Quadrinhos | Super-heróis reimaginados com corpos em proporções realistas

Sabemos que quadrinhos são uma válvula de escape da realidade, afinal, não há nada real em um ser humano que voe, tenha visão de raio-x ou seja um milionário e gaste essa fortuna para livrar o mundo do mal (geralmente os milionários fazem fortuna através do mal – Bill Gates, estou olhando para você e para o Internet Explorer).

Mas também não cansamos de falar que a representação de corpos inatingíveis e hipersensualizados – especialmente corpos femininos – é extremamente prejudicial para a auto-imagem de todas as pessoas. Sim, uma revista com uma modelo inteiramente alterada pelo Photoshop é muito pior do que a ilustração da Mulher Aranha pelo Milo Manara no quesito representatividade, mas não seria bacana se os super-heróis fossem um pouquinho mais gente como a gente?

Para algumas pessoas pode parecer uma questão pequena e irrelevante, mas para milhares de portadores de distúrbios alimentares, a representação de corpos reais em todas as mídais é extremamente importante. Apesar de não existirem estatísticas no Brasil, um estudo dos EUA mostrou que os casos de internação por causa de distúrbios alimentares subiram 119% entre 1999 e 2006, e a idade média para bulimia e anorexia, por exemplo, vem caindo a cada ano.

Segundo o site Bulimia.com “Hoje, 33.7% dos homens e 36.5% das mulheres nos EUA são considerados obesos, e mais de 2/3 da população está acima do peso. […] Enquanto isso, os quadrinhos mostram silhuetas muito diferentes: homens com bíceps e ombros massivos e mulheres com abdomes definidos e cinturas minúsculas.”

Isso os levou a reinventar capas de revistas em quadrinhos com proporções mais realistas, usando dados estatísticos de medidas corporais estadunidenses. O resultado você pode conferir na galeria abaixo:

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de:

  • Juliana

    Eu sinceramente achei que todos ficaram muito mais bonitos com as proporções de gente como a gente XD

  • Andrezza

    Adorei!!
    De fato o Batman da série de TV dos anos 60 (ou 70?!) era bem cheinho, lembram?!!

  • Vitor Urubatan

    Rsss alguns ficaram bem melhores na proporção mais realista.