Leitura | “Vai dormir, p##@!” e o mais novo livro sincero para pais desesperados

“Boa noite, mamãe. Boa noite, papai”. A mãe se abaixa, ajeita as cobertas e dá um beijo na testa da criança. O pai apaga a luz. Ambos saem do quarto, deixando a porta entreaberta e uma criança que vagarosamente se entrega aos sonhos. Eles se entreolham, sorrindo…

…e são acordados com um pequeno ser humano pisando em suas cabeças. A cena da pequena Luíza ou do pequeno Gabriel dormindo tranquilamente, tão promovida por filmes e seriados estadunidenses, é apenas um sonho que povoa a cabeça da maioria dos pais e mães de crianças pequenas. Aqui em casa, por exemplo, entre jantar, tomar banho, escovar os dentes, ler histórias, responder perguntas intermináveis sobre a vida, o universo e tudo o mais até que finalmente alguém caia no sono (eu), o processo leva no mínimo duas horas.

Go_the_fuck_to_sleep

Por isso a primeira vez que vi o vídeo de Samuel L. Jackson narrando um audiolivro que parecia ter sido escrito por mim, eu morri de rir. “Go the f#@% to sleep” é um livro escrito por Adam Mansbach que conta a rotina noturna de um pai exausto e uma criança não-tão-exausta, usando termos de livros infantis, rimas espertas e muitos palavrões. Pois é, não se engane. Apesar das ilustrações coloridas de Ricardo Cortés, o livro deve passar longe das mãos dos pequenos (e dos grandes mal-humorados também!) Quem não se identifica com aquele pedido por um copo d’água, ou a súbita vontade de ir ao banheiro, ou ainda a escapada estratégica para a sala quando os pais dão um vacilo?

Go The F*k to Sleep reading by Samuel L. Jackson from Nightmare Fuel on Vimeo.

22637628Não é à toa que o livro foi Bestseller na Amazon e no NY Times. Classificado como um livro infantil para adultos, “Go The F#@% to sleep” foi publicado no Brasil como “Vai dormir, p##@”, pela Editora Sextante. Eu o encontrei por acaso em uma visita à livraria do shopping, erroneamente colocado na sessão de livros infantis (os que são para crianças mesmo). Como só conhecia a versão em inglês, tive uma grata surpresa ao ver que a tradução conseguiu sustentar o humor do livro, mesmo tendo que rimar muitas coisas com “porra”.

Para a nossa alegria (alô 2012), Mansbach está lançando mais um livro para nós, mães e pais exaustos: “You have to f#@%ing eat”, que eu profetizo algo na linha de “Come logo essa p##@”. Felizmente esse vai passar longe da  minha biblioteca, comer é a única coisa para qual meu filho não dá trabalho, mas se seguir a linha das imagens liberadas pela editora, vou querer só pela zueira.

O som dos passarinhos a cantar Ao longe, o sol dourado a nascer Você me acordou e pediu café-da-manhã Então por que porra não quer comer? (Tradução livre)

O som dos passarinhos a cantar
Ao longe, o sol dourado a nascer
Você me acordou e pediu café-da-manhã
Então por que porra não quer comer?
(Tradução livre)

O livro está em pré-venda na Amazon por $9.46 dólares (a edição física) e $3.90 a versão para Kindle, e será lançado oficialmente no dia 12 de novembro. Enquanto isso, você pode comprar o “Vai dormir, p##@” aqui no Brasil mesmo.

Nanda Café

Nanda Café

Feminista que faz ballet e adora cor-de-rosa. Gosta de RPG, fantasia medieval, anime água-com-açúcar e é #teammarvel apesar de Sandman ser da Vertigo. Começou a estudar Quenya, mas como não dava pra fazer isso enquanto comia, desistiu de ser elfa e admitiu para si sua natureza hobitesca.
Nanda Café

Talvez você goste de: