Star Wars | Os brinquedos da franquia não são mais como antigamente

Estamos às vésperas do lançamento do episódio VII de Star Wars, que vem prometendo ser o mais diversificado da franquia até então, mal começou a divulgação dos merchandisings para o filme e já começamos a sentir falta das mulheres da história.

A nossa, ora querida, ora odiada, Target, ao lançar seu exclusivo (que aqui entendo como “que exclui”) set de bonecos de ação de Star Wars, mais uma vez deixa de fora as personagens femininas, mesmo quando tudo indica que a protagonista do filme é a personagem Rey, além de ter espaço no set para um piloto genérico ao invés da Capitã Phasma, por exemplo.

Star-Wars-The-Force-Awakens

Não é de agora que a Target lança esses sets excludentes exclusivos. Já aconteceu com o set de Star Wars Rebels:

Target-SW-Rebel-Titan-6-Figure-Set

Com o Set de Marvel Super Heroes, que tem DOIS Homens de Ferro:

Marvel

Entre outros exemplos, que infelizmente não acontecem somente na Target, são uma tendência atual. Vejam essa propaganda de 1977 de Star Wars e compare com o que estão nos oferecendo hoje:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fKWBKiB4UD4]

Como foi bem dito nesse texto do Heroic Girls, esse vídeo nos mostra muita coisa esquecida atualmente e a que considero mais importante é que meninos e meninas podem (e devem, se possível) brincarem juntos! E sendo assim, não faz sentido esses merchandisings que deixam de fora personagens importantes das histórias com a justificativa de que meninos não comprariam por vir uma heroína no set ou coisa assim. Porque não é um set “para meninos” e sim para fãs, independente de gênero.

Depois das campanhas #WeWantLeia, #WheresNatasha e #WheresGamora era de se esperar que o mercado (digo, Disney/LucasFilms/Marvel e a Hasbro) percebesse que existe uma demanda que não está sendo atendida. Assim, infelizmente, a campanha #WheresRey já foi lançada, antes mesmo da estreia do Episódio VII!

Já vem surgindo uma reação no mercado dando mais visibilidade para as meninas além do universo das princesas. Já falamos da GoldieBlox e suas campanhas fantásticas e agora a rival direta da Marvel, DC, que numa parceria com a Mattel, lançou uma websérie animada e uma linha de bonecas das superheroínas da editora. A Disney e a Hasbro estão ficando para trás. Será que só veremos uma reação positiva quando começar a doer no bolso dessas empresas??

Daniela Bandeira

Daniela Bandeira

Mãe do Lucas (7), amante da cultura japonesa, literatura, cinema, animações, séries, games, música e tudo que envolve Disney. Formada em Língua e Literatura Japonesa, porém não atuante na área. Tem a fotografia, a culinária e a costura como hobbies e sonha dar a volta ao mundo.
Daniela Bandeira

Talvez você goste de:

  • Pingback: Star Wars | Os brinquedos da franquia não são mais como antigamente - Mundo Notícia()

  • Moisés Brignoni

    Sim, só se doer no bolso. É a lógica de mercado.

    E é “ora”, sem “h”.

  • Anamaria Mendes

    Daniela, a boa notícia é que a Playskool está lançando os bonecos do Star Wars incluindo a Rey e Capitã Phasma. Lego tb terá Rey.

    A vó estava viajando e meu filho pirou qud viu, sim ele tb quer as 2! Mas infelizmente não achamos nem online nem nas lojas. Ela conseguiu das duas em versões de colecionáveis, mas não movimentam 🙁