TV | Steven Universo – O poder do amor

Ano passado estreou esse desenho aqui no Brasil, e no começo eu não dei bola e deixei que o meu marido fizesse o trabalho de “analise de conteúdo“, pois sempre procuramos acompanhar tudo bem de perto. Um dia meu marido falou desse desenho, elogiou e acabou despertando meu interesse.

Rebecca_Sugar

Rebecca Sugar- criadora do desenho

Descobri então que é o primeiro desenho do Cartoon Network criado por uma mulher, a Rebecca Sugar, que trabalhava com o Hora de Aventura. Quase derreti de tanto amor !!!

a

Steven também possui um cristal magico que herdou de sua mãe.

O personagem principal é o Steven, que é criado por três de guerreiras intergalácticas, as Crystal Gems, que recebem a energia de suas pedras preciosas mágicas que fazem parte de seus corpos e protegem o mundo do mal.Steven também possui um cristal magico que herdou de sua mãe, Rose Quartz.

Ela era a líder das Crystal Gems e desistiu de sua forma física dar a luz ao seu filho, pois ela e o filho não poderiam existir juntos, por que os dois dependiam do cristal. Segundo as Gems ela era a mais poderosa de todas e tinha entre seus poderes, as lágrimas curativas.

Rose Quartz

Rose Quartz, mãe de Steven gravida .

tumblr_mwqps91H1R1s6goqdo1_500

Greg Universe e Rose Quartz

Steven tem um pai humano, que era musico, e hoje vive em sua van e trabalha com lavagem de carros. Muito presente na vida do filho, é a sua referencia masculina e humana.

Steven.Universe.S01E27.House.Guest.720p.WEB-DL.AAC2.0.H.264-RainbowCrash.mkv_snapshot_03.21_-2014.11.17_23.32.57-

Greg finge não ter sido curado por Steven, para continuar pertinho do filho.

Durante os episódios ele vai descobrindo a amizade, o amor, o respeito, as diferenças e as consequências de todos seus atos. Além de muito engraçado, possui vários pontos muito profundos, e é um desenho extremamente feminino.

the_crystal_gems_by_chopstuff-d77xzfr

Crystal Gems

Quando digo feminino, por favor, saia do conceito cor-de-rosa, falo de mulheres fortes, mulheres guerreiras, mulheres poderosas. Arrisco dizer que esse é um desenho feminista criado para garotos. A segunda metade da primeira temporada lida com este tema com maior profundidade.

Steven faz parte das Cristal Gems, ele é o único homem da equipe, e fica louco para provar e descobrir seus poderes e acabou descobrindo sem querer que herdou o poder curativo de sua mãe, mas não com lágrimas e sim com a sua saliva.

StevenUniverse07751

Garnet – Representa força

 Garnet é a líder do grupo , fala pouco e é muito maior e mais forte que as outras Gems , tem a pele escura, e um grande e maravilhoso cabelo afro preto. Não tem muita habilidade com as palavras, que acaba sendo a grande sacada cômica da personagem.

Poder Pac Mãe: Força Feminina

GemGlow063

Ametista – Representa o amor

 Ametista é a mais bagunceira das Gems, com o coração mais puro , é uma criança adulta, adora fazer bagunça e contar piadas. Gosta de comer e dormir, não porque precisa, mas por achar divertido.

Poder Pac Mãe: Amor

perola

Pérola – Representa a lógica

Pérola é o grande poder mental dos Gems, e a que mais parece com uma figura materna. Sempre preocupada com a segurança do menino. Não suporta que os planos saiam do programado.

Poder Pac Mãe: Educação e lógica

we_are_the_crystal_gems__by_eeyorbstudios-d7rb7ri

Em resumo, as três fazem o papel de mãe para o garoto, e se complementam. Ficam muito claros os erros, esforços e acertos que os adultos comentem durante o processo de criação dos filhos.

Creio que esse seja o material ideal para mostrar para as crianças e adultos, trabalha com muita sensibilidade questões como gênero, raça e família. Já chorei junto com meu filho assistindo a esse desenho, e se estiver certa, Steven Universo virá com muito mais. Não me surpreenderei se orientação sexual também for abordada em algum episódio, pois ele tem potencial para falar sobre qualquer assunto com a linguagem lúdica necessária.

Será que veremos isso um dia? Toda forma de amor é natural!

 

Classificação Indicativa: 10 anos

Classificação Pac Mãe: Discordo com a classificação indicativa,  assisto com meu filho de seis anos,  e não vejo coisas que podem fazer mal para ele, apenas criam questionamentos.

Ly Pucca

Eu sou música, eu sou Rock, eu sou Beatles, eu sou paixão;
Eu sou mulher, eu sou mãe;
Eu sou dormir pouco, e comer muito;
Eu sou amigos, eu sou espírito, eu sou old, eu sou new;
Eu sou Vader, Maul e Luke, eu sou Yoda;
Eu sou foto, eu sou arte,eu sou Pucca!

Talvez você goste de:

  • estelarosa

    Você assistiu todos os episódios? Não quero dar spoiler, mas a questão da orientação sexual é abordada sim e é lindo demais! Se você ainda não viu, se prepara porque é de arrepiar. <3

    • Luís Sôlha

      Inclusive é abordada mais de uma vez

  • NightRose_theAngel

    Olha eu entendo a classificação indicativa por que é bom você olhar os eps de fusão Pucca… ><

  • Quem não assistiu, vale a pena, tem para assistir e baixar online aki…
    http://www.dscartoons.com/2015/06/steven-universo.html