolo l Carlinhos BrownMAU DESTINO É PRA SEMPRE !!! Fox Film do Brasil (Oficial) você poderia me ajudar, é um caso de emergência. Oi eu sou a Natalia , meu Sonho e conhecer o Carlinhos Brown poder ter a oportunidade de ficar frente a frente com ele Abraça-lo. gostaria muito se você realizasem meu Sonho de poder ta frente a frente com meu grande IDOLO – mais mesmo assim chorei de soluça foi uma sensação inesplicavel e meu sonho estar frente a frente com esse cara tão especial pra mim meu IDOLO , faria tudo pra receber um abraço bem forte – quero ver ele, quero meu baiano. sou fã número 1 do Carlinhos Brown tenho vontade de ver ele, quero Abraça-lo! eu Natalia tenho uma vontade de ver o Carlinhos Brown de verdade. por favor Gshow fale com o baiano. eu faria de tudo pra conhece-lo

  • Pingback: Festa | Dicas de decoração para um aniversário de O Estranho Mundo de Jack - Pac Mãe()