Maternidade | Spray anti-monstros (com receita secreta!)

Não é segredo que o período de separação dos pais é complicado para todos, mas as crianças sofrem especialmente com isso. Foi mais ou menos na época da separação que meu filho começou a ter medo do escuro. Não do escuro propriamente dito, mas dos monstros que só apareciam quando a luz estava apagada. Ele não tinha problema algum em ir pro meio do mato sozinho, mas se eu saísse de um cômodo 2 passos antes dele e apagasse a luz no trajeto, era choro na certa.

Eu havia visto no Pinterest algumas ideias de Monster Spray que consistiam basicamente em: um borrifador com um rótulo bonitinho e água.

spray

esse rótulo pode ser baixado no link da imagem (Honest to Nod)

Mas meu filho não sabe ler. E eu não queria colocar uma ilustração de monstro porque vai que o monstro dele não era daquele jeito e eu estaria apenas dando mais ideias? Mentira: o borrifador que eu comprei era arredondado e impossibilitava a colocação de um rótulo. Mas eu tinha um problema ainda maior: ele nunca seria enganado por água. Ele cheiraria, provaria e ia querer saber o que raios tinha ali dentro. Então eu me recolhi ao meu laboratório secreto loja natureba em busca do ingrediente primordial que faria todos os monstros desaparecerem de vez, sem deixar rastros.

Coleção Itaú: nós te amamos.

Kit de Boa Noite com ingrediente secreto à vista.

Essência de calêndula. Escolhi calêndula por suas propriedades terapêuticas: ela tem ação sedativa (ou estimulante, depende das condições do ambiente) e acalma o coração (e o espírito, pra quem acredita nisso) e é ótima para quem quer lidar com traumas ou lembranças infantis que incomodam.

Você pode usar também essência de camomila ou de lavanda, ou ainda uma mistura de plantas com propriedades calmantes. A maior parte de lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação têm uma boa oferta de essência de plantas aromáticas, você coloca água (filtrada) na garrafa, umas gotinhas da essência e ta-da! Um spray anti-monstros que age fisicamente: nas crianças. Os aromas percorrem o sistema límbico e nervoso, atuando comprovadamente no cérebro humano.

Tanto que uma farmácia dos EUA foi além do meu laboratório secreto, e tem uma prescrição de spray anti-monstro, com direito à posologia e nome do “paciente” na receita!

spray3

O gerente da Barrett Pharmacy conta que nos últimos cinco anos, já prescreveu um bocado de sprays medicinais, mas a receita de lá é guardada a sete chaves. Ainda bem que eu sou anti-establishment e compartilho a minha aqui com vocês, né?

Nota: eu sou super a favor de conversas francas e sinceridade total com as crianças. Antes do spray anti-monstro eu já havia tentado várias abordagens, desde manter uma lanterna no quarto para mostrar factualmente que não haviam monstros no escuro (“Mas mãe, eles somem quando você liga a luz!”) até a leitura de vários e vários livros sobre crianças que têm medo, sobre monstros bonzinhos, , livros que expulsam monstros, conversas sobre monstros à luz do dia, e nada. Foi só quando eu entrei no mundo da imaginação dele e lhe dei uma ferramenta para combater esses monstros que começamos a fazer algum progresso na diminuição desses temores. Então aqui, valeu a pena!

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: